Produção Musical | Dicas | Tutoriais | Truques | Material | Duvidas(Etc)

Boas pessoal, antes de mais peço desculpa pelo possível off topic.

Imaginem o cenário, dj set num sítio qualquer, chega a polícia e pede para ver recibos das músicas, no entanto tenho algumas faixas que foram free download no soundcloud. Eles podem pegar por essas faixas ? Há maneira de provar que são downloads legítimos?

Cumps e obrigado.
 
Esse recibo deve ser em relação à actuação em si e não às músicas. Os direitos de autor devem ser pagos pelo promotor do evento, através de uma licença da SPA. Se estás a ser pago, supostamente tens que passar recibo, e deve ser esse recibo que eles querem.
 
Eu já calhei de ser inspeccionado pela polícia , e o que me pediram foram as facturas das músicas que estava a passar, para provar que eram originais.
 
Boas pessoal, precisa de uma ajuda... Estou a produzir um jogo com um amigo e temos a parte gráfica e programação terminadas, precisamos apenas de alguns sons básicos. Podem me indicar um programa facil de usar e que seja possível fazer o que eu quero?
 
Boas Dodi280! :)
O que posso sugerir é o seguinte. Se se tratam de sons básicos, tipo samples/ sons, podes recorrer a bases de dados de samples, ou sites do tipo, para descarregares os sons ou comprá-los (normalmente é bem barato esse tipo de material). Imagina, descarregares um pack de 500 samples/ sons do quotidiano por uns 20€ (é um exemplo).
Em alternativa, podes gravá-los ou produzi-los de base. Nesse caso, e no meu caso, sugiro o uso do Ableton LIVE quer para gravação/ edição, como produção. Podes usar para arranjos simples ou produções bem complexas. Se achares que é complicado o uso da cena (por se tratar de uma aplicação profissional) posso sugerir o FL Studio (Fruity Loops) que é mais acessível do ponto de vista gráfico, embora o considere uma aplicação de produção semi-profissional.
Espero ter ajudado. Caso tenhas dúvidas de utilização do Ableton LIVE, posso sugerir-te os tutoriais do meu canal onde ensino a mexer com a aplicação. Abraço

PLAYLIST TUTORIAIS ABLETON LIVE KV:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLsEXGrPUAHpviR-OvdJ2hypi2mLP0YRl2

UM DOS VÍDEOS DESSA LISTA:
 
Boas pessoal, precisa de uma ajuda... Estou a produzir um jogo com um amigo e temos a parte gráfica e programação terminadas, precisamos apenas de alguns sons básicos. Podem me indicar um programa facil de usar e que seja possível fazer o que eu quero?

Usa um editor como o Audacity. É gratuito e dá bem para o que queres. Podes depois usar sons gratuitos e editar para melhor se adequarem ao jogo.

No entanto, acho que o melhor que podiam fazer seria convidarem alguém que perceba minimamente de som para vos fazer esse trabalho.
 
Usa um editor como o Audacity. É gratuito e dá bem para o que queres. Podes depois usar sons gratuitos e editar para melhor se adequarem ao jogo.

No entanto, acho que o melhor que podiam fazer seria convidarem alguém que perceba minimamente de som para vos fazer esse trabalho.

Obrigado pela dica... Sim o que quero é algo gratuito e simples de mexer. Quanto a falar com outra pessoa, isso já temos planeado, mas mais para a frente, quando fizermos jogos maiores e mais complexos.

Os sons que precisamos agora é mesmo básico, tipo sons de cliques quando selecciona um objetos e quando soltam o mesmo. Ou quando se carrega em algum botão.

