Produção Musical | Dicas | Tutoriais | Truques | Material | Duvidas(Etc)

Boa, um tópico para a malta do som :)

Eu trabalho com o Reason e Record há já algum tempo. Antes ainda experimentei outras DAWs, mas achei-as muito enfadonhas e complexas. Antes disso só usava trackers (comecei no Atari ST com o TCB Tracker e o Quartet).

Para quem quiser começar a fazer música nem precisa de gastar muito dinheiro. O Reaper, por exemplo, é muito acessível. Isto sem falar nos inúmeros trackers gratuitos que por aí andam e até DAWs. Não precisam de placa de som especial, nem colunas, nem prés. Há por aí muitos produtores caseiros que fazem tudo no portátil e até já vi quem produza apenas com phones e uma coluna apenas.
Se gostarem de entrar neste mundo, depois logo pensam em começar a gastar dinheiro de acordo com as necessidades. Nunca que se esqueçam que não é o material que faz a música ;)
 
Conselhos, conselhos!!!

Boas,

Apesar de já ter gravado diversos sons, estando familiarizado com diversos programas e com algum equipamento, acho que não ando a fazer as coisas da melhor forma e provavelmente não ando a usar também o material da forma mais correcta, faltando-me também algum penso! Por esta razão, e já que é natal (sempre dar para comprar umas coisitas...) aproveito para vir aqui pedir conselhos de como rentabilizar o material que tenho e também se existe necessidade de comprar mais algum de forma a melhorar a qualidade de som.

Software:
Cubase LE 5
Fruity Loops 8
Sound Forge 8

Hardware:
Yamaha MW10
Creative SoundWorks e Respectiva Placa de Som (já tudo antigo, apesar de as colunas terem óptimo som)

Gear:
Pedaleira BOSS GT10
Epiphone Triggerman 60DSP
Marshall Bass State B150
Shure SM58
Shure PG58
Squier Jazz Bass
Epiphone SG Faded G-400 Worn Cherry
Fender CD-60CE

Bem basicamente é este o material de que disponho. Como o uso é bastante simples e se calhar não resulta muito bem...
Tudo o que é gravado é ligado à mesa e esta ao PC por USB, os efeitos de guitarra são incluídos através da pedaleira e os efeitos de voz (reverb maioritariamente) são incluídos através do Cubase. No entanto estou um pouco descontente com a qualidade do som, daí que venha pedir alguns conselhos. Apesar de já ter sido muito dinheiro gasto e de não considerar que o material é mau, tenho sofrido de alguma latência ao gravar e a qualidade resultante considero que poderia ser melhor. Deixo aqui alguns exemplos de sons que já gravei (são um pouco antigos):

Leech This Peach
Precise Agony

Agradeço desde já qualquer ajuda, cumps.
 
Aqui vai a minha opinião do pouco que conheço.

As colunas são francamente más. Dá um saltinho a uma loja de música para ouvir umas poucas colunas e vais ver que ficas logo com outra opinião das tuas. Experimenta umas colunas com altifalante de pelo menos 5" ou 6". Se puderes comprar colunas amplificadas, é menos uma variável. Se puderes tratar o teu estúdio acusticamente ainda melhor.

Para teres mais controlo dos graves até é aconselhável teres uns phones bons. Os phones permitem ouvir o som sem teres a influência da divisão onde estás. O som, especialmente os graves, têm a tendência de se "descontrolarem" sobretudo em divisões pequenas. Eu uso uns Sony MDR7506 que custam quase €100. Há mais alternativas por este preço.

A placa de som também não é nada de especial. Mas aqui a escolha é capaz de ser ainda maior do que as colunas. Seria bom escolher uma placa com bons conversores, que te permitisse captar som o melhor possível. Quanto mais tiveres para gastar melhores conversores vais conseguir comprar, mas acho que com €200-€300 já tens muitas escolhas respeitáveis. Quanto à latência experimenta instalar o ASIO4All, pode ser que ajude.
 
