Programa de sinónimos para Mac - já funciona.

rui_mac

Power Member
Já está a bombar.
Ainda está na fase de beta-testing e o dicionário poderá vir a ser ainda mais completo.
Mas já funciona e não está nada mau, se é que posso dizer isso, uma vez que fui eu que o fiz ;)
Podem ver uma pequena demonstração aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=2XtJxcaa750

Rui Batista
 
Última edição:
Pensava que o programa ia fazer as pesquisas ao site da priberam. Sendo assim melhor.
Tão mas se tens uma BD, porque não criar um "plugin" para o dictionary.app que já vem incluído no OS X. Acho que há software que faz isso facilmente.
À uns tempos andei a ver e pareceu-me fácil de fazer, não tinha era acesso a nenhuma BD.
 
Mas estes são dicionários de tradução. O que era preciso era um Thesaurus de português. Ou seja, um dicionário de sinónimos/definições.
E isso é bem mais complicado de arranjar.
 
É que dicionários de tradução até é fácil de arranjar. Só para o iPhone há uma "catréfada" grátis. Dicionários de sinónimos é que há pouco. Só o Word é que inclui essa opção, que eu saiba. Quem usa, por exemplo, o Pages, está lixado. Por isso criei este :)
 
É uma opção viável, sim. A desvantagem é que não funciona offline, como a minha aplicação.

Rui Batista

"You don‘t need an internet connection, because the dictionary is included in the plugin"
é listado como uma feature do plugin que referi.
Suponho que a informação não seja extraida em tempo real do site, mas sim exportada de alguma forma.
A BD é a usada no OpenOffice penso eu, e não faço a minima ideia da sua qualidade ou estado de desenvolvimento.

Serei só eu a pensar que deveriam haver apoios do governo para que este tipo de referencias informaticas acerca da lingua Portuguesa estivessem livremente disponiveis a todos os cidadaos portugueses e não só, interessados em conhecer e aplicar correctamente a lingua portuguesa?
Dicionarios, guias de tradução, dicionarios de sinónimos, etc etc blá blá...deveriam ser criados, mantidos e disponibilizados gratuitamente online, com licenças adequadas.
 
Não tinha lido essa parte. Bem, mas a base de dados que eu uso é precisamente esta ;)
Está ainda um bocado incompleta, infelizmente.
Concordo contigo que deviam haver apoios para este tipo de informação.

Rui Batista
 
Nas minhas investigações de quem não percebe nada disto...parece que o criador do tal plugin usou um script Python também da sua autoria para converter do OpenThesaurus para XML usado no Dicionary.app.

"The Python script to convert the OpenThesaurus dictionary into a dictionary plugin was developed by Wolfgang Reszel."

No source do plugin está um createxml.py que deve ser isso.
Alguém com conhecimento da BD como tu já tens não será capaz de ver se é possivel usá-lo e modificá-lo de forma a usar este plugin com esse conteudo?

Acho que há lugar para ambas as implementações, cada uma com a sua forma de integração no sistema e com os pros e contras associados. É uma ideia...fica dependente da opinião e vontade de investigar isso da tua parte ou de alguém, porque eu infelizmente não pesco nada do assunto.
 
Back
Topo