Programa para desligar discos rígidos

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Precisava de um software que no windows permitisse desligar os discos que eu quisesse. Isto é. Em vez de abrir a caixa e desligar fisicamente os discos queria faze-lo com o computador ligado. Os discos que quero desligar são serial ata que estão em raid 0. Alguém sabe?
 
Em funcionamento?
tipo vou buscar ali uma coisa ao disco, e depois desligo, sem desactivar o(s) dispositivos e sem reboot?

Vais arranjar uma carga de trabalhos, e com sorte, pode ser que nunca mais "levantes" o sistema...

Digo por experiência própria, após ter removido um disco que nem sequer continha dados do sistema, e após ter retirado o disco da máquina sem o ter desactivado ou removido do sistema, o XP pura e simplesmente recusou-se a "reiniciar"...

Agora, podemos falar de "hot-swap"?
 
O que eu queria era o seguinte:
Tenho 2 Raptor em raid 0 que contem o SO e os programas
1 seagate com os meus ficheiros
1 IBM IDE com o SO
O que eu queria era ter uma configuração com:
- Raptor mais seagate
- IBM mais seagate
Isto porque os Raptor fazem muito barulho e quando estou a processar texto não preciso de rapidez (só nas mãos).
Para ripar, jogar ou gravar usar os raptor.
O problema é que se desactivar o controlador raid e selecionar o IBM na bios como boot ele arranca mas os Raptor como estão ligados ficam na mesma a girar e fazem o mesmo barulho do que se estiverem a funcionar.
A ideia era poder selecionar na bios a configuração que queria e depoois no XP desligar os discos que quisesse.
A outra forma que tenho de fazer isso é abrir a caixa desligar os cabos da board e da fonte. Mas isso dá muito trabalho.
Por isso a minha pergunta. Será possível desligar os discos por software?
Obrigado.
 
Back
Topo