Acrescentando ao que Djizasse disse, reforço a ideia dos phones, pois dão um som mais "verdadeiro".
Aproveita a GT-10 pa gravar directamente pelo USB da mesma, assim podes ter mais qualidade de som.
Tenta arranjar um espaço para gravar tudo o que seja com microfone, eu por exemplo enfio-me dentro do armário de parede, tem espaço suficiente para estar em pé e como tem roupa e coisas "fofas" por todo o lado, está bem isolado.
Já agora, uma dica para microfonar um amp: microfonas e em seguida, tapas tudo com um cobertor. Uma ideia simples que trás óptimos resultados.
 
Cuidado com essas coisas fofas que por vezes saem do armário :p

Dentro do armário não ficarás com um som muito abafado? Seja como for, é sempre bom experimentar vários sítios para ficar a conhecer o tipo de som que se pode obter.
 
As KRK são porreiras. Têm uma vantagem que é ter o porto de ar frontal. Tava de olho na RP8. Gosto de ouvir os baixos sem precisar do sub. Tenho os phones para o mixing.
O único senão destas colunas é apenas terem um interruptor na traseira. Não têm nem interruptor frontal, nem auto power off, nem controlo de volume. As VXT já têm, mas pelo preço acho que preferia ir para as Adam AX7 (ainda estou para as ouvir).

Ai dinheiro que não chegas para tudo lol
 
Eu tenho no meu "Home Studio" uma bateria electrónica com MIDI 2 USB UM-1G, o Guitar Port e um Shure SM57. Neste momento acho que me falta uma placa de som externa e talvez um teclado midi (para adicionar efeitos às musicas).

Alguém me pode recomendar um conjunto destas 2 coisas na ordem dos 200 Euros? Uma coisinha já porreira, também posso aumentar o orçamento um pouco se assim for necessário.
 
Não estou a perceber o que queres. Um teclado midi não adiciona efeitos. Serve para enviar notas e informação de controlo para o computador. Pode é ser usado para controlar unidades de efeitos no programa que estiveres a usar no computador.
Se é isso que pretendes e apenas queres um teclado para tocar umas linhas simples, vê lá se uma coisa destas te serve:
http://www.akaipro.com/mpkmini
Ocupa pouco espaço, tem 8 pads e 8 rotary encoders.

Se quiseres mais botões, rotary encoders ou mesmo faders (motorizados ou não) há uma grande escolha. O melhor é mesmo dares uma olhadela pelo que existe. Vai a uma loja online (thomann.de, dolphinmusic.co.uk) e dá uma olhadela nos produtos que eles têm.

A placa de som externa tens muita escolha... é complicado. Por menos de €200 (contando que podes comprar um pequeno teclado midi por €30 ou €40) tens o M-Audio Fast Track 2, PreSonus Audiobox USB, Focusrite Saffire 6 USB, etc.
 
As KRK são porreiras. Têm uma vantagem que é ter o porto de ar frontal. Tava de olho na RP8. Gosto de ouvir os baixos sem precisar do sub. Tenho os phones para o mixing.
O único senão destas colunas é apenas terem um interruptor na traseira. Não têm nem interruptor frontal, nem auto power off, nem controlo de volume. As VXT já têm, mas pelo preço acho que preferia ir para as Adam AX7 (ainda estou para as ouvir).

Ai dinheiro que não chegas para tudo lol

Pois lá está... e realmente o orçamento de nós todos é limitado... lol

Ouço falar muito bem das Adam, tenho que as experimentar em alguma loja...
 
Não estou a perceber o que queres. Um teclado midi não adiciona efeitos. Serve para enviar notas e informação de controlo para o computador. Pode é ser usado para controlar unidades de efeitos no programa que estiveres a usar no computador.
Se é isso que pretendes e apenas queres um teclado para tocar umas linhas simples, vê lá se uma coisa destas te serve:
http://www.akaipro.com/mpkmini
Ocupa pouco espaço, tem 8 pads e 8 rotary encoders.

Se quiseres mais botões, rotary encoders ou mesmo faders (motorizados ou não) há uma grande escolha. O melhor é mesmo dares uma olhadela pelo que existe. Vai a uma loja online (thomann.de, dolphinmusic.co.uk) e dá uma olhadela nos produtos que eles têm.

