Programa multi-plataforma

JotaART

Power Member
Excelentíssimos

Gostava de saber da vossa opinião do seguinte:

Qual é a melhor linguagem de programação para fazer um programa multi-plataforma.

Cumprimentos
 
A resposta vai ser sempre "depende".

Que tipo de multi-plataforma? x86 e ARM? AVR e PIC? Linux, macOS e Windows? Browser, nativo e mobile? iOS e Android? PlayStation e Xbox?

"melhor" também precisa de ser definido. Programas mais pequenos? Programação mais rápida? Uso de recursos mais eficiente? Curva de aprendizagem mais pequena / menor número de "sub-linguagens" necessário? Maior número de bibliotecas disponíveis? Para que finalidade?
 
Dentro daquilo com que estou familiarizado:
Desde que escrevas código portável, podes programar em C e/ou C++ e usar frameworks como GTK ou Qt. Se o que vais fazer é um programa de CAD, é bastante provável que a linguagem "dominante" nesse mercado seja C++. Por exemplo, o KiCad usa tanto C como C++ e a UI é baseada no wxWidgets.

Hoje em dia é mais comum escrever-se HTML, CSS e Javascript, e usar frameworks como o Electron. É mais "beginner-friendly", mas é muito pesado para uma aplicação simples. Não sei se é adequado para CAD.
O React Native, que também usa tecnologias web, nasceu para mobile apps mas parece que dá também para escrever apps nativas para Windows e macOS (e provavelmente Linux através do Wine).
Finalmente, hoje em dia fala-se muito no WebAssembly, onde programas numa linguagem como Rust mas o target é um browser - pode não ser o que pretendes.

Há um mundo de alternativas, e nenhuma é universalmente "ideal". Dependem dos conhecimentos que tens actualmente, do tempo (e da paciência) que queres perder a aprender a stack, quantas pessoas vão estar contigo, que tipo de bibliotecas podes precisar, etc.
 
Back
Topo