Tenho um exercício de programação em pascal e estou com dificuldades. Por favor, se alguém puder ajudar... O exercício é: -------------------------- Elaborar um programa para ler um vetor de inteiros de tamanho 10 e escreva a posição em que esta o maior valor. O programa não deve permitir que seja inserido numeros iguais. -------------------------- Para obter o maior valor é possível através do algorítmo abaixo. Agora para escrever em que posição está o valor maior e não permitir duplicidades, o que deve ser inserido? Código: Program maiorNumero; var maior, cont, num: integer; Begin cont := 0; maior := 0; While cont < 10 do Begin Write('Informe um número: '); Readln(num); If num > maior Then maior := num; cont := cont + 1; End; Writeln('O maior digitado foi ', maior,'.'); End. Grat
Boas, eu já programei em pascal, mas já lá vão 6 anos... (estou mais a vontade com C ou C++). De qualquer das maneiras, acho que devias definir um vector, lias o numero para uma variável auxiliar, verificavas nesse vector se já existia esse numero caso afirmativo pedias ao utilizador outro numero, caso contrario copiavas para o vector esse valor. Para saberes em que posição está o maior, bastava guardares o índice quando atualizas o maior. Espero ter ajudado.. Cumps,