Programa de gestao em C

fifiapussy

Membro
Ola.
Estou no curso de engenharia informatica e tenho de fazer de um trabalho para programação em C. Trata-se de um programa completo para gestao de clinicas médicas.
O único problema é k entrei na 2ª fase no ano passado e so apanhei o fim das aulas de programação, visto que funcionamos por trimestres.:'( Ñ tenho grds noçoes de Linguagem C, pois como disse ñ consegui acompanhar tudo o k se deu no trimestre. Tenho 10 dias para entegrar o trabalho e ñ sei como vou fazer. Gostaria de saber o k posso fazer para aprender a programar e onde posso ver exemplos concretos de programas de gestao em C que ñ utilizem um codigo muito complexo, visto que ate agora so demos funçoes, arrays e ponteiros. Ñ aprofundámos nada disto.

Obrigada e desculpem o testamento !!!:)
 
tens alguma nocao de estruturas? Vaite fazer muita falta.. Embora consigas fazer td por arrays, mas complicas e muito o trabalho. Expoe as tuas duvidas mais concretamente, e nos ajudamoste. Abracos
 
tens alguma nocao de estruturas? Vaite fazer muita falta.. Embora consigas fazer td por arrays, mas complicas e muito o trabalho. Expoe as tuas duvidas mais concretamente, e nos ajudamoste. Abracos
Ola!!
Antes de mais, obrigada pela disponibilidade prestada.
Bem, nós não temos nenhuma noção de estruturas (nós, sou eu e uma colega a fazer este trabalho, ela tb é bifásica e estamos na mesma situação=[ ). Temos grandes dificuldades nos arrays, foi uma materia k ñ aprofundámos. Estou a ler o livro "Linguagem C" de Luís Damas, faço exercicios em casa, mas quando se trata de exercicios mais complexos e que envolvem ciclos dentro de outros ciclos, baralho-me toda e não consigo fazer.

"Um quadrado mágico é uma matriz 3x3 contendo valores entre 1 e 9 (sem repetições), de tal
forma que a soma dos elementos de qualquer uma das linhas, colunas e diagonais é sempre igual.
A figura seguinte mostra um exemplo de um quadrado mágico:
6 1 8
7 5 3
2 9 4
Desenvolva uma função em C que verifique se uma matriz passada como argumento 3x3 é um
quadrado mágico. A função devolve 1 se isso se verificar ou 0 no caso contrário. "

Por exemplo, foi dado este exercicio na aula para resolvermos. Supostamente deveriamos conseguir resolver este exercicio,mas ñ conseguimos e ficamos por aqui (o programa ñ esta completo nem sei se a parte que esta aqui, está correcta):

#include <stdio.h>
#define DIM 3

void main()
{
int s,s2,i,j, soma[6],qdmagico[DIM][DIM];
s=0;

for(i=0;i<DIM;i++)
{
for(j=0;j<DIM;j++)
{
printf("Introduza o valor para a posicao %d %d\n", i, j);
scanf("%d", &qdmagico[j]);
}
}

for(i=0;i<DIM;i++)
{
soma+=0;
for(j=0;j<DIM;j++)
{
s+=qdmagico[j];
}
}
}

E mesmo assim ja demorámos muito tempo e ficámos com sérias duvidas nakilo k tínhamos feito.

Sinceramente ñ sei como vou fazer para conseguir aprender a "programar"

Obrigada!!!!

Cumprimentos
 
pode ser qq coisa assim do género.

Código:
#include <stdio.h>

#define DIM 3

int    VerifyGoldSquare(void);
static int    qdmagico[DIM][DIM];


void main()
{
int    i, j;


    for(i=0;i<DIM;i++)
    {
        for(j=0;j<DIM;j++)
        {
            printf("Introduza o valor para a posicao i%d, j%d: ",i,j);
            scanf("%d", &qdmagico[i][j]);
        }
    }

    putchar('\n');
    for(i=0;i<DIM;i++)
    {
        for(j=0;j<DIM;j++)
        {
            printf("%d ",qdmagico[i][j]);
            putchar(' ');
        }
        putchar('\n');
    }


    if ( (VerifyGoldSquare()) == 1)
        printf("\nQuadrado magico verificado!\n");
    else    printf("\nNão é um quadrado mágico!\n");



