Programa Universal, multi plataformas

O que procuras chama-se RealBasic!
Fui ver o site e:
REALbasic Standard Edition is intended for students and casual developers who develop applications for their own use.
E pedem 400 EUROS pela Professional Edition?!?!?! 8|

Ok, isso assim com perl é a mesma coisa, tens de ter alguma coisa instalada no pc para poderes correr o programa.
Pelo menos tens de ter um sistema operativo :-P (lê novamente a minha explicação...)
 
Última edição:
Fui ver o site e:

E pedem 400 EUROS pela Professional Edition?!?!?! 8|


Pelo menos tens de ter um sistema operativo :-P (lê novamente a minha explicação...)

Eu tb curto bastante o Perl...

Mas para uma aplicação Multi-plataforma, com tempo de desenvolvimento curto, e boas possibilidades de expansão, só estou mesmo a ver o RealBasic.

PS.: Por um IDE Multi-plataforma, com direito a actualizações durante algum tempo (1 ano?), 400 eur até é aceitável!
 
Todas? where's the list? :-)
Assim, sem pensar mt, digo win 64/32 ; linux 64/32 ; Slaris OS ; Telemoveis :)
Não conheço assim mts liguagens de prog para programar para um telemovel :p

Tudo é fácil quando se sabe.
Nem sempre, eu programo em C, C++ e acho mt mais difícil do que java.

True: como só podes programar da forma que a Sun quer, não te podes enganar muito :-)
Discordo completamente, nada a ver mesmo. Se não quiseres usar a librarias da sun podes fazer tu proprio (que acho uma tolice)

Qualquer linguagem de programação actual disponibiliza 'paletes' disso.
paletes n é sinonimo de qualidade :D . Gosto particularmente do java, exactamente pela facilidade na documentação e tutoriais. Os tutorias da sun são mt fáceis de entender. E tens o forum da prorpia sun que obtens uma resposta quase instantaneamente

-------------------------


Voltando à origem do tópico: Tudo dependo do que vai ser o teu programa. Se for para aceder a base de dados e escrever qq coisa, o php serve. Agora se for para fazer um gui em condições e com algum grau de complexidade é mt melhor usar o java.

;) cumps
 
Última edição:
Se fores ao site ler... reparas que:

Tens um IDE para a tua plataforma (MAC / LINUX / WIN ).
Nesse IDE fazes a tua app.
No final fazes build, escolhendo qual ou quais a plataformas alvo.

De qq forma, estou a deixas aqui a minha experiencia com este IDE, que penso mtos desconhecerem.
 
Discordo completamente, nada a ver mesmo. Se não quiseres usar a librarias da sun podes fazer tu proprio (que acho uma tolice)
Objectos... eu estava a pensar em OOP... ;-)

Assim, sem pensar mt, digo win 64/32 ; linux 64/32 ; Slaris OS ; Telemoveis
Brincalhão :-P se não existesse para essas plataformas nem tinha razão para existir. Qualquer linguagem que seja multi-plataforma tem de suportar pelo menos essas que escreveste.

paletes n é sinonimo de qualidade
Claro que não. Repara: se instalares Perl tens toda a documentação disponível na máquina. 'perldoc xxxxxx' e tens lá tudo explicado 'tim-tim' por 'tim-tim'. Pessoalmente, penso que existem poucos livros (na casa das poucas dezenas de títulos) sobre Perl precisamente por isso: é que abater árvores para escrever em papel o que já tens no computador é um disparate ambiental (ora aí está mais uma razão: Perl é amigo do ambiente! :-) ) E depois, comunidades online (perlmonks.org, use.perl.org, ...) são inestimáveis.
 
Assim, sem pensar mt, digo win 64/32 ; linux 64/32 ; Slaris OS ; Telemoveis

Brincalhão :-P se não existesse para essas plataformas nem tinha razão para existir. Qualquer linguagem que seja multi-plataforma tem de suportar pelo menos essas que escreveste.
Perdão, nunca ouvi falar de perl para telemoveis :D (posso estar enganado)
e o mesmo para solaris tenho as minhas duvidas

Vou parar por aqui de escrever sobre isto, se n não saímos mais daqui :p
 
Perdão, nunca ouvi falar de perl para telemoveis
Não viste o link que eu coloquei, mas eu ajudo e coloco aqui:
Perl Ports (Binary Distributions)