Boas Dodi280! :)
O que posso sugerir é o seguinte. Se se tratam de sons básicos, tipo samples/ sons, podes recorrer a bases de dados de samples, ou sites do tipo, para descarregares os sons ou comprá-los (normalmente é bem barato esse tipo de material). Imagina, descarregares um pack de 500 samples/ sons do quotidiano por uns 20€ (é um exemplo).
Em alternativa, podes gravá-los ou produzi-los de base. Nesse caso, e no meu caso, sugiro o uso do Ableton LIVE quer para gravação/ edição, como produção. Podes usar para arranjos simples ou produções bem complexas. Se achares que é complicado o uso da cena (por se tratar de uma aplicação profissional) posso sugerir o FL Studio (Fruity Loops) que é mais acessível do ponto de vista gráfico, embora o considere uma aplicação de produção semi-profissional.
Espero ter ajudado. Caso tenhas dúvidas de utilização do Ableton LIVE, posso sugerir-te os tutoriais do meu canal onde ensino a mexer com a aplicação. Abraço

PLAYLIST TUTORIAIS ABLETON LIVE KV:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLsEXGrPUAHpviR-OvdJ2hypi2mLP0YRl2

UM DOS VÍDEOS DESSA LISTA:

Obrigado pela dica ;)

Vou seguir esse tutorial para tentar fazer o que eu quero. Visto o que quero ser o básico, do básico em termos sonoro, penso que vou conseguir me desenrascar bem.

Quanto a comprar "pacotes de sons", queremos evitar isso ao máximo, pois já estivemos a investigar e as vezes pode correr para o torto por causa de licenças, que são permitidas em alguns tipos de uso e não para outros. Também a parte financeira agora é muito importante, pois estamos a fazer isso nas horas livres e ter de investir em algo que não sabemos se da ou não retorno, é complicado


Aconselham a salvar o ficheiro em algum formato especifico? Existe algum que é mais leve do que outro?
 
Última edição:

continuous house sample, continuous as in keep both feet moving

ps. tipo, n vale a pena ouvir por exemplo em speakers de portatil pq vai ficar o bass de fora, e vai parecer q nem tem.
 
RCastilho, já lá vão mais de 3 anos desde essa minha citação. Entretanto já tenho estúdio novo e devidamente tratado, claro. :)
 
Esse recibo deve ser em relação à actuação em si e não às músicas. Os direitos de autor devem ser pagos pelo promotor do evento, através de uma licença da SPA. Se estás a ser pago, supostamente tens que passar recibo, e deve ser esse recibo que eles querem.

Também se tens os recibos ou comprovativos de utilização para musicas free.

Podes colocar numa lista, quais as musicas que estão abrangidas pela licença de partilha de música que esta no Soundcloud e apresentar a mesma.



Lê os documentos do Soundcloud: http://soundcloud.com/terms-of-use
 
Boas, iniciei-me na produção musical a uns poucos meses e ando com algumas dificuldades na percussão, ando a produzir psy trance, ultimamente comecei a syntetizar os meus kicks para ficarem na key da musica que estou a produzir, normalmente faço o kick 5 semi tones abaixo da bassline (rolling bass) e soa extremamente bem, agora a minha dificuldade tem sido fazer o mesmo com a percussão, ou seja, ter a percussão na key da musica...

... alguém pode me dar umas luzes sobre o assunto?... como por snares, closet hats, open hats, hi hats, claps, shakers e afins na key da musica que estou a produzir?
 
Dependendo do instrumento que usas, pode ou não ser necessário adaptar o tom (key).

Kicks, snares, hi-hats, claps, toms, shakers, etc são percussões que não dão notas, logo não interessa o tom da música. Por exemplo, uma bateria fica bem em qualquer música, em qualquer tom, pois não dá notas. Uma linha de baixo já tem que se preocupar com o tom da música para não dar notas ao lado.

Há alguns instrumentos de percussão que dão notas. O mais famoso talvez seja o xilofone e derivados, ou qualquer outra coisa do género.

O baixares x semi-tons ao kick, o que vai fazer é torná-lo mais grave, ou mais agudo, se subires. Mas qualquer um serve pois o kick não dá uma nota definida. Experimenta ;)
Claro que neste estilo de música podes "obrigar" um kick a fazer uma escala, por exemplo, mas a não ser que queiras meter uma melodia no kick, a maioria das pessoas nem sequer se dá a esse trabalho.

Resumindo: o tom da percussão não interessa, porque a percussão nem sequer tem tom.

