1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programa em Visual Basic com ligação a base de dados

Discussão em 'Programação' iniciada por vjoe, 10 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 12330)

  1. vjoe

    vjoe Power Member

    Viva,

    Pretendo fazer um programa em Visual Basic com ligação a uma base de dados. Posso utilizar alguma base de dados além das do Acess? Se sim, quais recomendam?
    Podiam-me indicar sites de tutoriais para fazer a ligação?

    Obrigado
     
  2. nmd

    nmd Power Member

    Podes usar MS Sql Server, Oracle, Firebird, etc ... para MS SQL Server podes consultar a ultima edição da revista PROGRAMAR e encontras lá info sobre isso para vb.net
     
  3. vjoe

    vjoe Power Member

    Por acaso o programa que tenho que fazer é em VB 6.
     
  4. estrafalhote

    estrafalhote Power Member

    nesse tipo de programa, para poderes usar uma base de dados em access, ou fazes la em access 2000 ou entao fazes em 2003 e depois quando a fizeres completamente tens de converte la para access 2000

    tuturiais sobre isso podes sempre ir ao site www.apostilando.com
     
    Última edição: 15 de Fevereiro de 2007
  5. alfinete

    alfinete Power Member

    aconcelho qualquer que seja a forma de base de dados que uses , que ligues por ado, e não por oledb ppois este ultimo é mais lento pois tem de utilizadar uma driver para o efeito..
    caso utilizes o ado tens de fazer tudo por codigo.

    mas tens mais duas hipoteses , esta primeira costumas dar uns probleminhas ligares tdos os objectos ( caixas de texto , etc) do form nas sua janela de propriedades ,a propriedade data source - "caminho da base de dados", existe outra prop penso que logo abaixo dessa , que é para escolheres a tabelas referente a esse form, e outra que é para escolheres o campo da tabela referente a esse objecto, não me lembro bem do nome dessas duas propriedades,este metodo tb tens de utilizar algum codigo manual mas não tanto com o de ado, que é tdo feito por codigo, mas mais fiavel.

    a segunda que te faz a papa toda , é o wizard que nada la pelos menus do vb6, não me lembro bem onde, mas esse faz a papa toda , mas depois nam percebes algum codigo que ele faz.

    aconcelho a utilizares aquela que achares mais conveniente, se quizres ficar a percener um pouco do funcionamento do codigo aconcelho mais aquela que é tda feita por codigo.


    no vb6 podes utilizar o ado normal, mas penso que tb podes utilizar o ado.net

    entre um e outro devias ir para o .net, apesar de o normal ser mais facil de perceber, mas inutilizavel no foturo, pois se fizeres em ado normal, um dia que mexas no .net é completamente diferente por isso estas a mexer no antigo para nada

    é so um conselho


    mas informa-te melhor sobre se podes usar o.net em vb6

    ultimo conselho instala o service pack 6 para o vb6 para corrigir alguns bugs de runtime error
    pois sem ele te poderão la alguns erros que não tens hipotes quase nehuma de os resolveres, apesar da sua instalção não significa que os corrija tdos , mas pelo menos alguns corrige.
     

Partilhar esta Página