Programa para formatar (Vou vender o meu HD)

sEnte!

Power Member
Preciso de um programa que funcione em linux e com o qual possa fazer uma formatação.

Tenho um disco quer queria formatar integralmente. Vou apagar as partições e fazer formatação. Sei que com o Windows dá para fazer isso mas apenas apaga a estrutura de directórios. Quero uma formatação completa e segura de preferência. Será que me podem ajudar?
 
o que queres fazer é um Wipe ao disco...

Um low level format...

vai-se tudo a vida, e é impossivel recuperar dados...


Procura no google que existe muitos softwares para tal....

Mas eu não aconselho esse tipo de utilização... visto que pode criar outros problemas que não existem, repara que o low level format deixa o disco tal e qual como de fabrica...


Já fiz em alguns e correu bem, mas tive um que depois do low level format, o disco ficou quase inutilizado a custa dos bad sectors que apareceram....
 
Boas,

Dá uma vista de olhos neste comando do Linux: dd
Mais concretamente na capacidade que ele tem de colocar um disco inteiro com os bits a zero ou de escrever random nos sectores.
Fazes isto meia duzia de vezes e ficas, em principio, mais seguro do que apenas uma formatação.
A formatação apenas apaga os caminhos para os dados. Os dados ainda lá estão.

cumps

Já agora:
Código:
http://www.linuxquestions.org/questions/linux-newbie-8/learn-the-dd-command-362506/
 
Última edição:
Só para frisar que isto faz exactamente o que não é pretendido, que é apenas apagar a tabela de partições e não escrever por cima dos dados.


O comando dd como já foi referido, é simples e funciona. Lendo do /dev/zero ou do /dev/urandom para os mais paranóicos.
Também existe o comando shred que rescreve ficheiros ou devices exactamente para ser imposível de recuperar.

Depois há as ferramentas específicas, até dos próprios fabricantes dos discos, que estão incluídos em CDs de ferramentas como o UBCD, que são capazes de fazer o que o iwolf disse.
 
Procurei videos no youtube para o GParted e realmente o que faz é o mesmo que o Windows, apenas apaga a estrutura de directórios. Embora a pessoa em causa não vá tentar recuperar os dados.

iwolf a parte do "o disco ficou quase inutilizado a custa dos bad sectors que apareceram...." se vou vender o disco convem que esteja totalmente funcional. Se não arisco-me a ter problemas.

Será que o UBCD faz o trabalho sem problemas?
 
Sim, faz. Mas eu pessoalmente ficava-me correr "dd bs=1M if=/dev/urandom of=/dev/sdX" uma única vez. Basta ter um livecd de uma distro qualquer à mão.
 
Tenho uma para programação e uma pen onde instalei outra distro (modo live) para experimentar.

Não percebo esse comando mas tenho de ver.
 
Copia do /dev/urandom (dados aleatórios) para o disco que indicares. Em blocos de 1Mb de cada vez (mais eficiente que copiar um byte de cada vez).
 
Dados aleatórios. O /dev/urandom é um device cujo output é números aleatórios, portanto copiando daí estás a escrever coisas aleatórias no disco, em vez de ser só zeros por exemplo.
 
Também serve. A teoria é que apenas meter zeros no disco pode não impossibilitar a 100% a recuperação dos dados e tal, e os mais paranoícos escrevem dados aleatórios, várias vezes, mesmo que no fim se deixe a zeros.
Claro que hoje em dia, na prática nínguem te vai conseguir fazer nada ao disco, mesmo apenas com uma passagem de zeros.
 
Não sou paranoico a esse ponto, apenas quero o HD limpo de modo a que depois possa instalar um SO de fresco, sem ter de depois fazert uma formatação rápida
 
Se a ideia é formatar o disco na totalidade, sem grandes preocupações com segurança, até o Windows o faz. Tanto por ambiente gráfico (tira-se o visto da formatação rápida) como por linha de comandos (com o diskpart).
Mas costumo fazer como o Aparício disse: dd e está a andar ;)
 
Back
Topo