Acorn | AIX | Amiga | Apollo | Apple | Atari | AtheOS | BeOS | BSD | BSD/OS | Coherent | Compaq | Concurrent | Cygwin | Darwin | DEC OSF/1 | DG/UX | Digital | Digital UNIX | DJGPP | DOS | Domain/OS | DragonFlyBSD | DYNIX/ptx | Embedix | EMC | EPOC | FreeBSD | Fujitsu | GNU Darwin | Guardian | HP | HP-UX | IBM | IRIX | Japanese | JPerl | Linux | LynxOS | Mac OS | Mac OS X | Macintosh | MachTen | MinGW | Minix | MiNT | MorphOS | MPE/iX | MS-DOS |/ MVS | NetBSD | NetWare | NEWS-OS | NextStep | NonStop | NonStop-UX | Novell | ODT | Open UNIX | OpenBSD | OpenVMS | OS/2 | OS/390 | OS/400 | OSF/1 | OSR | Plan 9 | Pocket PC | PowerMAX | Psion | QNX | Reliant UNIX | RISCOS | SCO | Sequent | SGI | Sharp | Siemens | SINIX | Solaris | SONY | Stratus | Sun | Syllable | Symbian | Tandem | Tivo | Tru64 | Ultrix | UNIX | Unixware | VMS | VOS | Win32 | WinCE | Windows 3.1 | Windows 95/98/Me/NT/2000/XP | z/OS

No known ports for: Inferno | OS1100 | PalmOS | PRIMOS | VxWorks
Não vês aí nenhuns sistemas que 'cheirem' a telemóveis? sei lá... Symbian por exemplo.

Vou parar por aqui de escrever sobre isto, se n não saímos mais daqui
Bom, não entendo isto como uma disputa Perl vs Java. Só estou a tentar desconstruir alguns mitos em torno do Perl e, se possível, ensinar alguma coisa. Bem sei que Perl não se ensina na escola, que Java 'rules' e outras coisas dessas. Tenho a noção exacta da capacidade que a Sun tem para promover comercialmente a sua 'menina dos olhos' e da incapacidade que a Perl Foundation tem para fazer o mesmo. Mas o facto de a Sun ter dinheiro para promover cursos, certificações, etc, em torno de uma linguagem de programação, não faz dessa linguagem _A_ ferramenta ideal para resolver problemas.

É evidente que, se na escola se 'empurra' Java pela goela abaixo e no mercado se faz a mesma coisa, a ferramenta ideal tende a ser Java. Todas as outras opções tendem a ser menorizadas - ou porque não têm certificações (curiosamente criadas pelas empresas que promovem as ditas ferramentas), ou porque não são cool, ou porque não são 'puras' no sentido da programação orientada a objectos (como se o Java o fosse....), etc e tal. Tudo isto são balelas que a Sun precisa de empurrar para vender o seu produto. Exactamente como faz a Microsoft com o .net (mas esta com mais dinheiro e mais agressividade).
 
Última edição:
Existe também um que ainda não falado aqui que é o Adobe AIR. Para quem deseja desenvolver para desktop e tenha conhecimentos de AJAX/Flash/Flex esta plataforma é totalmente grátis.
 
Obrigado a todos pelas vossas sugestões.

Das vossas sugestões vou tentar saber:
Java - Se existe forma de correr a aplicação sem ser necessário o utilizador ter o java instalado, ou seja ter o java logo na pen. Como pouco ou nada sei de mac, se o programa seria o mesmo quer para um sistema ou para outro.

Perl - Não conheço nada de Perl, tenho de ver como funciona o Perl. E pelo que já foi aqui dito parece que será um executável que irá funcionar em qualquer um dos SO's que pretendo sem o utilizador ter a necessidade de instalar algo que possa faltar.

RealBasic - Gostei do que vi nos videos e realmente parece ser o que preciso.

Adobe AIR
- Também gostei doq eu vi nos videos e no site. Não conhecia, vou investigar.

HTML + PHP + MYSQL - Tenho de ver se existe forma de correr o servidor e os serviços a partir da pen para os diferentes SO's.





Mais uma coisa a acrescentar ao primeiro tópico:

Tempo, à partida não é um problema, a não ser que não conheça a linguagem e esta for de dificil aprendizagem.





Às dúvidas que aqui apresentei neste post não hesitem em ajudar se souberem.

Mais uma vez, obrigado.
 
Existe também um que ainda não falado aqui que é o Adobe AIR. Para quem deseja desenvolver para desktop e tenha conhecimentos de AJAX/Flash/Flex esta plataforma é totalmente grátis.
Tanto quanto julgo saber, isso é software ainda em fase 'instável'.
 
Tanto quanto julgo saber, isso é software ainda em fase 'instável'.

Em versão beta sim, mas para quem quer começar a aprender a desenvolver em AIR, visto a versão 1.0 sair no início de 2008, quanto mais cedo começar melhor.
As APIs estão praticamente definidas por isso pouco do código terá de ser adaptado quando sair a versão definitiva.
 
Voltando ao JAVA, andei a pesquisar e não encontrei a informação pretendida.
Imaginemos o seguinte cenário: Utilizador não tem o JAVA instalado nem pode instalar.
Pergunta: É possivel ter o java junto com o programa.

Relembrem-se que o programa é para correr a partir de uma pen.

Obrigado
 
Back
Topo