1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

procuro software que veja o trafego de uma LAN a partir de um cliente

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por KaLhaU, 25 de Novembro de 2004. (Respostas: 33; Visualizações: 1980)

1. KaLhaU

KaLhaU Power Member

alguem sabe de algum programa que veja o trafego dentro da LAN, a partir de um cliente?

é que todos os PC's tao ligados a um router e este ao modem... nao ah servidor.... ah alguma forma de ver o trafego dentro da rede e fora da rede?

os IP's privados e os IP's publicos....

Agradeço as respostas........ =)

2. gonx_me

gonx_me Power Member

penso q não há. Só mesmo com 1 proxy. Mas se alguém souber diga q tb quero saber

3. KaLhaU

KaLhaU Power Member

gonx_me,

Parvoice a minha, pois já tinha aqui um programazeco que fazia isso.... mas nem me tinha apercebido....

se tas interessado.... é freeware

PacketMon v1.0 da AnalogX

é menos de um mega.

já nao me lembro é onde sakei..... mas da pa ver o IP de destino... de origem, a porta pela qual ta a aceder e qual o protocolo está a usar.... bem fixe isto...

4. RavenMaster

RavenMaster Power Member

bom post ;)

menos de 1MB ???? são 185k :D

5. KaLhaU

KaLhaU Power Member

lol.... só? eu vi k foi rapido a sakar... mas nao me apercebi do tamanho... LOL

aogra preciso é saber uma coisa que me está a intrigar e nao é pouco.......

239.255.255.250

isto é um IP que passamos a vida a fazer broadcast's..... segundo o que vi pelo google.... é qualquer coisa que é normal o windows contactar...

mas o IP nao existe... nao ah serviços nem host nem rigurosamente nada nesse IP...

alguem sabe alguma coisa disto e que seja capaz de me explicar?

Expero que vejam isto, que é para nao tar a abrir uma nova thread....

=)

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Esse é o endereço da rede em si, também conhecido como endereço de broadcast.
    E já agora, é mesmo uma rede classe A.

7. KaLhaU

KaLhaU Power Member

ou seja... é o endereço de broadcast da rede... k serve para dizer ah rede (neste caso internet) k estamos "aki"..... right?

é que o broadcast é feito de X em X segundos.... passa a vida nisso....

mas... por ser 239.xxx.xxx.xxx faz com que seja um endereço de broadcast de uma rede de Classe A..... mas o meu IP dado pela netcabo 213.xxx.xxx.xxx, ou seja um endereço de classe C, certo?

é que só me aparece um endereco de classe A quando faço um tracert ***** koisa...

e ai está a minha duvida.... kual o meu real IP?

ou será que tenho varios IP, dependendo do que me estou a ligar.... um IP para dentro da rede da netcabo (classe C).... e um IP (classe A) para kuando vou para fora da rede netcabo......... é isto?

funciona tipo uma LAN em k tenho um IP privado... e kuando me ligo ah internet passo a ter um IP publico...... tou certo? o meu pensamento está korrecto?

desde já obrigado =)

8. gonx_me

gonx_me Power Member

há para aí mais algumas instruções, sff?

9. Tafinho

Tafinho Power Member

Estás numa rede interna, certo?
    Na rede interna é uma rede classe A,
    Nas rede públicas, a classe de uma rede já não é usasa, é usada a notação xxx.yyy.zzz.ttt/dd em que xxx.yyy.zzz.ttt é a identificação da rede.

10. KaLhaU

KaLhaU Power Member

epah... deixaste-me completamente á nora....

entao se tou numa rede interna com o IP 192.168.xxx.xxx ... nao tou com Classe C?

<i>Nas rede públicas, a classe de uma rede já não é usasa, é usada a notação xxx.yyy.zzz.ttt/dd em que xxx.yyy.zzz.ttt é a identificação da rede.</i>

quanto a isto... nunca tinha ouvido falar.... apanhaste-me desprevenido....

11. kazuza

kazuza Power Member

Antes de mais: não consegues monitorar a rede a partir dum cliente sem equipamento com SNMP e respectivo software.

