Programa em VB para produção de expressões

DarkWolfXP

Power Member
Posso de alguma maneira com Realizar um programa (básico) através do Visual Basic k realize o seguinte: Eu tenho mts imagens e estou a fazer uma galeria para um site pessoal. Agr como as fotos são tantas eu queria criar um programa simples que adiciona-se sempre este codigo
Código:
<a href="images/image-1.jpg" rel="lightbox" title="my caption">image #1</a>
Conforme o nome da imagem.

Por exemplo tenho imagens: imagem1.jpg, sofa.jpg, objecto.jpg
Gostaria de fazer no Visual Basic um programa que fosse procurar a pasta (ou ficheiro) e automaticamente kd eu clicasse num botao (por exemplo Executar) Ele criava um tipo de "LOG" e mostrava o codigo ja com o nome da imagens(ou imagem se n for possivel fazer tudo de uma vez) no codigo? Fikava :
Código:
<a href="images/image-1.jpg" rel="lightbox" title="my caption">image #1</a>
<a href="images/sofa.jpg" rel="lightbox" title="my caption">image #2</a>
<a href="images/objecto.jpg" rel="lightbox" title="my caption">image #3</a>
Poderá isto ser realizado? Para uma pessoa k seja noob em VB:lol: ?
Desde d já agradeço a vossa atenção
DarkWolfXP
 
De forma telegráfica, sim, é possível.

Mete uma FileList num Form, muda o File1.Path para o caminho da pasta onde estão as fotos, e faz um ciclo por cada um dos items da FileList, e para cada item, refazes essa string.
Algo assim (mete uma FileListBox e uma TextBox no Form, e altera, na TextBox, MultiLine = True e ScrollBars = Both):


Código:
Private Sub Form_Load()
   dim file as long
   file1.path = "C:\Windows"
   for file = 0 To file1.listcount - 1
      text1.text = text1.text & "<a href=""images/" & file1.list(file) & """ rel=""lightbox"" title=""my caption"">image #" & cstr(file) & "</a>" & vbCrLf
   next file
End Sub

Escrevi-o aqui mesmo sem testar, por isso o código pode ter algum erro, mas agora é contigo brincares com ele e veres o que fazer :P
 
Ok, já conseguiste... mas vais deixar isso como "Imagem #n"? É que se quiseres até podes colocar o nome do ficheiro na hiperligação.
O código chegou a resultar como está? Já não mexo em VB há umas semanas, e isso foi escrito aqui à mão :x parece-me certo, mas não sei, nem posso testar agora.

Aproveita o File1.List(File) para teres o nome de cada imagem. Há muita coisa que podes fazer com esse código para teres uma organização razoavelmente boa, e até podes ter "Imagem #1 de 50", se meteres "Imagem #" & cstr(file) & " de " & cstr(file1.listcount) & "." :P
Ok, isto também já sou eu a ir um pouco longe demais...
 
Última edição:
Back
Topo