Do ponto de vista prático o melhor que tens neste momento para criar jogos facilmente é a framework XNA da microsoft, é tudo gratuito, e apenas tens de saber c# ,que considero de relatica fácil aprendizagem se ainda não conheceres, se já tiveres conhecimentos c++ vai dar ao quase ao mesmo. Depois basta leres um livro ou dois de XNA + uns tutorials e tás pronto para a acção.
Mas vais ter que ser tu a fazer o teu engine (motor de jogo), e se queres partir para algo 3d então prepara-te para alguma horas de sofrimento para fazeres algo básico, tens de ser tu a implementar a fisica, e tens de perceber um bocado de matrizes matemáticas, bem como operações sobre as mesmas, já 2d (shooters, plataformas) é pera doce, e com muito menos trabalho encontras coisas bem giras (procura no youtube por xna).
No entanto XNA é mesmo do mais fácil que podes encontrar para programar uns joguitos teus (e gratuito), se te meteres em opengl, managed directX, ou então no directX puro e duro, então isso ai esquece, vais ficar sem vida só para conseguires por uma sprite a mecher com um fundo de uma cor específica
Outra vantagem do XNA é que podes fazer o deploy tanto no pc como na xbox360(apesar de precisares de uma conta para a xbox) o que é engraçado, mas é preciso ter cuidado no código, especialmente na parte de aceitação de inputs, pois variam de pc para xbox como é claro, e outras features mais avançadas na gestão de memória da gpu etc. mas isso são outras conversas, experimenta e vais ver que para começar não arranjas melhor que XNA