Bem.. Vamos por partes.
Mesmo em sketchup necessitas dar detalhe. Por exemplo, se fizeres uma mesa tens que "bolear" as arestas. Não existem arestas vivas na realidade, e isso vai fazer com que no render a nível de brilhos dê outro aspecto por exemplo. E são os pequenos detalhes que te vão encher o olho. Seja colocares rodapés, tapetes, objectos, uma colcha "orgânica", uns cortinados à maneira.. etc etc etc..
Eu não sei como é o 3d do autocad pois sempre me recusei a mexer nele. Quando começaram a copiar o sketchup já eu mexia em sketchup há muito e nem me dei ao trabalho de mudar. A única coisa que te digo é para não te assustares com o 3ds quando o abres pela primeira vez... Aquilo tem comandos e botões infindáveis, 2, 3 e 4 maneiras diferentes para utilizar os mesmos comandos etc etc.. Começa por fazer tutoriais de objectos simples. Eu o primeiro tutorial que fiz foi o de modelar uma jante. Depois do pneu para colocar na jante. Começas por aí, e avanças para teres noção dos comandos. Eu tive a sorte de ter amigos que trabalham com o programa logo tinha as minhas bases de conhecimento neles, chateando-os até mais não e tendo aulas privadas à conversa a beber um copo de vinho se necessário
A pós produção que eu faço normalmente parte por afinar cores etc etc, mas também colocar objectos que decidi colocar em photoshop, corrigir erros de render, até colocar materiais em alguns locais por vezes em que posso orientar-me melhor em photoshop (pelo menos de modo mais rápido). Colocar pessoas, plantas etc etc.. enfim, a nível geral dar o mood pretendido à imagem. Sei que há muita gente que prefere perder tempo no render e o que sai é o que fica, mas eu gosto de ir meter a unha no photoshop. Podes ver umas imagens que coloquei no tópico do deita cá para fora.
Aliás, quando começas a sentir-te mais confortável com o vray posso-te dizer que a nível de pos produção as possibilidades são imensas. Podes basicamente renderizar a imagem em diversos elementos que depois conjugas nas layers. Isto faz o que? Imagina em photoshop, depois do render estar pronto, poderes controlar os reflexos, as luzes, as transparências, etc... Queres apagar uma luz? Tudo bem, apagas... Queres aumentar ou reduzir a intensidade daquela luz em específico? Tudo bem, podes fazê-lo.. Queres colocar objectos por trás de vidros? Fácil.. Queres baixar a intensidade dos reflexos? Sem problema...
you get the point