1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

programa pra Mac similar ao AutoCAD do Windows!!?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Daft, 1 de Agosto de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 6577)

1. Boa tarde.
    Sou arquiteto e adquiri o MacBookPro, uso muito o AutoCAD e o 3D Studio Max.
    Mas não queria contaminar o Mac com o Windows para rodar esses programas, gostaria de saber qual o programa mais similar com o autocad e de facil manuseio (ja que terei que aprender tudo denovo, eu acho) para Mac??? E o 3D Studio Max existe para Mac?
    Agradeço desde já.

2. MJF

MJF Power Member

3. Voce usa ele?
    'e o melhor para desenho em 2D?? Tem como importar arquivos .dwg??
    e quanto ao 3D studio max sabe se existe para mac??
    desculpa o bombardeio de perguntas, muitas duvidas...
    Obrigado, abraço.

4. Romani48

Romani48 Power Member

sinceramente se era para usar esses programas não fez muito bem em ir para um mac..

na minha opinião não há programas @ mac que batam quer o AutoCAD quer o 3Dstudio Max... eu colocaria o windows em bootcamp..

5. Catacang

Catacang Power Member

Acho que existe o ArchiCAD para Mac, mas como não sou arquitecto nem percebo nada disto, não sei se é bom ou não.

Cumps.

6. xabita

xabita Power Member

Não há nenhum programa igual ao Autocad nem ao 3dmax. Ainda por cima com a capacidade de interação que esses programas têm entre si.

7. é, acho que ainda não vou conseguir me livrar do windows mesmo....
    ja que os programas que mais uso são o autocad e 3d studio max....
    e quanto a espaço de memoria na hd ocupa muito???
    obrigado
    abraço.

8. ebmac

ebmac Power Member

Não há????
    VectorWorks, muito superior ao AutoCad. Cinema 4D, muito superior ao 3D Max. Interagem os dois na perfeição (VectorWorks e Cinema 4D).
    Para além disso temos também o ArchiCad, que segundo muita gente (os que usam, obviamente) também é superior ao AutoCad.
    O AutoCad não está para o CAD como o Photoshop para a imagem. Há aplicações de CAD muito superiores ao AutoCad.
    Para 3D, já foi referida aqui no Techzone uma lista enorme de aplicações, é ir ao search.

9. rui_mac

rui_mac Power Member

Realmente o AutoCAD não é melhor que os outros. Apenas é mais antigo e definiu o standard de formatos de ficheiro.
    De facto, o AutoCAD até é bastante feio (opinião pessoal). Ver um desenho de AutoCAD é como estar a olhar para um jogo de Mikado espalhado numa ardósia. E ver as espessuras de linhas (e tracejados) codificados em cores (daí o Mikado) em vez de verdadeiro WYSIWYG é de doidos, agora que estamos no século XXI.
    Torna-se muito rápido de trabalhar quando o utilizador se habitua a usar a mistura (obrigatória) de comandos/opções de rato e teclado (e por ter um display tão básico).
    Mas não é o MELHOR programa de CAD.
    Quanto ao 3D Studio Max, é um bom programa de 3D mas também está longe de ser o melhor. Posso apontar vários defeitos a essa aplicação (sim, tenho-a instalada aqui no Mac, no Parallels e comecei a utilizá-la quando ainda nem era Max, no DOS).
    Por ser tão piratável tornou-se uma das mais utilizadas, criando assim uma user-base enorme. Por isso tantos a usam. Mas está longe de ser a mais intuitiva (principalmente quando comparada com outras) e a mais versátil.

Rui Batista

10. Romani48

Romani48 Power Member

sim.. de facto em 3D há, citando um exemplo, aplicações melhores.. Maya por exemplo.. mas o autocad, ainda que possa haver outros mais bonitos, com mais ou menos funções é preciso notar uma coisa:

O Hábito faz o Monge... e depois de muitos anos a trabalhar num Software é dificil saltar para outro e manter a mesma qualidade, ou melhorar.. isto também depende de pessoa para pessoa..

por norma, no meu caso pessoal, adapto me muito bem a novas experiências... mas em programas de CAD, nada me consegue substituir o AutoCAD

11. xabita

xabita Power Member

Trabalho com Autocad há 10 anos, e quando digo trabalhar é desenhar obras de grandes dimensões(edificios, caminhos de ferro, Auto-estradas,etc..) e não há outro programa como o Autocad, talvez o Microstation da Bentley, e nenhum deles existe para Mac.
    Quem souber mexer em Lisp e Vba e aplicar ao Autocad, o gajo até faz projectos sozinho.

