Programa de Render 3d a seguir

DtMt

Power Member
Trabalho com autocad em 2D, depois faço 3d no google sketchup.No entanto no que toca a render 3d estou muito no basico e sato de programa para programa.
Quem trabalha nisto que software render usa, de preferencia com um bom forum, biblioteca de materiais e afina?
 
Eu actualmente utilizo sketchup para levantar as bases e afins, uma vez que o programa é ainda òptimo para estar a modelar coisas regulares (a nível de archviz) mas depois salto para o max para detalhes e objectos, e Vray para render :)

E claro, photoshop para pós produção
 
O vray do 3ds max é o que utilizo. É mais completo que o do sketchup.. Pega-se logo o touro pelos cornos :)

Deixa dar um exemplo..

pedem-me para fazer uma habitação, consigo levantá-la de um modo mais rápido e preciso em sketchup. Mas depois passo para o max para dar os detalhes, sejam estes a nível de exterior como relvas, plantas e objectos (mas isto muitas vezes são coisas que resolvo em photoshop), ou principalmente quando preciso renderizar interiores, com mais objectos espalhados. Em que quer utilizes uma base de dados, quer tenhas tu que os modelar no 3ds é muito melhor. Já para não falar que o facto de correr a 64 bits vai-te poupar muitas dores de cabeça. Não raras as vezes em sketchup o programa me crashava por falta de memória, enquanto que no 3ds enquanto houver ram siga em frente.

Depois para renderizar salto para o 3ds.. Sou sincero, mexo há relativamente pouco tempo em 3ds e vray, pois usava o sketchup e o kerkythea... Mas só tenho a dizer "pq raio não mudei mais cedo para max + vray".. As possíbilidades são imensas! E depois, a cereja no topo do bolo será sempre a pós produção a nível de photoshop :)
 
A nivel de 3d no skechup vou-me safando. Agora pormenores é muito complicado. O meu problema é que esses programas comerciais quando queres expandir bibliotecas e materiais tens que comprar librarias que custam uma fortuna.
Estou a tirar o 3ds do site da autodesk e vou dar umas voltinhas. A ver se arranjo tambem uns tutoriais e manuais. Conheces algum sitio?
O 3ds é como autocad ?
Que tipo de pos-processamemto fazes com o pjotoshop ?
 
Bem.. Vamos por partes.

Mesmo em sketchup necessitas dar detalhe. Por exemplo, se fizeres uma mesa tens que "bolear" as arestas. Não existem arestas vivas na realidade, e isso vai fazer com que no render a nível de brilhos dê outro aspecto por exemplo. E são os pequenos detalhes que te vão encher o olho. Seja colocares rodapés, tapetes, objectos, uma colcha "orgânica", uns cortinados à maneira.. etc etc etc..

Eu não sei como é o 3d do autocad pois sempre me recusei a mexer nele. Quando começaram a copiar o sketchup já eu mexia em sketchup há muito e nem me dei ao trabalho de mudar. A única coisa que te digo é para não te assustares com o 3ds quando o abres pela primeira vez... Aquilo tem comandos e botões infindáveis, 2, 3 e 4 maneiras diferentes para utilizar os mesmos comandos etc etc.. Começa por fazer tutoriais de objectos simples. Eu o primeiro tutorial que fiz foi o de modelar uma jante. Depois do pneu para colocar na jante. Começas por aí, e avanças para teres noção dos comandos. Eu tive a sorte de ter amigos que trabalham com o programa logo tinha as minhas bases de conhecimento neles, chateando-os até mais não e tendo aulas privadas à conversa a beber um copo de vinho se necessário :D

A pós produção que eu faço normalmente parte por afinar cores etc etc, mas também colocar objectos que decidi colocar em photoshop, corrigir erros de render, até colocar materiais em alguns locais por vezes em que posso orientar-me melhor em photoshop (pelo menos de modo mais rápido). Colocar pessoas, plantas etc etc.. enfim, a nível geral dar o mood pretendido à imagem. Sei que há muita gente que prefere perder tempo no render e o que sai é o que fica, mas eu gosto de ir meter a unha no photoshop. Podes ver umas imagens que coloquei no tópico do deita cá para fora.

Aliás, quando começas a sentir-te mais confortável com o vray posso-te dizer que a nível de pos produção as possibilidades são imensas. Podes basicamente renderizar a imagem em diversos elementos que depois conjugas nas layers. Isto faz o que? Imagina em photoshop, depois do render estar pronto, poderes controlar os reflexos, as luzes, as transparências, etc... Queres apagar uma luz? Tudo bem, apagas... Queres aumentar ou reduzir a intensidade daquela luz em específico? Tudo bem, podes fazê-lo.. Queres colocar objectos por trás de vidros? Fácil.. Queres baixar a intensidade dos reflexos? Sem problema...

you get the point ;)
 
SuPodium, é o que uso, e faz frente a mts renders tirados em 3DMAX e aliados...