A placa de som externa tens muita escolha... é complicado. Por menos de €200 (contando que podes comprar um pequeno teclado midi por €30 ou €40) tens o M-Audio Fast Track 2, PreSonus Audiobox USB, Focusrite Saffire 6 USB, etc.

Obrigado pelas sugestões e desculpa-me a ignorância, mas se eu quiser então fazer uns efeitos deste género: http://www.youtube.com/watch?v=n5p9_p633xM isto é feito como? Teclado MIDI a controlar efeitos do programa?
Ou é feito com um teclado "normal" ? Com esse teclado MIDI posso associar a um piano por exemplo e tocar também pequenas coisas?

Obrigado desde já. Em relação à placa devo me ficar pela M-Audio Fast Track mas só encontro "normal" e não a 2 na MusicStore por 150/160Euros.

Cumprimentos.
 
Essa é melhor ;)

Em relação ao teclado, vamos por passos. Há teclados que fazem som, não precisando de mais equipamento. Há outros que só transmitem MIDI. Estes ligam-se a equipamento que recebem MIDI. O teclado normalmente transmite notas musicais e/ou informação de controlo, que pode ser, por exemplo, dizer para abrir mais um filtro ou aumentar um efeito. Portanto, é mesmo como dizes, o teclado envia informação para tocar sons de piano (ou qualquer outro tipo de som) e para controlar efeitos.

Mas o teclado não é obrigatório, torna apenas as coisas mais fáceis. Podes criar melodias inserindo as notas com o teclado. Os efeitos também podem ser controlados com o rato.

A música dos Disturbed... pois. Os gajos têm uma carrada de equipamento, não faço ideia do que é que foi usado para a primeira parte da música. Pode ter sido feita no computador ou nalgum equipamento externo (ou uma chain). O que tenho a certeza é que qualquer efeito pode ser feito com software ;)

Que software é que estás a utilizar?
 
Essa é melhor ;)

Em relação ao teclado, vamos por passos. Há teclados que fazem som, não precisando de mais equipamento. Há outros que só transmitem MIDI. Estes ligam-se a equipamento que recebem MIDI. O teclado normalmente transmite notas musicais e/ou informação de controlo, que pode ser, por exemplo, dizer para abrir mais um filtro ou aumentar um efeito. Portanto, é mesmo como dizes, o teclado envia informação para tocar sons de piano (ou qualquer outro tipo de som) e para controlar efeitos.

Mas o teclado não é obrigatório, torna apenas as coisas mais fáceis. Podes criar melodias inserindo as notas com o teclado. Os efeitos também podem ser controlados com o rato.

A música dos Disturbed... pois. Os gajos têm uma carrada de equipamento, não faço ideia do que é que foi usado para a primeira parte da música. Pode ter sido feita no computador ou nalgum equipamento externo (ou uma chain). O que tenho a certeza é que qualquer efeito pode ser feito com software ;)

Que software é que estás a utilizar?

Obrigado mais uma vez pela resposta. Estou a usar o Cubase quando estou no Windows e o Logic Pro quando estou no Mac, mas de hoje em diante vou mesmo usar mais o portátil com Windows pelo que me vou ficar pelo Cubase, mas não sei sequer onde começar para fazer uns efeitos engraçados.

Acho que vou então comprar a M-Audio Fast Track (assim até posso usar o Pro Tools) mas esse teclado Midi que me referiste é um pouco caro, há uns mais baratos na MusicStore. Considerando que o teclado apenas envia informações de controlo, penso que não há necessidade de comprar algo muito caro visto que todos fazem basicamente o mesmo, que achas?

Obrigado novamente!
 