Desenho técnico 2D não há como o Autocad, disso podem ter a certeza.

12. ruimoura

ruimoura Power Member

O Autocad é mais um standard que outra coisa, não o faz o melhor, e já não é a primeira vez que ouço dizer isso, eu que não percebo nada desse assunto.

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Gda mistura que aqui vai...
    AutoCAD e ArchiCAD são programas para propósitos diferentes para começar. Assim como VectorWorks, que tb é concebido para arquitectura (como archicad) ...

14. rui_mac

rui_mac Power Member

Eu compreendo perfeitamente que "o hábito faz o monge". Mas quando uma pessoa se recusa a experimentar outras ferramentas, nunca saberá se está a usar as melhores opções. Por vezes, há que tentar esquecer um pouco os "vícios" e tentar ver se há algo melhor.
    Conheço (demasiadas) pessoas que dizem que o Illustrator é o melhor programa de desenho vectorial que existe. Quando lhes pergunto que outros programas utilizaram, dizem que mais nenhum. O mesmo acontece com o CorelDraw (pausa para me agoniar um pouco e tentar conter um vómito). E com aplicações 3D então... ui, ui... quantos usam exclusivamente 3D Studio Max (sem terem experimentado outro) e juram a pés juntos que é o melhor.
    O problema com este tipo de utilizadores é que... "para quem só tem um martelo, tudo lhes parece um prego" ;)

Rui Batista

15. Romani48

Romani48 Power Member

concordo..
    mas posso te dizer que sei do que falo.. já testei outras ferramentas.. quando tirei o meu curso de computação gráfica, dei uns toques por um programa em linux... simplesmente nao me adaptava.. e sei que fazia tanto como o autocad (em termos do que eu usava e sabia usar na altura)

em termos de vectorial o illustrator foi mesmo dos ultimos que conheci :p gosto dele pela integração com o PS.. mas o inkscape para mim funciona muito bem.. :D

o 3D studio tem um bom concorrente a altura open source.. o blender... mas sinceramente não me dou com o bixo :x

16. Bacco

Bacco Power Member

Boas ... Eu já utilizei Autocad, Archicad e neste momento uso Vectorworks e posso dizer que este ultimo é o mais completo dos 3. É bom em desenho gráfico e MUITO BOM em 3D. É Possível fazer modelação pura de uma maneira extremamente fácil e intuitiva. Uso também o Cinema 4D mas nunca usei outro ... pelo que as pessoas dizem o 3D studio max também é muito bom mas é muito mais complexo.

Cumps

17. rui_mac

rui_mac Power Member

Sim, o 3D Studio Max é demasiado complexo. Desnecesariamente complexo na minha opinião.

Rui Batista

18. Opa, então pelo menos até eu encontrar esses programas e instala-los vou ter que colocar o windows agora a duvida seria: o que é melhor para colocar o windows, no boot camp ou com parallels??
    Agradeço a atenção.

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Se é para autocad e afins (nada que envolva 3D) o parallels/fusion chega perfeitamente, desde que tenhas muita RAM (mínimo 2GB). Para coisas mais pesadas e que precisem de gráfica recomendo seriamente o bootcamp. A performance não melhora muito, a nível de rapidez, mas tens a gráfica que faz muita diferença.

20. Neste último mês tenho acompanhado uns amigos meus topógrafos que me pediram para ir ver demonstrações de software vário de topografia e desenho. Actualmente são utilizadores de PC mas vão mudar para MAC e realmente devo dizer Vectorworks é o melhor principalmente para arquitectura! Archicad para mim é inferior ao Autocad mas se realmente quer uma ferramenta de de desenho e arquitectura não tenha dúvidas > VectorWorks (corre em MAC e PC) e pode-se sacar um demo para experimentar.

Partilhar esta Página