1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Procuro sugestões para ser um webdeveloper minimamente decente

Discussão em 'Web Development' iniciada por GUNNER PT, 30 de Novembro de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 1423)

1. Olá a todos,

Tenho alguma experiência a trabalhar com plataformas como joomla, wordpress e smf. Contudo a experiência de 2 ou 3 anos que tenho nisto sempre foi algo de muito superficial, amador, tipo sapateiro ... um curioso, um pato-bravo que trabalha naquelas plataformas por carolice e numa perspectiva de máquina de chouriços, do tipo mete o porco sai o chouriço.

Isto tudo para dizer que, apesar ser capaz de montar um site em qualquer uma daquelas plataformas, não sei, de facto, escrever uma linha de código.

Resumidamente, eu não percebo nada do assunto, mas como há pessoal competente que criou aquelas plataformas para poderem ser utilizadas por qualquer macaco, pronto, para os comuns mortais até parece que eu sei fazer alguma coisa, quando de facto tenho a noção que não sei.

Mas isto do saber e do não saber é relativo ... a verdade é que para as minhas coisinhas e brincadeiras, o que fui descobrindo tem sido o suficiente.

Acontece que, com a crise que atravessa este país, pensei que se calhar podia abordar este meu gosto pelo webdevelpment de uma forma mais séria, pois nunca se sabe se aparece uma oportunidade ao virar da esquina. Se para as minhas coisinhas eu não me importo de ser um bocado sapateiro, no que trata a fazer trabalhos para terceiros eu não sou irresponsavel ao ponto de começar a fazer alguma coisa sem ter uma base sólida para o fazer.

Claro está que quando se trata de fazer coisas para terceiros eles querem sempre o trabalho bastante personalizado e ao seu gosto e, penso eu que sem saber programar não é facil chegar lá, nomeadamente quando se trata de editar ou criar de raiz themes para joomla, smf, wordpress ... ou criar novas funcionalidades.

Á partida eu não pretendia sair muito destas 3 plataformas, mas gostava de ter uma conhecimento mais aprofundado sobre as mesmas em termos de programação. Existe tanta coisa que eu acho q é melhor concentrar-me em algo muito especifico porque cada vez mais é mais importante ser especializado numa coisa do que saber um pouco de tudo.

Em relação às linguagens de programação, já fiz uma pesquisa e é uma coisa que nunca mais acaba ... mais uma vez eu queria concentrar-me em algo e não me dispersar muito, senão não chego a lado nenhum ... mas também pelo que li, há opiniões diversas por onde se começar ... as pessoas acabam por dar muito as opiniões em função da sua experiencia e gosto pessoal.

Eu estava a pensar começar primeiro por HTML+CSS e depois passar para o PHP. O que acham? Eu queria evitar meter-me em outras máquinas de fazer chouriços tipo Dreamweaver que acabam por esconder um bocado a essencia da coisa.

Outra coisa, acham que para aprender aquelas linguagens (ou outras) dá facilmente para ser autodidata, com recurso a tutoriais na net e isso, ou é melhor procurar um curso (online ou presencial)?

Todas as opiniões são bem-vindas.

Obrigado :)

2. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

Boas,

bem-vindo ao clube então, a primeira coisa que tens de fazer é instalar uma distribuição de linux (aconselho Ubuntu ou Mint, mint = ubuntu mas + bonito).
    Depois configuras na tua maquina Apache, MySQL, PHP e phpMyAdmin. isto já te deve ocupar umas horitas. hehe.

Queres aprende HTML, CSS, javascript, jQuery, segue estes tutoriais.

Depois de dominares isso aconselhava-te a escolheres uma Framework (Symfony, codegniter, zend, qlq coisa) e começar a fazer tutoriais básicos com isso.

E reza para que o trabalho apareça que isto não está fácil.

Ab.

