Programação,3G,BootCamp !

c0smic

Membro
Olá galera do forum,tenho algumas dúvidas sobre o sistema operacional Mac OS X Leopard,estou pensando em comprar um Macbook,e gostaria de saber se tem como programar em perl no Mac OS X Leopard ? Tambem gostaria de saber se é possivel acessar 3G do MacBook e por ultimo,gostaria de saber mais sobre o bootcamp,pelo oque eu entendi,ele particiona o hd e faz uma imagem .iso dos drivers do Macbook,então tenho uma dúvida não seria possivel instalar direto do cd sem utilizar o boot camp,so colocando o cd do sistema operacional no leitor,e dar o boot,e os driver procurar na net,creio que não seja muito dificil de achar os drivers da intel x3100,acho que o mais dificil seria o do som né,mais o linux detecta a maioria das placas de som..

Mais eu so iria retirar o sistema Mac OS,caso ele não desse suporte a 3G e não fosse possivel programar em Perl nele,e o sistema substitu que eu iria colocar seria o Linux,acho que o Slackware ou Ubuntu..

Bom é isso,agradeço desde já.

Obs:Ouvi dizer que o Mac OS X Leopard,é praticamente um novo na familia dos unix,se for to no céu.
 
Uma série de perguntas pertinentes... mas desarrumadas

1 - Programas em perl usando um editor de texto... ou o ambiente de programação gratuito XCOde... O proprio Leopard já tem a opção de instalares o Apache como servidor de web (vem no dvd), com as extensões todas para o perl (creio eu...senão tiver está tudo na net) para testares as aplicações
2- 3G estamos a falar de acesso banda larga móvel? isto depende das placas de rede que o teu operador fornece. Cá em PT são todas plenamente suportadas.
3- O bootcamp prepara-te o computador para instalares o windows, mas não te instala o mesmo... depois de correres o bootcamp precisarás do cd do sistema operativo que desejas instalar para que este corra e instales o pretendido. a "iso" criada que exige mesmo um cd para gravares- ele não cria uma "imagem"... apenas tera as melhores drivers do mundo feitas para o teu computador, com 99% garantia de funcionarem.
Quanto ao linux passa pelos foruns da release que pretendes para ver qual o grau de sucesso de instalação... no ubunto por exemplo há uma secção dedicada a macusers só para isto, com manuais de instalação e afins.
4- O mac OSX (independentemente do nome do gato) é suportado em FreeBSD que é derivado do UNIX. Comporta-se como um unix, tens a linha de comandos (terminal) como um unix, e inclusivamente pode usar aplicações suportadas no X (servidor de visualização). Apenas não corre directamente uma aplicação compilada para ou outro "sabor" de unix, mas isso nem acontece no mundo do linux, sendo necessário pacotes específicos para cada release.
 
Back
Topo