Programa de criação de sites

Zargov

Power Member
Qual é o vosso programa favorito para criarem sites?

Na minha opinião o iWeb é bom, mas peca por não se puder editar em código.

Que programas costumam usar?
 
Eu também costumo utilizar o DreamWeaver, só gostava de saber se este é mesmo o melhor. Mas já percebi que isto depende muito de cada um - tanto a nível de conhecimentos como de gostos.
 
O RapidWeaver parece-me uma boa opção para fazer sites simples. Mas também só uso este tipo de programas para obter um template base. Depois, adapto às minhas necessidades à mão.
 
Quanto ao Kompozer, mencionado por nrthpole, tenho a ideia que é um bocado experimental...
Uso Dreamweaver e um editor de texto. Ando a experimentar o iWeb (que só funciona em Mac). O que eu acho é que seja qual for o editor, um certo conhecimento de HTML não doi assim tanto, e pode-se aprender enquanto se faz páginas com um editor amigável e se compara com o código. Por vezes editar o código directamente pode ser mais fácil do que andar a tentar "apanhar" elementos em tabelas complexas. Assim, um bom editor de texto (gedit, notepad+) pode ser a ferramenta essencial. Depois pode-se usar todo o tipo de ferramentas, para gerar código para fotografia, blogues, ou o que se quiser.

Quanto aos editores gráficos, o Dreamweaver é a referência profissional e o iWeb a referência amadora. O Dreamweaver custa centenas de Euro. O iWeb é baratinho e vem no pacote iWork (cerca de 70 Euro) junto com outras ferramentas de trabalho muito apreciadas. O pacote é fácil de usar, mas muito produtivo e há quem tenha comprado um Mac só para correr o iWork! O Dreamweaver é menos fácil de usar, mas é muito acessível e extremamente poderoso. Entre outras coisas, permite examinar o código para sabermos se é mais ou menos compatível com determinados browsers. Também permite alterar o código e mostra logo o resultado, ou altera-se na imagem e o código é alterado. Fazer páginas pode ser quase tão fácil como editar um documento do Word, mas os profissionais (programadores ou webdesigners) têm lá as ferramentas todas como as folhas de estilo (CSS) e muitos outros recursos para um máximo de controlo. O preço é que incomoda.

Também há fornecedores de alojamento que oferecem editores online razoáveis. Penso que também é uma séria forma de editar e é rápida.
 
Back
Topo