Programa liga automaticamente - desactivar

ccooll_booy

Power Member
Bem é a minha primeira vez que estou a mexer num Linux, comprei um POS usado que vem com Linux e ele traz um programa de facturação que ao ligar o pc ele abre automaticamente logo o programa de facturação, ou seja não me deixa sequer entrar no ambiente de trabalho (se é que é igual como no windows, sou um nabo autêntico em Linux).

O que queria fazer era desinstalar este programa de facturação, visto que é do antigo dono do pc, para poder instalar o meu, mas como consigo sair do programa de facturação visto que ao ligar o pc ele carrega logo no programa?


Obrigado
 
qual é a distribuição?
se for baseada em ubuntu > sudo apt-get remove ....
fedora/redhat > sudo yum remove package_name
opensuse > sudo zypper rm ...
solus > sudo eopkg rm ....
arch > sudo pacman -R package_name....
 
Pois não faço ideia. Mas a minha questão é como chegar aí para meter esses códigos. Se calhar não me expliquei bem mas ele faz boot logo com o programa de facturação, eu não consigo ter acesso a nada do Linux só mesmo ao programa de facturação, e era isso que queria perceber de como isso não acontecer, porque se conseguisse ter acesso ao ambiente de trabalho desinstalava aquele programa e pronto, não vou precisar nada dele porque ele não é meu, está no nome do antigo dono com o contribuinte dele, etc.

Vou deixar aqui uma foto onde me aparece algumas informações sobre o OS (acho eu). A qualidade não é muita porque só consigo apanhar isto metendo o telemóvel em disparo contínuo porque isto aparece e desaparece numa fracção!

https://www.dropbox.com/s/8nud00d9frrwwe3/2017-05-14 15.38.04-3.jpg?dl=0
 
Não sei se queres continuar a usar esse sistema com um desktop , se for isso →
CTRL + ALT+ F2 tens de para o login ou o ambiente desktop sabendo o processo e depois instalar um desktop iniciavel.

Se não quiseres continuar a usar tens de formatar , na opção de boot "setup" arrancar por uma pen usb com um sistema e formatar como se fizesses uma nova instalação. Acho que esta é a melhor opção para ti senão vais ter de usar linhas de comando dar stop ao programa de factuaração , dar stop ao login manager e instalar um desktop tipo LXDE .

Outra coisa interessante a fazer é ver se o POS inicial não está a iniciar com um desktop padrão só que com a interface do POS de inicion logo no arranque - neste caso seria fácil parar o prgramas POS (exemplo - Lemon POS) e depois passaria logo para um ambiente que já lá está → neste caso via linha de comandos chamada por CTRL+ALT +T na sessão ou mesmo via linha de comandos tty dás stop ao programa (exemplo Lemon) e editas o /etc/autostart/ com um editor (exemplo gedit, leafpad) retirando a linha de execução d programa do autostart.
Neste caso seria fácil é só mesmo isso boquear o inicio do programa software no inicio de sistema mas tudo depende de se o sistema que usas usa apenas o programa sem maior interface (desktop) ou se usa um desktop (personalizado) só para essa função POS.


Ref: https://askubuntu.com/questions/76402/how-to-edit-autostart-applications
https://help.ubuntu.com/community/KeyboardShortcuts
 
Última edição:
Fazendo o 2º opção que disseste qual a versão Linux que me aconselham? Pelo que percebi mesmo em apresentação há muitas versões, queria assim uma mais parecida ao windows para ser mais fácil a utilização!

Depois tenho que ver se consigo instalar é o Primavera no Linux, mas já vi que existe um programa para instalar aplicações windows no Linux depois testo a ver se funciona tudo bem!
 
Fazendo o 2º opção que disseste qual a versão Linux que me aconselham? Pelo que percebi mesmo em apresentação há muitas versões, queria assim uma mais parecida ao windows para ser mais fácil a utilização!

Depois tenho que ver se consigo instalar é o Primavera no Linux, mas já vi que existe um programa para instalar aplicações windows no Linux depois testo a ver se funciona tudo bem!

Tens distros como o Zorin ou o ChaletOS que imitam temas windows mas ficam por aí , tudo o que vais encontrar são "temas" parecidos nunca vais encontra uma igual ao Windows em sí.
 
Back
Topo