1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programa de gestao em C

Discussão em 'Programação' iniciada por fifiapussy, 3 de Março de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 4034)

1. Ola.
    Estou no curso de engenharia informatica e tenho de fazer de um trabalho para programação em C. Trata-se de um programa completo para gestao de clinicas médicas.
    O único problema é k entrei na 2ª fase no ano passado e so apanhei o fim das aulas de programação, visto que funcionamos por trimestres.:'( Ñ tenho grds noçoes de Linguagem C, pois como disse ñ consegui acompanhar tudo o k se deu no trimestre. Tenho 10 dias para entegrar o trabalho e ñ sei como vou fazer. Gostaria de saber o k posso fazer para aprender a programar e onde posso ver exemplos concretos de programas de gestao em C que ñ utilizem um codigo muito complexo, visto que ate agora so demos funçoes, arrays e ponteiros. Ñ aprofundámos nada disto.

Obrigada e desculpem o testamento !!!:)

2. koust

koust Power Member

tens alguma nocao de estruturas? Vaite fazer muita falta.. Embora consigas fazer td por arrays, mas complicas e muito o trabalho. Expoe as tuas duvidas mais concretamente, e nos ajudamoste. Abracos

3. Boas.

Por acaso nao andas no ISEC de Coimbra?

Cumprimentos.

4. Ola!!
    Antes de mais, obrigada pela disponibilidade prestada.
    Bem, nós não temos nenhuma noção de estruturas (nós, sou eu e uma colega a fazer este trabalho, ela tb é bifásica e estamos na mesma situação=[ ). Temos grandes dificuldades nos arrays, foi uma materia k ñ aprofundámos. Estou a ler o livro "Linguagem C" de Luís Damas, faço exercicios em casa, mas quando se trata de exercicios mais complexos e que envolvem ciclos dentro de outros ciclos, baralho-me toda e não consigo fazer.

"Um quadrado mágico é uma matriz 3x3 contendo valores entre 1 e 9 (sem repetições), de tal
    forma que a soma dos elementos de qualquer uma das linhas, colunas e diagonais é sempre igual.
    A figura seguinte mostra um exemplo de um quadrado mágico:
    6 1 8
    7 5 3
    2 9 4
    Desenvolva uma função em C que verifique se uma matriz passada como argumento 3x3 é um
    quadrado mágico. A função devolve 1 se isso se verificar ou 0 no caso contrário. "

Por exemplo, foi dado este exercicio na aula para resolvermos. Supostamente deveriamos conseguir resolver este exercicio,mas ñ conseguimos e ficamos por aqui (o programa ñ esta completo nem sei se a parte que esta aqui, está correcta):

#include <stdio.h>
    #define DIM 3

void main()
    {
    int s,s2,i,j, soma[6],qdmagico[DIM][DIM];
    s=0;

for(i=0;i<DIM;i++)
    {
    for(j=0;j<DIM;j++)
    {
    printf("Introduza o valor para a posicao %d %d\n", i, j);
    scanf("%d", &qdmagico[j]);
    }
    }

for(i=0;i<DIM;i++)
    {
    soma+=0;
    for(j=0;j<DIM;j++)
    {
    s+=qdmagico[j];
    }
    }
    }

E mesmo assim ja demorámos muito tempo e ficámos com sérias duvidas nakilo k tínhamos feito.

Sinceramente ñ sei como vou fazer para conseguir aprender a "programar"

Obrigada!!!!

Cumprimentos

5. m00s

m00s Power Member

pode ser qq coisa assim do género.

Código:
    #include <stdio.h>

#define DIM 3

int    VerifyGoldSquare(void);
    static int    qdmagico[DIM][DIM];

void main()
    {
    int    i, j;

for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            for(j=0;j<DIM;j++)
            {
                printf("Introduza o valor para a posicao i%d, j%d: ",i,j);
                scanf("%d", &qdmagico[i][j]);
            }
        }

putchar('\n');
        for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            for(j=0;j<DIM;j++)
            {
                printf("%d ",qdmagico[i][j]);
                putchar(' ');
            }
            putchar('\n');
        }

if ( (VerifyGoldSquare()) == 1)
            printf("\nQuadrado magico verificado!\n");
        else    printf("\nNão é um quadrado mágico!\n");

}    // End main()

int    VerifyGoldSquare(void)
    {
    int    i,j;
    int    soma[8];

//clean soma[]
        for(i=0;i<8;i++)
            soma[i]=0;

//linhas
        for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            for(j=0;j<DIM;j++)
            {
                soma[i]+=qdmagico[i][j];
            }
        }

//colunas
        for(j=0;j<DIM;j++)
        {
            for(i=0;i<DIM;i++)
            {
                soma[j+3]+=qdmagico[i][j];
            }
        }

//diagonal drt
        for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            soma[6]+=qdmagico[DIM-(i+1)][i];
        }

//diagonal esq
        for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            soma[7]+=qdmagico[i][i];
        }

j = 0;
        putchar('\n');
        for(i=0;i<8;i++)
        {
            printf("%d ",soma[i]);
            putchar(' ');
            j+=soma[i];
        }
        putchar('\n');

if (soma[0]*DIM*DIM == j)
            return 1;

return 0;
    }

com esta cena tive de improvisar pois ja n me lembro como passar um array 2D como parametro... :mad:

6. m00s

m00s Power Member

parvoice... a cena da verificaçao* n tem nada a ver.... mas isso tb n é nada de complicado, o resto ja está feito.

*-> tá tudo ok, menos o facto de que os calculos de decisao (ser ou não quadrado magico) estao mal feitos.

vou pa janta.

7. Obrigada!! Vou ver o programa e se tiver alguma duvida pergunto!!

Cumprimentos =)

8. O trabalho em si nem é muito complexo, apenas fica o alerta de que o trabalho todo vai ser constituito por toda a materia que destes em AP e vais dar em P1.
    Nesta ultima, duvido que se estiverem à espera que o professor dê a materia toda, consigam acabar o trabalho nos prazos estabelicidos.
    Para a 1ª fase do trabalho, posso dizer-te que é preciso saber trabalhar muito bem com funções, ciclos/ciclos encadeados, arrays/strings, e arrays de estruturas. Este último é a base do trabalho, pois é onde se vão armazenar todas as informações relativas a medicos, pacientes, etc...
    Não esperes por nenhuma "fórmula mágica" que te ensine a programar assim do nada.
    Como o professor disse, para se saber programar bem, é preciso programar, programar, programar...
    E não é por acaso que os professores logo no inicio das aulas perguntaram quem tinha passado a AP, pois sem as bases...
    Cumprimentos.

Última edição: 6 de Março de 2008
  9. Pois,mas sou bifasica, k bases tenho??? A propria prof de AP disse para irmos a recusro, pois a nao tinhamos hipoteses na fase normal...
    E quantos passaram a AP da segunda fase e vindo do geral? Nenhum... E mesmo alguns que vieram do tecnologico chumbaram.
    Eu ñ estou à espera de nenhuma formula magica. Estou a estudar a coisa, mas realmente acho dificil e ñ tenho preparação suficiente para partir pra um trabalho daquela extensao.

10. Tyto

Tyto Power Member

Olha fala com o xico que pode ser que eles te ajudem, eu tb ando assim

Partilhar esta Página