1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programa para alterar ficheiros de texto

Discussão em 'Programação' iniciada por wolfrage, 2 de Maio de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 1708)

1. Não percebo nada de programação, mas este fórum deu-me algumas ideias (que me podiam ser imensamente úteis) – se acharem que não estou a ser demasiado oportunista, dêem uma vista d’olhos, sff.
    Estou a fazer um trabalho numa área que não tem nada a ver com programação mas preciso de fazer simulações por computador e para isso tenho que preparar uns ficheiros “input” a partir de um modelo. Esses ficheiros de input não são mais do que ficheiros de texto onde para cada caso tenho que mudar uma série de linhas (variáveis), dependendo de cada caso. Pretendia automatizar este processo e torná-lo menos propício a erros
    O que eu gostava era de poder criar um programinha simples que a partir desse modelo me apresentasse 3 ou 4 caixas para alterar somente as linhas que preciso e no final guardasse as alterações como um novo ficheiro (aqui dava jeito poder especificar o nome).
    A título de exemplo, há um programa para quem modifica o jogo GTA, SAMI, que, entre outras coisas, lê num ficheiro onde estão as cores de todos o carros a linha correspondente às cores do carro que pretendemos mudar e permite alterar essa linha.
    Se acharem que esta dúvida não é muito complicada e que me podem indicar que linguagem, ferramentas de programação e tutoriais que posso utilizar, agradecia imenso.
    Obrigado.

2. K0mA

K0mA Power Member

Quase todas as linguagens de programação genérica dão para fazer isso.
    VB C# Java C C++ Python, PHP, Perl etc

A dificuldade vai depender da forma como cada linha está organizada em campos.

3. Das linguagens que falaste qual será a mais simples? Java? Php?
    A organização dessas linhas está tipo isto:
    "NomedavariávelA 12345"

se desse para fazer algo parecido com o que os editores de texto fazem, ex: localizar "NomedavariávelA 12345" e substituir por "NomedavariávelA ??valordesejado??".
    Como o ficheiro é criado a partir de um modelo em que aparece sempre "NomedavariávelA 12345" é fácil localizar as linhas, certo?
    E no programa aparecia uma caixinha onde eu só tinha de inserir o valor desejado para cada variável...

Se alguém tiver exercícios ou tutoriais onde façam uma coisa deste género, enviem-me sff.
    Obrigado

EDIT: pelo o k tive a ver, o visualbasic parece uma forma fácil de criar esse programinha, o facto de só dar para fazer isso em windows n é grande problema.
    Já encontrei como abrir e salvar um ficheiro de texto, localizar texto específico é que ainda não.

Última edição: 3 de Maio de 2009
  4. blueomega

blueomega Power Member

para isso basta o notepad++, ele permite pesquisar pedaços de texto e alterar por outros pedaços

5. tive a ver o notepad++ e diz que suporta várias linguagens de programação. Qual devo usar para fazer o que pretendo?

Ou será que não era essa a tua ideia? era antes eu abrir o ficheiros com o notepad procurar e substituir o que pretendo? É que isso é o que eu tenho feito, mas como para cada ficheiro preciso de alterar uns 4 ou 5 valores... e são muitos ficheiros que tenho que criar... faz-me perder muito tempo. O que pretendia era fazer uma programa com umas caixas onde eu metia esses tais 5 valores que pretendo alterar e permitisse carregar noutro butão para criar um ficheiro novo com esses valores alterados.

Partilhar esta Página