}    // End main()


int    VerifyGoldSquare(void)
{
int    i,j;
int    soma[8];



    //clean soma[]
    for(i=0;i<8;i++)
        soma[i]=0;

    //linhas
    for(i=0;i<DIM;i++)
    {
        for(j=0;j<DIM;j++)
        {
            soma[i]+=qdmagico[i][j];
        }
    }

    //colunas
    for(j=0;j<DIM;j++)
    {
        for(i=0;i<DIM;i++)
        {
            soma[j+3]+=qdmagico[i][j];
        }
    }

    //diagonal drt
    for(i=0;i<DIM;i++)
    {
        soma[6]+=qdmagico[DIM-(i+1)][i];
    }

    //diagonal esq
    for(i=0;i<DIM;i++)
    {
        soma[7]+=qdmagico[i][i];
    }

    j = 0;
    putchar('\n');
    for(i=0;i<8;i++)
    {
        printf("%d ",soma[i]);
        putchar(' ');
        j+=soma[i];
    }
    putchar('\n');

    if (soma[0]*DIM*DIM == j)
        return 1;

    return 0;
}
com esta cena tive de improvisar pois ja n me lembro como passar um array 2D como parametro... :mad:
 
parvoice... a cena da verificaçao* n tem nada a ver.... mas isso tb n é nada de complicado, o resto ja está feito.

*-> tá tudo ok, menos o facto de que os calculos de decisao (ser ou não quadrado magico) estao mal feitos.



vou pa janta.
 
parvoice... a cena da verificaçao* n tem nada a ver.... mas isso tb n é nada de complicado, o resto ja está feito.

*-> tá tudo ok, menos o facto de que os calculos de decisao (ser ou não quadrado magico) estao mal feitos.



vou pa janta.
Obrigada!! Vou ver o programa e se tiver alguma duvida pergunto!!

Cumprimentos =)
 
O trabalho em si nem é muito complexo, apenas fica o alerta de que o trabalho todo vai ser constituito por toda a materia que destes em AP e vais dar em P1.
Nesta ultima, duvido que se estiverem à espera que o professor dê a materia toda, consigam acabar o trabalho nos prazos estabelicidos.
Para a 1ª fase do trabalho, posso dizer-te que é preciso saber trabalhar muito bem com funções, ciclos/ciclos encadeados, arrays/strings, e arrays de estruturas. Este último é a base do trabalho, pois é onde se vão armazenar todas as informações relativas a medicos, pacientes, etc...
Não esperes por nenhuma "fórmula mágica" que te ensine a programar assim do nada.
Como o professor disse, para se saber programar bem, é preciso programar, programar, programar...
E não é por acaso que os professores logo no inicio das aulas perguntaram quem tinha passado a AP, pois sem as bases...
Cumprimentos.
 
Última edição:
O trabalho em si nem é muito complexo, apenas fica o alerta de que o trabalho todo vai ser constituito por toda a materia que destes em AP e vais dar em P1.
Nesta ultima, duvido que se estiverem à espera que o professor dê a materia toda, consigam acabar o trabalho nos prazos estabelicidos.
Para a 1ª fase do trabalho, posso dizer-te que é preciso saber trabalhar muito bem com funções, ciclos/ciclos encadeados, arrays/strings, e arrays de estruturas. Este último é a base do trabalho, pois é onde se vão armazenar todas as informações relativas a medicos, pacientes, etc...
Não esperes por nenhuma "fórmula mágica" que te ensine a programar assim do nada.
Como o professor disse, para se saber programar bem, é preciso programar, programar, programar...
E não é por acaso que os professores logo no inicio das aulas perguntaram quem tinha passado a AP, pois sem as bases...
Cumprimentos.
Pois,mas sou bifasica, k bases tenho??? A propria prof de AP disse para irmos a recusro, pois a nao tinhamos hipoteses na fase normal...
E quantos passaram a AP da segunda fase e vindo do geral? Nenhum... E mesmo alguns que vieram do tecnologico chumbaram.
Eu ñ estou à espera de nenhuma formula magica. Estou a estudar a coisa, mas realmente acho dificil e ñ tenho preparação suficiente para partir pra um trabalho daquela extensao.
 
Back
Topo