Aconselhava-te a aprofundares os teus conhecimentos no aspecto básico ( modelo OSI e TCP ) e só depois te atirares ao field work ;)

Espero que leves em conta as minhas sugestões, e desejo-te muito sucesso! :)

12. AwakE

AwakE Banido

Tás a assumir que o gajo quer usar isto po trabalho....pode só querer controlar o trafego na rede lá de casa....não que o conhecimento seja mau.

13. KaLhaU

KaLhaU Power Member

kazuza.... aceito e agradeço muito as tuas sugestoes... =)

agradeço sobretudo o tempo k perdem cmg com estas perguntas...

Para por a historia toda a limpo... é assim.... eu sou o "informatico de serviço" na empresa em que trabalho... é instalar windows... é mudar hardware que deixa de funcionar... para alem de outras coisas nao ligadas com a informatica.

sou um estudante de eng informatica.... mas só fiz umas quantas cadeiras... o primeiro ano é uma seca só com as matematicas, electronicas e afins....

Redes de dados I .... a cadeira mais fixe k tive até agora.... e fiz com boa nota... (comparadas com as outras de matematicas e algebras... lol)

os conheçimentos basicos... relativo ao modelo OSI e TCP.... conheço-os por já os ter dados nas aulas..... e é tudo na teoria.... agora que me vejo a tentar ver as coisas na practica.... vejo que nao sei o suficiente....

como queria precisamente meter um servidor a bombar la no serviço... com serviçoes basicos.... como firewall.... iptables ou clarckconnect? (ainda nao me informei de nada disso)... ou uma proxy por exemplo... e vai-se vendo o que mais....

mas por enquanto queria ir vendo umas quantas coisas simples... como é o caso de ver o trafego na rede... que as vezes a velucidade ta muito lenta.... e desconfiando de trafego desnecessario de algum PC em especial... a usar P2P ou algum spyware ou qualquer outra coisa que provoke muito trafego na rede....

em relaçao á razao desta thread... encontrei um software que fazia aquilo que queria..... se funciona consuante os protocolos necessarios nao sei... SNMP só li o nome varias vezes... o que é nao sei.....

podes experimentar o software e ver que funciona... pelo menos para aquilo que eu quero....

kazuza... espero que tu e outros tenham a paciencia necessaria para ir tirando duvidas destas a quem precisa...... alias... é para isso que serve o forum... right? :) :) :) :) :)

abraços

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas "modelo TCP" foi a primeira vez.
    Penso que as formas mais correctas sejam modelo inet ou do IETF, por esta ordem de preferências.

o "modelo inet" vem de ser o modelo usado de facto na Internet.

15. kazuza

kazuza Power Member

Como modelo só me referia ao OSI

My apologies :)

16. kazuza

kazuza Power Member

Absolutamente certo!

Não desmoralizes devido à falta de "cadeiras" (eu só tenho 12º por equivalência :lol: ) , e acredita que levas mais bagagem por experiência que por outra coisa ...

17. AwakE

AwakE Banido

Mais do que tudo, a faculdade serve para desenvolveres o miolo, pq nada substitui a "hands-on experience".

Claro que a parte de desenvolver o miolo é muito importante, especialmente em problemas para os quais a solução não está num manual, e não existem foruns onde tu possas perguntar...simplesmente porque ninguem sabe a resposta...

18. kazuza

kazuza Power Member

Melhor que tudo isso, é a vontade do conhecimento ;)

19. KaLhaU

KaLhaU Power Member

vontade de conheçer é mais que muita...... resmas dela...

haja é tempo pa trabalhar a tempo inteiro.... e acurdar cedo pa estudar todos os dias para no fim do semestre ir fazer exame sem ter ido as aulas...... cadeiras do primeiro ano sem interesse.... mas que sao necessarias :\

kuanto as duvidas anteriores..... akilo de tar numa rede de classe A ou C.... podem-me explicar sff?

20. kazuza

kazuza Power Member

Partilhar esta Página