Programação Andoid

Expertinfo

Power Member
Bom dia,
Pretendo desenvolver uma aplicação para Android. Ja tenho a ideia e o plano para concretizar a mesma.
Nunca o fiz antes, mas ultimamente venho pensando seriamente nisso, como tal gostaria da vossa opinião sobre esta temática, nomeadamente:
- O que é necessário para programar uma aplicação para Android.
- Como colocar a mesma disponível no Google Market/Play.
- Quais o IDE's de desenvolvimento e linguagens de programação mais adequados. Quer para aplicações empresariais/pessoais ou mesmo jogos.
- E sistemas de gestão de BD?
- Onde posso encontrar boa documentação?

Posteriormente pretendo desenvolver um jogo (pois as ideias eu tenho-as, agora falta um pouco de tempo e saber as melhores praticas para o fazer).

Preciso de feedback.

Agradeço a partilha de conhecimento.
 
Precisas de saber Java para programar nativamente, embora existam bibliotecas que permitem programar noutras linguagens (por exemplo, o kivy em Python).

O Eclipse é um bom IDE para o desenvolvimento, porque tem ferramentas especializadas e integração com o emulador.

O Android tem suporte nativo para SQLite.

Podes começar por ir ao site developer.android.com, e ver os conselhos e material de aprendizagem que eles oferecem, incluindo tutoriais, exemplos de programas e informação sobre distribuição de aplicações.
 
Quanto à outra pergunta, para te registares na Play Store precisas de desembolsar 20$ pelo google checkout para criares a conta de developer, e se quiseres vender apps ainda tens que criar uma conta merchant e registares os dados do teu banco. Depois é muito fácil inserir a app.
 
Precisas de saber Java para programar nativamente, embora existam bibliotecas que permitem programar noutras linguagens (por exemplo, o kivy em Python).

O Eclipse é um bom IDE para o desenvolvimento, porque tem ferramentas especializadas e integração com o emulador.
O Android tem suporte nativo para SQLite.
Podes começar por ir ao site developer.android.com, e ver os conselhos e material de aprendizagem que eles oferecem, incluindo tutoriais, exemplos de programas e informação sobre distribuição de aplicações.

Sim, apesar de trabalhar com a plataforma .NET, tenho conhecimentos de Java. Agora a questão do IDE, estou muito mais familiarizado com o Netbeans, já estive a ver, e existem bons plugins para SQLite. No que diz respeito ao Android...será o Java ME?, mas como plugin vi qualquer coisa. A minha versão é o 7.2.1.

E relativamente aos desenvolvimento de Jogos para Android? Esse é o meu grande desafio!! :)

Já agora, quais as melhores praticas, e ao nivel de arquitetura como desenvolver...? Ha diferenças entre Tablet ou Smartphone?
 
Eu sei muito pouco de Android, estou a aprender. Nunca trabalhei com Netbeans, não sei que ferramentas existem para Android. Tenho usado o Eclipse e é muito cómodo a nível de code completion, imports automáticos, definir breakpoints no código para usar quando corre o emulador... sobre jogos não sei nada.

Em relação a melhores práticas, há páginas dedicadas a isso no link do meu comentário acima, mas não as li.
 
Aconselho o Eclipse, pois com o adt (plugin) este faz tudo e mais alguma coisa de forma automática.
Duas ferramentas que achei essenciais para começar, para alem do site do developer que o nfk mostrou, foi os livros da Apress (http://www.apress.com/mobile/android) Penso que até têm alguns quanto a jogos ;)
Quanto ao IDE e configurações do environment, basta seguir os tuts no site ou livros.

edit: Beginning Android Games http://www.apress.com/mobile/android/9781430246770
 
eu tou a aprender umas coisas de programaçao e android e uso o eclipse e recomendo sem duvida o eclipse com os plugins...ate se quiseres programar em java recomendo o eclipse o net beans ja esta um bocado batido mas nao deixa de ser bom

abraço
 
Back
Topo