Programa para orçamentos

Skyl

What is folding?
Boas,

Em vez de andar com folhas A4 dentro de uma capa a fazer orçamentos para clientes, e para ter muito mais organização, alguém sabe de algum software, preferencialmente gratuito, que dê para o efeito e:

- Para cada cliente ofereça uma área de trabalho razoável (como o Word) para escrever à vontade dados do orçamento (produtos/preços) e eventualmente anexar alguns documentos (como fotografias ou PDFs);

- Seja possível a qualquer altura procurar pelo nome do cliente para filtrar os orçamentos existentes do mesmo;

- Tenha função de lembrete de alguma tarefa a fazer para determinado orçamento (algum telefonema por exemplo);

- Conseguir marcar estados para cada orçamento como por exemplo: "Concluído", "Vendido", "Pendente", "Aguarda resposta", etc.

Pensei no Excel mas no Excel não sei se dará para ter os tais lembretes nem se conseguirei grande área de texto para escrever à vontade bem como anexos (fotos/pdfs).
Access também talvez será demasiado complicado/complexo não?!

Por isso pensei que poderia existir algum software já mais próprio para o que quero e mais simples de utilizar.

Cumprimentos
 
Ou alguma alminha caridosa que consiga arranjar algum modelo do Access que me ofereça as funções pretendidas?
Já tentei googlar (mesmo antes de abrir o tópico), mas não encontro nada em específico para o que quero. Tive umas aulinhas de Access aqui há uns anos mas já não me lembro de como mexer com aquilo ao ponto de criar uma base de dados e interface para o que quero.
 
Isso em Gambas faz-se bem e existe - http://jsbsan.blogspot.pt/p/gestion-de-obras.html , na distro Flavitu 14-2 vem o cortes em PT (traduzido por mim) é um programa com base de dados física para pequenas lojas (lista de trabalhos e clientes, facturas preçário etc) na 14-1 tens o programa mas em Espanhol precisas de update para ter a versão pt . Eu estou a traduzir muitas das aplicações Gambas e faço algumas mas infelizmente ainda tenho poucos conhecimentos porque tenho de aprender totalmente sozinho e ainda por cima sou de humanidades por isso vou a pouco e pouco mergulhado em Inglês e Espanhol.

O Gambas é extremamente poderoso indicado precisamente para estas necessidades da minha experiência- o programa que tu precisas far-se-ia em meia tarde penso- verifica se o cortes te serve . Como dado extra o Julio Sánchez Berro que é o autor faz programas por encomenda também.

Deixo-te o blog do Flavitu com umas capturas e descrição do cortes - https://flavitu.wordpress.com/2015/01/05/cortes-0-2-6-muitas-e-novas-funcoes-no-programa-que-acompanha-o-flavitu/

O Gambas permite gestão de bases de dados .


Mas existe um problema o Gambas em WIndows não funciona a não ser numa VM.
 
Pois, vi logo que era só para unix, precisava mesmo era para Windows e para usar VM as máquinas em questão não irão conseguir aguentar com a VM a correr. Mesmo assim, obrigado pela resposta, parece ser interessante.
 
Back
Topo