1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

programa de facturação para Linux...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por crossroads, 5 de Novembro de 2007. (Respostas: 40; Visualizações: 13726)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas!

Ando a precisar de um software de facturação para instalar no pc que tenho com o Ubunto 7.10.
    Já andei aqui à procura e encontrei a referência do Evaristo mas gostava de saber mais algum que aconselhem para além desse.
    Não é preciso ser nada de muito sofisticado mas apenas user-friendly e de instalação mais ou menos fácil. É preciso que emita facturas, para ter tudo legal e que faça a gestão dos clientes. Em princípio é para venda de serviços, tipo publicidade e coisas afins, pelo que não será necessário ter gestão de stocks nem nada dessas coisas.

Obrigado pela ajuda!

2. slack_guy

slack_guy Power Member

3. g0thic.sid3

g0thic.sid3 Banido

só por curiosidade, são todos free né?

o meu pai usa o factoplus apenas porque n conhece nenhum para linux...

4. slack_guy

slack_guy Power Member

O colibri não sei, no site não falam da licença. Os outros dois são Software Livre.

EDIT: fiz o download do ProjectoColibri e não vejo nem o source nem a licença. Cheira-me que não é Software Livre.

Última edição: 6 de Novembro de 2007
  5. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Uma pergunta, este tipo de programas de facturação não têm de ter uma certificação de um organismo qualquer.

Quero dizer como sabemos que eles respeitam o que vem definido no POC?

6. slack_guy

slack_guy Power Member

Não.

Estamos a falar de Software de Facturação ou de Contabilidade? ou das duas coisas?

7. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Agora com essa é que me lixaste... :confused:

É que estive há uns tempos a falar disso com um colega meu, ele esteve para comprar um da SP Factoplus (acho que é assim) e eu fiquei com a ideia que o programa de facturação iria servir para fornecer dados (nomeadamente as entradas de caixa) para elaborar a contabilidade para entregar ao fisco, daí a pergunta para saber se o programa em si tinha de ser certificado ou não.

Quanto a este quote, presumo então que para que o programa ser usado para contabilidade terá de ser específico ou então usar módulo adicional para isso certo?
    Ou seja um programa de facturação não permite efectuar à partida a contabilidade.

8. crossroads

crossroads Power Member

Obrigado pelas contribuições!
    Mas agora tb fiquei na dúvida entre os 2: facturação e de contabilidade. Alguma dica de alguém experiente?

9. slack_guy

slack_guy Power Member

Gestão comercial e contabilidade são áreas distintas dentro de uma empresa. Existem softwares que integram as duas áreas. Mas na maior parte dos casos (em Portugal +90% das empresas são micro, pequenas e médias empresas), o que é comum é as empresas (que não têm departamentos de contabilidade) utilizarem software de gestão e os seus técnicos oficiais de contas (TOC) usarem software específico para contabilidade.

Alguns programas de gestão facilitam o trabalho dos TOC ao permitirem (entre outras coisas) classificar determinados movimentos. Mas isso não é um requisito deste tipo de software.

10. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

ok slack_guy gracias pelos esclarecimentos.

11. hellaxe

hellaxe Power Member

Alguma alma caridosa tem um manual para instalar isto???
    Ou alguém que já tenha instalado e quiser ser bom samaritano e colocar aqui um tutorial para o instalar.
    É que o manual do site deles :puke:

Cumps e Obrigado

12. pimpware

pimpware Power Member

Soft de Facturação em Linux

Boas,

Nos ultimos dias tenho tido uma enorme vontade de me virar para Linux, nomeadamente Ubuntu, isto no que diz respeito a trabalhar, assim ficaria tudo limpinho e nunca fora da legalidade.

O que mais me preocupa é o software de facturação, actualmente no xp uso o factuplus 2001 que diga-se de passagem já deu o que tinha a dar. Pelo que tenho pesquisado surgem quase sempre 2 nomes, Colibri e MPBiz (Evaristo).

Pode ser subjectivo mas qual deles será melhor ? Seria para facturar serviços, não existe mercadoria logo não existe stock.

Ambos têm um ponto muito forte, são multiplataforma o que é sempre bom nos dias que correm, agora uso xp, amanhã uso Ubuntu, mas não sei se volto ao xp e não há nada como podermos fazer isso sem perdermos os nossos documentos e trabalho.

Cumps

13. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Bem o Evaristo 3 ainda não saiu, vai no beta4 , mas acho que será uma questão de testares e veres o que te agrada mais.

14. pimpware

pimpware Power Member

Ok eu sei que provavelmente só mesmo experimentando os 2 e conforme os critérios de cada um se pode escolher, no entanto gostaria de saber se vcs usam ou conhecem alguem que use software deste tipo (facturação/opensource/linux) mesmo no dia a dia e não porque experimentaram por curiosidade.

Vá lá no meio de tanto pessoal que usa linux não haverá alguém que use soft de facturação de forma fiável e sem preconceitos ?

Algum deles é fiável, seguro e é válido no que toca a min finanças ?

Vá lá pessoal, tou farto de windows, mostrem-me razões para mudar já !!

Cumps

15. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

ambos são válidos já que suportam o SAP-T e são fiáveis.

Conheço empresas que usam o Evaristo, quanto ao Collibri não sei, pk a minha area de interesse é mais OpenSource e o Collibri não é OpenSource.

16. Anistruk

Anistruk I folded Myself

boas

alguem sabe se o evaristo já permite exportar o ficheiro para as finanças?
    e ouvi dizer ***** coisa que a lei tinha mudado ***** coisa e se eles quizerem, chegam lá e podem levar logo um ficheiro com toda a facturação... faz isso?

abraço

17. White_Martini

White_Martini Power Member

Boas people...

Gostava de saber se o wine é compativel com o software de Gestão Primavera ou se existe algum mais algum programa

18. cerbero

cerbero Power Member

Eu nunca consegui meter isso a funcionar. Acho que o facto se deve ao Primavera utilisar SQL

19. onnix

onnix Power Member

Colibri / Evaristo

Bom, primeiro o a nova versão do colibri (colibrircp) so é gratuita em versão mono posto esta contem a aplicação saft-t exigida desde 1 de Janeiro de 2008, para a versão multi posto já é necessário dar guita.

Eu instalei a versão RCP no ubuntu 7.10 o programa em si está ok no entanto falta algumas coisas como os mapas de iva, e outras aplicações indispensáveis.
    Problema com o colibri é a falta de manuais e suporte!:009:

O Evaristo a versão que trás o saft-t ainda é a beta 4 e para ser sincero nem sequer consegui correr o programa no ubuntu só dá erros.
    também aqui não existe suporte adequado para instalações mais difíceis:009:

Recentemente tenho estado á espera de resposta da empresa SAGE ADONIX porque soube que eles estão a conceber software para linux,,,

se alguem souber sobre este assunto, agradecia mais informação.:confused:

Cumprimentos a todos
    ONNIX

Última edição: 6 de Fevereiro de 2008

Partilhar esta Página