O teclado foi apenas um exemplo. Eu é que estou de olho nele por ser portátil e ter pads e tudo. Há outros mais baratos.
Um porreiro para andar com o portátil é o Korg nanokey. Tenho um e dá muito jeito por ser tão pequeno. As teclas em si são uma treta, mas serve perfeitamente. Podes ainda poupar no teclado e usar software que converte os toques no teclado do pc em notas, não me lembro bem do nome. Depois vejo. Não uso porque o Reason já trás essa funcionalidade :)

A revista Music Tech tem um especial só de cubase que é capaz de te dar muito jeito:
https://secure3.subscribeonline.co.uk/anthem/backIssues.sol?mag=ANTHMTF
 
Última edição:
O link não funciona Djizasse :( Encomendei o Korg Nanokey por 40€ na Amazon, parece-me um bom preço visto que na MusicStore ficava a 55€ e na EuroMúsica também rondava esse preço. Agora só falta escolher a Interface USB... a diferença de preço do FastTrack para o FasTrack II ainda ronda os 40 € mais coisa menos coisa, a diferença de qualidade justifica? Tendo eu um GuitarPort, vou notar muita diferença na qualidade? Cumprimentos.
 
Ooops. https://secure3.subscribeonline.co.uk/anthem/backIssues.sol?mag=ANTHMTF

Olhando para os dois produtos vejo que a fast track e a fast track ii não têm midi, logo, não servem para o que queres. Julgo que os pré serão os mesmos na fast track, fast track ii e fast track pro. Deste 3 so a pro tem Midi.
Não sei se vais notar diferença de qualidade entre o guitarport e o fast track pro. O mais provável é que não notes nada.

Um ponto importante que me estava a escapar é de que não precisas de comprar uma placa de som com midi se é só para gravar umas notas. É que a maior parte dos teclados e controladores que se vendem hoje, senão mesmo todos, têm ligação usb, não precisando de cabos midi para funcionar. É só ligar (instalando os drivers se necessário) e começar a usar :)

Ou seja, compra só o teclado e esquece o resto por agora ;)
 
Sempre me interesse pela produção de música electrónica, sendo que eu sou um grande fã de música electrónica (electro, drum and bass, dubstep, etc). Já tentei por diversas vezes começar a produzir, mas sempre me vi perdido depois de instalar o programa, visto que são extremamente complexos.

Por qual software de produção musical devo começar? Existe algum site gratuito acerca de noções básicas de música electrónica/tutorials?
 
Sempre me interesse pela produção de música electrónica, sendo que eu sou um grande fã de música electrónica (electro, drum and bass, dubstep, etc). Já tentei por diversas vezes começar a produzir, mas sempre me vi perdido depois de instalar o programa, visto que são extremamente complexos.

Por qual software de produção musical devo começar? Existe algum site gratuito acerca de noções básicas de música electrónica/tutorials?

Ora, eu comecei com FL Studio há 2 anos, e para mim é o mais fácil para se aprender, mas isto na minha opinião... Ainda recentemente comecei a tentar usar Ableton Live, e acho bastante mais difícil que FL...

Tutoriais, vejo poucos, só indo ao youtube procurar por "FL Studio Tutorial x", em que x é o que queres fazer, "house beat", "progressive melody", "mastering", etc... Curiosamente aprendi maior parte disto sozinho, mas tem q se ver sempre alguns tuto's ;)

EDIT: Acho que vou fazer uns vídeo-tutoriais em português, sobre FL, no youtube :)
 
Última edição:
Sempre me interesse pela produção de música electrónica, sendo que eu sou um grande fã de música electrónica (electro, drum and bass, dubstep, etc). Já tentei por diversas vezes começar a produzir, mas sempre me vi perdido depois de instalar o programa, visto que são extremamente complexos.

Por qual software de produção musical devo começar? Existe algum site gratuito acerca de noções básicas de música electrónica/tutorials?

FL, Reason, Reaper, Live...
Vê uns tutoriais no youtube e decide qual é que te parece mais apelativo. Depois saca as demonstrações e tenta fazer alguns dos tutoriais de iniciação. Procura no google "X beginner tutorial" (x é o nome do software). Quando te decidires for um software, compra um livro de iniciação para te ajudar.
Vais ter mesmo que passar algum tempo a conhecer o software se quiseres produzir alguma coisa.
 
Pessoal tive a ler as vossas sugestões e bem não vou poder aceder a tudo que o budget tá curto mas vou-me aventurar na placa de som, acho que é o que mais preciso de momento. Eu tenho um budget limitado e queria PCI, nada de externo, apenas com entradas e saídas, boa qualidade e a bom preço. Audiophile 2496 ou haverá melhor?
 
Back
Topo