3. topastop

topastop Power Member

Acrescentava ai HTML5 ;)

De resto, eu começava por aprender html>javascript>css>php>html5

Cumps,
    topastop

4. sEnte!

sEnte! Power Member

5. DannyPt

DannyPt Power Member

- HTML (5)
    - CSS
    - JAVASCRIPT
    - PHP

Eu fiz (e ainda estou a fazer, por esta orderm)

6. tonebiclas

tonebiclas Power Member

eu começaria por esta ordem:

xhtm
    css 2
    javascript ( com framework - jquery/mootools )

depois

html5
    css3

depois

php
    mysql

7. h9nrik

h9nrik Power Member

Para quê xhtml?
    Quanto ao CSS2/CSS3, ler os comentários...(2011) Depende de ti.
    Se bem que nessa altura o IE era forte.

Heh,
    Once upon a time, I actually thought the same. Hell, screw IE6! Then I started dealing with online stores.
    Here’s an example of why you shouldn’t cut support for IE6.
    Just launched a small wholesale online store. Nothing too special. Gets about 300 unique visitors a day.
    It’s been operating for a little over three weeks.
    From those three weeks, looking at the stats. I can see a little over 5% are IE6 users.
    I can only drill so far down into the stats but saying that 5% could equal close to $900 a week in sales or over $45,000 a year.
    IE6 sucks but throwing good money out the window. Sucks even more. lol

"I hear you. But I had to cast away the ie6 crowd for the benefit of encryption.
    I feel that the only way to make ie6 obsolete is to end the coddling and post on your site that you don’t support it.
    The same with Flash. I love flash and wish that more portable devices would support it…I hate the ipad & iphone for this very reason! We live in a world were minimum download speed packages are 7 mps. We can afford a little weight cant we?"

http://www.w3.org/2009/06/xhtml-faq.html
    http://coding.smashingmagazine.com/2010/12/10/why-we-should-start-using-css3-and-html5-today/
    http://gs.statcounter.com/#browser_version-ww-monthly-201211-201211-bar

E para perceber como fazer um website aconselho:
    http://www.subcide.com/articles/creating-a-css-layout-from-scratch/

É em html 4, eles estão a criar um tutorial para html5, no entanto ajudou-me bastante a perceber como é que o layout funciona.

Outro Links:
    http://www.alistapart.com - Teoria para webdeveloper
    http://net.tutsplus.com/ - Tutoriais
    http://www.sublimetext.com/ - editor de texto avançado multiplataforma

Última edição: 3 de Dezembro de 2012
  8. Eish ... obrigado pelos respostas, vou checkar esse links :D

Acho q vou tentar a ordem html5>css>javascript>php .

Agora, não percebi foi onde é que entra o apache na aprendizagem destes códigos (peço desculpa se for uma questão estupida).
    Eu já usei um pouco do phpmyadmin na instalação de servidor local c/ xampp.

9. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

apache é o servidor.

X - Any OS
    A - Apache
    M - MySQL
    P - PHP
    P - Pear

se bem me lembro :P

10. tonebiclas

tonebiclas Power Member

para saber a diferença entre xhtml/html4 e html5. pois se só souber html5 e um dia ter de alterar código num website em xhtml/html4 vai dar asneira.

e css2 porque o css3 facilita muito. é muito mais fácil colocar border-radius e box-shadow do que pensar como ter o mesmo efeito em browsers antigos

11. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

Tens razão nisso, mas, por um lado para segurança das pessoas, têm de se manter actualizadas, se o fizerem, aproveitam e têm um site bonito. :P

tem de se acabar os IE 6 e afins....

12. tonebiclas

tonebiclas Power Member

não estou a falar de IE6. falo de IE7 e 8. O 7 ainda escapa um pouco mas o 8 é díficil. E não são só os IE's, também há quem tenha versões do firefox/chrome/safari antigas sem suporte ao básico do css3

13. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

Mas geralmente é mais fácil encontrares um utilizador IE com um browser desactualizado que utilizadores de outros navegadores.

14. sEnte!

sEnte! Power Member

Na minha opnião acho que o melhor será escolheres tu o que queres xD se quiseres ser um programador de front-end deves aprender HTML5 e CSS, se quiseres um de back-end PHP e MySQL.

Eu actualmente estou a aprender HTML5, CSS e PHP
    Começei a aprender também jQuery, mas mais lentamente. acho mais engraçado HTML, CSS e PHP

Partilhar esta Página