Faz a seguinte experiência: cria um ritmo qualquer, tipo um loop, com as percussões que quiseres. Não mudes o "tom" a nenhuma. Experimenta criar várias melodias/acordes/linhas de baixo em diferentes tons, sempre sobre esse ritmo. Vais ver que encaixa perfeitamente ;)
 
Infelizmente não toco nenhum instrumento, estou aprender a tocar piano, mas num teclado midi de 49 teclas, tenho andado aprender sobre modos, algumas escalas, acordes e as suas progressões, principalmente escalas menor, gosto de "sol" e até agora tenho todas as minhas bassline e leads na escala natural sol menor, escala harmónica sol menor ou escala melódica sol menor.

Uso um synth velhinho, roland sh101 e de resto é tudo virtual, uso muito o synth vst massive, é com ele que faço os kicks e as basslines no daw cubase, para as leads, pads e fxs uso o sh101 no daw ableton live e tenho também andado a testar o synth vst zebra cm.

Faz todo o sentido que baterias ou percussões não precisem de estar em tune com a key da musica, um baterista a tocar num concerto ao vivo não afina a bateria entre cada musica para estar sempre na key da musica, mas sei que é uma prática muito comum com alguns estilos de musica electrónica, principalmente edm, house e trance.

Para saber a nota dos meus kicks ou sons de percussão uso um vst spectrum, vejo a frequência do pico mais alto e depois vejo a que nota essa frequência corresponde, nas snares é extremamente difícil de ver, normalmente tenho de fazer transposer umas duas oitavas para ter um pico mais distanciado dos restantes.

Já experimentei baixar 3 ou 5 semi-tones em samples de kicks e tinha esse problema, o kick ficava muito mais grave e perdia as características que me tinham levado a escolher esse sample, o que faço agora é sintetizar os kicks de raiz no vst massive, tenho um spectrum aberto para garantir que o pico do kick esta na frequência da nota que eu quero e vou alterando os envelopes que estão a modular o pitch até ter um kick que goste sem que fique com um som mais grave.

Tenho de fazer essa experiência, na verdade ainda não andei a fazer grandes percussões (só shakers), tenho usado samples 808 ou 909, mas como tive um grande avanço nas minhas produções ao syntetizar kicks 5 semi-tones abaixo da nota root da bassline seguindo um tutorial de "house" e fiquei com a ideia que na percussão seria usado algum truque idêntico, antes de usar este truque usava um compressor multiband no master do grupo kick+bass e depois muita equalização, consiga fazer com que o kick o baixo funcionassem bem em conjunto, o problema é que depois de tanto processamento e equalização os sons perdiam originais perdiam a sua essência, o seu punch, com este truque dos 5 semi-tones não preciso de fazer qualquer processamento e quase nenhuma equalização, só subo uns 2db no pico da frequência do kick e também uns 2db no pico do baixo, depois corto tudo abaixo de 20hz, e uuuuaaaauuuu, parecem um só som.

Com a percussão tenho tido um problema idêntico, tenho tipo um sample de uma snare que soa muito bem, quando a junto a musica já com o kick+baixo+lead a snare parece estar deslocada, depois uso equalização com fartura e até consigo fazer a snare funcionar com os restantes sons mas já o seu som já é muito diferente do som original que me fez escolher o sample.

Ontem encontrei um tutorial da Overtone para afinar baterias e vou tentar adaptar alguns dos conceitos para ver se consigo chegar a algum lado, desde que comecei a produzir, algo que tenho lido frequentemente é a importância de começar com um som/sample o mais "pronto" possível para não ser necessário muito processamento e equalização que vão mudar o som original, muitas vezes para pior, se calhar é o problema que eu estou a ter, não estou a escolher bem os samples de percussão?
 
Última edição:
Nunca perdi muito tempo a afinar percurssão. Vou escolhendo som a som e quando soar bem, siga :p
Normalmente a técnica que uso é usar uma onda sinosoidal bem grave para colocar por baixo do kick.

O teu SH101 é porreiro e não é velhinho, é vintage ;)
 
Estuda mais sobre mix, a percussão é trabalhada nesse ponto, (reverb, eq, delay, comp e etc), assim vai ajudar a soar o mais familiar que quiser ao restante do audio.
 
Back
Topo