Programa para definir "CPU usage" no Linux

aeon

I quit My Job for Folding
Não sei se já foi falado aqui no fórum, mas aqui vai...

Ao configurar a consola para o Linux, reparei que não aparece a opção para definir a percentagem de CPU. Ora, no meu caso, isto é bastante importante porque em casa tenho um portátil (P4, 2.4Mhz, 512Mb RAM). Se o "CPU usage" estiver a 100%, o meu computador vai abaixo passado poucos minutos. No Windows, tenho a 40% (não me atrevo a pôr mais, lol...). Até agora, nunca foi abaixo. Ainda pensei usar o Wine, mas como nunca gostei muito de emuladores, resolvi pesquisar no Google por uma solução.

Após algumas pesquisas, encontrei um site que disponibiliza um programa chamado "fahlimit" que resolve/contorna este problema. O URL é o http://calxalot.homeip.net/downloads/fahlimit.c. Para mais informações, consultar http://www.aoaforums.com/forum/showthread.php?t=24829.

Agora tenho isto a funcionar no Linux sem quaisquer problemas :D

Espero que venha a ser útil para alguém assim como foi para mim :)

Um abraço e...

:kfold: :kfold:

P.S.: Provavelmente existe uma forma mais simples para resolver este problema. Deixo isso ao critério dos gurus do Linux daqui do fórum ;)
 
Hummm
pelo que vejo isso nao te vai limitar a X% o uso do cpu, mas sim fazer uso a 100% durante certo periodo e só depois da pausa é que retoma aos 100%.

Certo?
Mas se o teu pc desliga é porque está qualquer coisa de grave mal com o teu computador
 
luminoso disse:
Hummm
pelo que vejo isso nao te vai limitar a X% o uso do cpu, mas sim fazer uso a 100% durante certo periodo e só depois da pausa é que retoma aos 100%.

Sim, o programa força uma pausa até à percentagem definida (por exemplo, se fizermos "./fahlimit 40%", faz uma pausa até aos 40%).

"The Linux version of the client doesn't have a cpu regulator like the windows version. This is extremely distressing to people like me that have heat problems with their systems. I live in South Florida and my computer spends the majority of it's time at ambient tempature. So folding at 100% cpu usage would shortly fry my system (good excuse to upgrade, BUT.....donations are excepted ;^). Thanks to fellow folder and Team 45 member Pratt for pointing me in the right direction. There is a program called fahlimit written by Kevin Bernhagen. What this program does is to take over the 'thread' that your folding is being run on and force it to pause, with the amount of time based on the percentage you optioned. I found 50% keeps my temps below the 55C mark even on hot days. My CPU meter looks like a ocilliscope wave function, but it works. I deeply appreciate his writing this, as it allowed the whole migration to linux."


luminoso disse:
Mas se o teu pc desliga é porque está qualquer coisa de grave mal com o teu computador

Bom, segundo tenho lido em alguns fóruns, é normal os portáteis irem abaixo se estiverem com a percentagem de CPU definido a 100%...
 
Back
Topo