1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programa e/ou linguagem p/ aplicação de bases de dados

Discussão em 'Programação' iniciada por PsychoactivE, 12 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 48; Visualizações: 2756)

1. PsychoactivE

PsychoactivE Power Member

É o seguinte, quero fazer um programa, ou então, arranjar um programa (open-source de preferência (por ser grátis)) para ter o seguinte:

Um programa principalmente de bases de dados, para algumas lojas comerciais. As funcionalidades desejadas são:

- Ter bases de dados distintas para lojas diferentes, cada uma protegida por user name e password.
    - Ter tabelas com informações sobre produtos, preços, fornecedores, referências, contactos, stock existente, etc.
    - Uma opção que dê para efectuar uma venda, efectuando-se a venda, o(s) produto(s) vendido(s) deverão reduzir no stock conforme a quantia vendida em todas as tabelas que têm a informação do stock desse(s) produto(s). A informação da venda deverá ser imprimível (ficando tipo factura).

O que sugerem? A minha primeira ideia foi usar o MySql, mas não o conheço muito bem ainda, só sei o básico de SQL, não sei se dá para fazer a opção de efectuar venda, imprimir factura, e redução de stock automatico. Se der, então acho que uso mesmo o MySql (mas reparem que as bases de dados não precisam de ficar disponível em rede). A ideia era usarem o mysql query brower, porque quem vai usar a base de dados não percebe muito de informática, por isso a interface convem ser simples! Acho que isso poderá ser uma desvantagem do mysql query browser, não sei se aquilo é simples o suficiente.

Se for preciso programar, a linguagem com que me sinto mais à vontade é o C, mas posso aprender melhor outra se necessário. Com SQL também acho que não vou ter problemas. Mas, quero um método que seja o mais rápido possível mas também eficiente.

Reparem também que não é necessário grandes métodos de pesquisa, aliás, acho que não é preciso método de pesquisa nenhum, pois as lojas em questão não têm grande variedade de produtos.

Toda a ajuda possível é bem vinda...

Última edição: 12 de Fevereiro de 2005
  2. fish

fish Power Member

acho que o access dava bem conta do recado, mas como tu queres open-source n faço ideia :S

3. da Fohz

da Fohz Power Member

O pa, como deves saber, MySQL apenas uma bd relacional, postgresql, access, etc.
    Qualquer base de dados da para fazer aquilo que queres, o que precisas é de ter uma excelente normalização e criar um frontend.
    Axo que essa é a confusão que estás a fazer, porque o access permite-t fazer forms automáticos, para mysql n conheço nenhum gerador de front-end's automáticos, o melhor que tens a fazer é criar um front-end web em php ou gui com o maxdb, apenas n sei k linguagem suporta o maxdb.

Também podes optar poe postgreSQL, é mais fiável, rápida e estável.
    Espero ter ajudado.
    Cumps

4. PsychoactivE

O que queres dizer com uma "excelente normalização"? O postgreSQL cria forms automáticos?

Obrigado pela ajuda, vou investigar as tuas soluções...

5. da Fohz

da Fohz Power Member

Err...o principio fundamental de uma bd relacional é a normalização...se não fizeres uma normalização das tabelas irás criar uma bd com campos redundantes.

Visita pgsql.com e verifica as funcionalidades. peskisa no google por pgsql auto form ou algo parecido.

Eu já trabahei com mysql e axo excelente, mas tenho algumas pessoas k trabalham com servidores e já me recomendaram tdas o pgsql, apenas ainda não pude testar porque estou à espera de uns € para comprar uma board e proc novos po meu server gnu-linux k ta d momento em baixo.

Cumps

6. PsychoactivE

Ah ok, percebo o que queres dizer, como nunca trabalhei muito com bases de dados não conhecia esse termo.

7. DnlCY

DnlCY Power Member

De BD eu normalmente uso o access para guardar todos os meus dados e contactos, mas para o que queres nao sei exactamente se dá...mas tb podes querer aprender java, pois pelo que eu ja fiz, java tem um sem numero de bibliotecas k consequem interargir com BDs, no meu caso eu trabalhei com SybaseSQL, mas existem bibliotecas para outros, o uso destas bibliotecas nao sao complicadas (existe mts exemplos pela net fora). Obvio que vais ter o trabalho de aprender algo de java e fazer o teu programa, mas ao menos terias exactamente o que querias :cool:

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Curioso. Sempre trabalhei com BDs e sempre medi a qualidade de uma base de dados pela sua ACIDez, nunca pela "normalização" que nem sequer ouvi falar, e pelo que li, não faz grande sentido.

