1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Procuro solução para ghost

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por pedrotuga, 16 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 818)

1. pedrotuga

pedrotuga Power Member

Epa... alguem usa programas de fazer backups de sistemas inteiros?

nunca experimentei, mas desta vez preciso mesmo.

Agora estou bastante reticente em relação a umas quantas coisas.

Tipo... o particionamento fica guardado?
    Eu tenho dois sistemas operativos windows e linux na mesma máquina... ficam os dois salvaguardados?
    Na verdade só me interessa slvar o windows.

Que soluções há? sao faceis de usar? Que opcoes têm?

2. ShadeX

ShadeX Power Member

Resposta rápida, Sim, Sim e Sim :)

As partições ficam guardadas na integra e no restore são restauradas na integra, tal e qual como era quando foram feitos. O que tem muitas vantagens e muitos inconvenientes. Não se pode ter tudo...

Os mais usados provavelmente são o Norton Ghost (que até á penultima versão era memso o Ghost, a ultima é o Drive Image "reempacotado"), o Drive Image (agora chama-se Ghost ,) ) e o True Image.

Eu já os usei todos e sinceramente não tenho nem queixas nem elogios. O problema que muitas vezs vais ter com um ou outro é não fazerem boot...

Sinceramente, pra tares seguro, escolhe um (ou experimenta, alguns têm versões demo...), e testa logo com outro HD. Se ele conseguir fazer boot, criar a imagem e depois restaurála para o outro HD, tudo ok. Senão tens de ir para outro.

Btw, se mudares de máquina no entretanto, nada te garante que o programa vai funcionar na nova... O True Image 7 não me funcionava em muitas máquinas, o True Image 8 funcionava nessas máquinas, o 8 não funciona em outras máquinas, o 9 funciona nessas máquinas, ad nauseum...

Se tiveres uma box dedicada a "clonagem" (eu tenho um p2 com uma placa PCI de que o TI gosta...) tens esse problema resolvido, mas implica levar o HD a clonar pra essa box, fazer o cloning (e as vezes os restores) e voltar a por o HD na box dele.

Quanto a facilidade, são todos muito simples. Claro que ter nocão do que se está a fazer é essencial, mas são todos muito pra frentex. E dai... muita gente não consegue intalar o XP sozinha... :D

3. pedrotuga

pedrotuga Power Member

Primeiro de tudo obrigado pela resposta.

O objectivo é mesmo o backup... nao tenho é nenhuma maquina onde possa experimentar.
    Por isso acho k vou fazer um backup dos dados criticos par auns dvds e depois clono o sistema.

Se alguma vez precisar disso entao tento os dvd de ghost. Se não der... trabalho de escravo a instalar o meu sistema e a por os dados no sitio certo.

Não permitem por exemplo deixar de fora do ghost algumas pastas?

4. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

Já que se fala disto... Existe alguma forma de por acaso recuperar uma password de acesso a um ficheiro *.pqi?
    Há tempos criei um backup de um disco e protegi com password, da qual já me esqueci, já procurei por todo o lado, mas o papel já deve de ter ido para o lixo há que séculos...:005:

Partilhar esta Página