Isto é Podium -> http://supodiumforum.websitetoolbox.com/file?id=1513712

e isto tb -> http://supodiumforum.websitetoolbox.com/file?id=1476415

um preview/samples de teste de um trabalho que ainda não finalizei:

-> http://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/o3c13ceee/14777554_3GEJQ.jpeg

-> http://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/oea13687e/14777572_u7vhR.jpeg


Podes dar uma vista de olhos na galeria do forum, para veres o que fazemos com ele...

http://supodiumforum.websitetoolbox.com/?forum=71909


E ainda podes ver aqui no meu portfolio, algumas coisas engraçadas que fiz com o SuPodium v1 + shop em 2010...
(na altura não sabia nem metade do que sei hoje, e ainda não havia a v2 do SuPodium...)

http://issuu.com/alexandre.braga/docs/portfolio


O mais engraçado nisto tudo, é que mta gente repudia o sketchup,
eu mostro-lhes renders feitos "nele" + SuPodium e digo que é 3DMax
e eles ficam "maravilhados", no fim mostro em que foi feito,
ficam logo corados...enfim...
 
Última edição:
Quem fala mal de sketchup foi porque nunca passou do primeiro contacto com o mesmo, pois tem muito potencial.. ATé há cerca de um ano era a minha única ferramenta 3D.. Mas, uma pessoa tem que reconhecer as suas limitações, e o 3dMax abre realmente muitas portas a nível de possibilidades!

E eu só há pouco tempo trabalho em vray pois trabalhava em kerkythea...

Por melhor que se consigam fazer coisas no podium alex, acho que não se pode dizer conseguir o mesmo que vray, depende do que se quer. As duas imagens exemplo que mostraste estão porreiras, mas muito aquém do melhor que se faz em vray...
 
Eu conheco varios, no fundo as parcencas sao muitas, Uns conseguem ser mais fotorealistas que outros. No entanto a minha questao acaba por ser, qual o programa que me permita ter acesso a uma grande comunidade, a biblioteca de materisis, tutoriais, etc
Por exemplo, preciso de modelar um terreno do uqla tenhk curvas de nivel. Gostaria de ir a um forum onde me explicassem isso.
Gostaria de colocar luzes, na cena, gostaria de ter um tutorial onde isso fosse explicado
Gostaria de vazer uma mintagem do modelo 3D sobre uma foto tirada no terreno, etc
A minha dificulddade acaba por ser , querer ir mais à frente e perder-me sem saber onde
 
Por experiencia própria a maior comunidade está no 3Dmax + VRAY ...basta ir ao youtube, e tens tudo lá!

A minha "grande questão" foi na compra do programa original, o SuPodium custou-nos 100eur...O SuBrowser (Biblioteca de materiais prontos a renderizar) 50eur o sketchup 400eur...
quanto custa o 3DMAX e quanto custa o VRAY!? já para não falar nas bibliotecas da evermotion...

Supondo eu, que estamos a falar em concorrencia leal, ou seja, trabalhos com programas originais/faturados!? Certo!?

Mas se é pela comunidade, vai para o 3DMax com VRAY, sem duvida!
 
Eu já a quase 9 anos que trabalho em sketch up e em termos de comparação com o 3DS só vejo pela parte negativa quando queres modelar objectos redondos.
Pois o sketch up não faz da mesma maneira. Fiquei agora desempregado e já percebi que 90% dos anuncios pede o 3ds. Estou tambem a procura de tutoriais para ver se é desta que aprendo.
Em termos de motor de render experimentei de tudo no sketch. Indigo, Podium, kerkythea e vray. E de todos posso dizer que o melhor foi vray. Só o larguei agora para o lumion, que tambem aconselho, (embora muito caro vale a pena)
mas volta e meia volto pois gosto de fazer maquetes nele.
Deixo aqui o meu site para verem alguns trabalhos (os do lumion ainda não pus) http://exlybris.wix.com/tiago-guerreiro
Já agora, se não for indiscrição, qual é a vossa área de trabalho?
 
Última edição:
Bem, se quizeres posso dar-te umas aulas ou explicacoes de sketchup, vray, photoshop de nivel profissional..

Quanto ao portfolio do Tiago, gostei das formas, e de como remetes a ideia das tuas obras para o 3D, mas falta-lhe realismo, tens que explorar melhor o mapeamento, usar imagens de alta resolução. Assim como as propriedades de cada material, de acordo com a realidade ou com o efeito que lhe pretendes dar.

Nos teus renders parece que acabaste de modelar, e carregas-te logo no botao "Render", o que a meu ver, é pena, pois parecem ter algum potencial ainda por explorar. Deixaste o trabalho a meio.
Mas isto é so a minha opiniao, de caracter de critica construtiva.
 
Ate gosto dos trabalhos dele. Acho que deve de haver uma linha que separa a realidade do projecto. Mas nem toda agente pensa assim....
Estou fã do v-ray, já tinha feito uns renders básicos com ele no sketchup e vou aprofundar. em relação ao 3Dstudio, tirei a versão demo do programa da autodesk, mas aquilo mete-me confusão. Não há barras de menus com o que se quer fazer?
 
Back
Topo