Prog pa mudar as teclas

augusto.ivo

Power Member
Nao sei se mais alguém usa, mas eu ja tinha procurado info sobre alguma solução deste tipo aqui no fórum e não tinha encontrado nada. O.K há uma solução em scripts mas só pa geeks.
Encontrei este Programa num artigo e achei por bem mostra-lo. A mim irrita-me a tecla enter se pa editar e não pa executar as cenas. Acho k foi a única k não me adaptei da passagem do windows pa Mac.

http://doublecommand.sourceforge.net

Alguem usa?
 
Por acaso a mim irrita-me é o facto de o Windows usar o Enter para executar os ficheiros ;)
Para renomear uma sequência de ficheiros, a sequência Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - Enter - teclar nome - Enter - cursor para seleccionar outro ficheiro - ... é muito útil e rápida.
É interessante saber da existência desse programa, mas só mesmo para pessoal que vêm do PC e está habituado a um GUI que não segue a maioria das regras de GUI. Particularmente no teclado ;)

Rui Batista
 
Bem, eu não costumo usar o teclado para executar aplicações. Isso é do tempo do DOS.
Já para renomear, tenho de ter as mãos no teclado. E aí, sim, o Enter é uma opção óbvia.

Rui Batista
 
Bem, eu não costumo usar o teclado para executar aplicações. Isso é do tempo do DOS.
Já para renomear, tenho de ter as mãos no teclado. E aí, sim, o Enter é uma opção óbvia.

Rui Batista

mas por exemplo: se estiver a percorrer fotos numa pasta, se forem muitas, provavelmente vou usar o teclado pois é mais simples, e quando quiser abrir a foto o enter da mais jeito. é um vicio de windows, mas tenho de dar a mão à palmatoria, realmente é mais pratico.
 
Concordo. Usar o teclado para ver fotos é muito mais prático. Mas eu não vejo fotos em ícone. Quando estou a ver fotos, faço-o sempre em modo slideshow.
É que o Mac não mostra um preview grande das fotos, apesar de mostrar o seu ícone num máximo de 128x128 pixels. De qualquer modo, para mim, ter um preview que utiliza o modo de interpolação "nearest-neighbour" (o que o Windows usa) que me enche as fotos de moiré, não é uma boa opção.
Mais uma vez se resume a que ambos os OS usam métodos diferentes. Eu acho de longe mais lógico o modo como o teclado é usado no Mac (particularmente em comandos por teclado). Mas, felizmente, há programas como o que foi apresentado, para quem acha o Windows mais lógico (ou seja, quem não liga ponta às regras de GUI ;-))

Rui Batista
 
uii vais dar uma granda bolta!

As coisas que vocês sabem. Ainda nao decorei esses atalhos todos.
O enter da-me mais jeito pa executar pq pa renomear utilizo mais o automator. Mas ainda nao experimentei o programa, nem sei se tem a opção de por o Enter a executar...
 
Concordo. Usar o teclado para ver fotos é muito mais prático. Mas eu não vejo fotos em ícone. Quando estou a ver fotos, faço-o sempre em modo slideshow.
É que o Mac não mostra um preview grande das fotos, apesar de mostrar o seu ícone num máximo de 128x128 pixels. De qualquer modo, para mim, ter um preview que utiliza o modo de interpolação "nearest-neighbour" (o que o Windows usa) que me enche as fotos de moiré, não é uma boa opção.
Mais uma vez se resume a que ambos os OS usam métodos diferentes. Eu acho de longe mais lógico o modo como o teclado é usado no Mac (particularmente em comandos por teclado). Mas, felizmente, há programas como o que foi apresentado, para quem acha o Windows mais lógico (ou seja, quem não liga ponta às regras de GUI ;-))

Rui Batista

obviamente tambem nao vejo as fotos pelos thumbnails, mas se estiver a seleccionar alguma sim. ;)
 
Seleciono os itens no finder k kero renmear, clique com o direito, automator, renomear itens, tronar sequencial preencher as opcoes e ja ta. de certeza k deve de existir atalhos mas nao os conheço...

pode ver mais aqui

eish ........ percebi a pólvora ...e finalmente percebi como é que o bicho para renomear funciona .... estou absolutamente 8|8|8|8|8|8|8|8|8|
 
Bem, a melhor aplicação para renomear ficheiros é "A Better Finder Rename", mas é a pagantes :(
Eu comprei-a e não estou nada arrependido. Como trabalho com grandes quantidades de ficheiros (principalmente quando estou a lidar com video), é uma ajuda inestimável.

Rui Batista
 
Finalmente ontem lembrei-me de instalar o programa.
Mas alguém sabe qual é a opção pa mudar a função do Enter de renomear pa executar no finder?
Curiosamente eu nao sei qual é!:joker:
 
não vejo pq n há de funcionar, aquilo é apenas o ficheiro onde existem as binds das teclas para o osx..

qualquer dia crio uma aplicação para modificar esse ficheiro mas com uma gui :)
 
eras um bacano

Pa so queria mesmo mudar o enter, em vez de renomear pa executar. mas nao percebo bem o k tenho de fazer.


Ou ate melhor: enter executar, shift+enter renomear

como faço isso? tenho de escrever um file completo, como explica no site?
 
Back
Topo