Segundo os links que indicaste, o autoform não tem absolutamente nada relacionado com a base de dados em si, mas com o simples facto da ferramenta que gera o SQL ser ou não completamente imbecil.

9. PsychoactivE

Não percebi bem isto, e não sei se estavas a ser irónico ou não...

Podes me dar umas luzes? :)

10. Lossoth

Lossoth Power Member

Acredita que faz sentido. Alias a normalização é uma regra basica para quem trabalha com BDs. :)

Uma BD para "passar no teste" tem de cumprir pelo menos as 3 formas normais (ha mais formas normais mas as 3 primeiras são as mais basicas e mais importantes) é a 1ª coisa que te ensinam quando aprendes a trabalhar com BDs.

11. NoMercy

NoMercy Power Member

Espera ai... não percebi... a normalização não faz sentido quando se fala de desenho de base de dados !?!?! "trabalhas" com base de dados e nunca ouviste falar em "normalização" !?!?

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Epá, e tão importante que nunca sequer alguma vez ouvi falar de semelhante coisa.

Para quem não percebeu o que eu escrevi acima sobre a a qualidade de uma base de dados, o importante é a sua ACIDez.

Para quem ainda não percebeu, uma base de dados tem de cumprir os seguintes requisitos:

Atomicidade
    Consistencia
    Isolamento
    Durabilidade

Claro que se têm alguma coisa nova para me ensinar estejam à vontade...

13. PsychoactivE

Eu agora queria saber como vou resolver o problema do autoform (ou frontend). A única maneira que estou a ver é criando uma frontend web em php.

14. BraBo

BraBo Banido

Programa de gestão comercial em PHP???

Será que as tuas 5 lojas vão ter paciência para tudo isso (clicar, esperar, clicar outra vez, e outra, e outra, guardar...)??? Porque não crias uma aplicação em Windows com uma Base de Dados cada (todas iguais) e uma sexta num servidor o qual irá ser a ligação aos outros 5???!!! A não ser que funcione em rede, nesse caso usa apenas uma mas 5 aplicações na mesma. Caso queiras, podes depois criar um metodo de exportação para um ambiente Web usando então sim Php ou outra coisa do género.

Faz sentido??

Quanto às tecnologias que deves usar,... usa a que estiveres mais à vontade. Hoje em dia "tudo" liga a "tudo" basta procurares (...)

15. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Em php, asp, etc. Qual é o problema? Onde trabalho, a principal aplicação é feita em asp.net ;)
    Claro que os utilizadores reclamam, mas paciência.

16. BraBo

BraBo Banido

Cada macaco no seu galho!...

É claro que poderá ser feita assim, mas essas tecnologias não possibilitam certas funcionalidades como uma aplicação em WinForms, como automatizações (se necessárias) ...

PS : Assinatura suspeita, não??

17. PsychoactivE

Acabei de encontrar outra solução... Porque não utilizar o OpenOffice? Acabei de encontrar um documento que explica como fazer bases de dados em OpenOffice com ODBC e MySQL, e parece que até cria o front end facilmente.

18. Karmack

Karmack Power Member

Na faculdade, na cadeira de Base de dados, não ensinaram-me nada sobre normalização e fiquei espantado porque no secundário ensinaram-me as regras e que era muito importante.
    O objectivo das regras de normalização é de não ter informação redudante nas tabelas.

19. Tafinho

Tafinho Power Member

Isso não é relevevante para uma base de dados, para sim para quem faz o SQL. Não depende do gestor de bases de dados, mas sim do QI do programador.

20. NoMercy

NoMercy Power Member

Uma coisa é a gestão/administração da base de dados outra coisa é o desenho da base de dados. No ultimo caso é claro que a normalização tem importância, pode é tambem haver situações em que uma ou outra tabela não é nomalizada por razões de performance ou funcionalidade, mas regra geral, se estás a desenhar a base de dados, normaliza-a.

Partilhar esta Página