1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programa de referências bibliográficas

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Demiurgo, 19 de Novembro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 2100)

1. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Meus caros, tenho umas dúvidas sobre programas de referências bibliográficas para mac.

Para os relatórios de mestrado (direito) utilizei a combinação endnote 8 + word 2004.

Naturalmente não me dei maravilhosamente bem com eles (se tivesse dado, não estava a postar isto). Chegou a uma altura em que o plugin do endnote no word berrou e deixou de reconhecer a bibliografia e as notas inseridas. Pior, qualquer tentativa de arrancar o word com o plugin instalado era crash na certa.

Agora o problema é escolher a combinação para a tese

Infelizmente prescindir do word 2004 não é uma opção por uma série de motivos, o maior dos quais a (suspiro...) compatibilidade entre trabalhar em Mac, PC, enviar para revisão pela minha orientadora (PC only), enviar para proofreading, enviar a amigos para comentários, etc.

Portanto a haver mudanças é na parte do software de gestão bibliográfica.

O endnote já vai na versão 10 e não faço ideia se já resolveram os habituais bugs que aparecem em todas as versões.

Alternativas só conheço o bookends e o sente, mas nenhum serve para o que preciso. Passo a explicar, tanto o bookends como o sente são excelentes programas na parte de gestão bibliográfica pura.

Atrevo-me a dizer: bem melhores que o endnote.

O problema é a sua interligação com o processador de texto e a (não) formatação ou não suporte para notas de rodapé (um desespero de requisito obrigatório para teses em direito) com formatação completa.

Do lado do processador de texto não conheço nenhum que permita esta interligação profunda com o endnote.

Portanto neste momento sinto-me tentado à combinação endnote 10 + word 2004 + omnioutliner pro.

Como o endnote é uma desgraça para tirar notas, o omnioutliner é o bicho adequado para a parte de outlining da tese e visualização do que vai dentro da minha cabeça.

Enfim, aceito sugestões.

PT

PS: Antes que perguntem, não não tou para aprender latex :).

2. Simao

Simao Power Member

Hum eu ia responder LaTex antes d ver a última linha do post :|

N custa assim tanto aprender... é facil e formata tudo bonitinho =)

3. Fork

Fork What is folding?

Simao, podes por ai um tutoriual LateX jeitoso??

Tenho de aprender um bocado disso. Faço quase tudo menos notas de Rodapé e cabeçalhoes e imagens e afins, so sei mesmo texto, e tabulaçoes no latex como é. Ta tudo no TexMaker.

DemiUrgo, nao podes fazer no open office e gravar como documento do word. Acho que dá pra fazer isso. Ou entao sempre podes convencer a tua orientadora a comprar um mac :-D:P

4. Simao

Simao Power Member

5. ajax

ajax Banido

É muito fácil aprender latex. Dá muito mais trabalho perder tempo a domar o Word. Para o latex há o Bibdesk, por exemplo.

6. Demiurgo

ajax,

Assim já são duas aplicações para aprender e não me resolve os problemas de compatibilidade com terceiros, que para estes efeitos é fundamental.

Para o que preciso de utilização, o word para mim não tem grandes segredos. Desde que aprendi a utilizar os estilos e a compor a table of contents que me dou por satisfeito.

fork,

Não há plugin do endnote ou bookends para fazer as citações automáticas no openoffice. Daí que nem tenha referido o openoffice ou o neooffice.

Basicamente ando à procura de uma aplicação que tenha uma função semelhante à CiteWhileYouWrite do endnote e que me permita formatar notas de rodapé decentemente (o que o bookends não deixa).

7. ajax

ajax Banido

Quanto tempo faltará para sair o Office 2007 ? :D

8. Demiurgo

ajax,

Pelo menos 6 meses. E de certeza que o endnote 10 não vai ser compatível...e em vez de resolverem a incompatibilidade os senhores da thomson vão pedir-nos que compremos o 11.

Business as usual.

PT

9. mpLopes

mpLopes Power Member

10. Demiurgo

mpLopes,

Obrigado pela sugestão mas não estou à procura de uma solução em Latex.

PT

Partilhar esta Página