Programação de GUIs em windows

Neojag

Power Member
Boas!
Tenho utilizado delphi/lazarus para programar aplicações que necessitem de GUIs. No entanto, não gosto por aí além da linguagem que eles usam (FPC, baseado em Object Pascal), tenho maior preferência e à vontade por C/C++ (de que tenho bastante mais experiência, nomeadamente de programar microcontroladores). Sei que o Visual Studio da microsoft tem boas aplicações para tal, e sei que Visual C# tem um constructor de forms decente, mas ainda não consegui perceber se o Visual C++ tem a mesma coisa. Basicamente o que procuro é uma solução para programar GUIs em windows mas com o poder do C/C++ como linguagem. Pelo que estive a ler, tanto o Visual C# como o Visual C++ compilam para CIL e os programas são quase como interpretados pela .net framework. Existe alguma solução aprazível que compile directamente para código máquina (sem estar a criar os forms à mão com mfc ou semelhante).

Agradeço bons conselhos :D
 
Pelo que percebi queres criar uma GUI à mão, sem a ajudo do compilador...

Para isso tem a enorme API da Microsoft para fazer isso.
Quanto à maneira de programar através desta API posso dizer que se torna um bocado chata e por vezes um pequeno pormenor provoca comportamentos inesperados.

Para referencia (muito completa) aconselho-te a fazer o download do Platform SDK em http://www.microsoft.com/downloads/...43-E24F-4EA3-A93E-40C0EC4F68E5&displaylang=en
 
Não, pretendo criar a GUI graficamente (como em Delphi, ou Lazarus), mas utilizar como linguagem de suporte um C ou C++. E se possível compilar a aplicação sem ser para a plataforma .net.

Já que estamos nisto, que acham da plataforma .net como runtime de aplicações actuais? Perde muito em performance em relação a compiladores habituais?
 
Quanto ao .NET a experiência que tenho foi de alguns trabalhos muito básicos, um projecto acabado e estou agora a fazer outro projecto (6 semanas para terminar :cool:), tudo em C#.

Quanto à performance o que posso dizer é que os programas demoram mais tempo a abrir mas depois disso são bastante estáveis.

A coisa que mais gostei de programar em C# foi o compilador quase nunca tenho de carregar mais de 4 ou 5 teclas para introduzir aquilo que quero já que a função de auto-complete está muito boa, permitindo também que com um só click possa mudar o nome de uma variável em todo o código (coisa que faço muitas vezes) entre outras coisas, claro.

Agora o assunto inicial, tinha-me esquecido que já fiz um projecto em C++ em que desenhava a GUI graficamente e na altura usei o Visual C++. Mas para poder desenhar a GUI tinha que usar uma "Plataforma" CLR que, não tenho a certeza mas acho que, fazia a ponte para o .NET.
 
A coisa que mais gostei de programar em C# foi o compilador quase nunca tenho de carregar mais de 4 ou 5 teclas para introduzir aquilo que quero já que a função de auto-complete está muito boa, permitindo também que com um só click possa mudar o nome de uma variável em todo o código (coisa que faço muitas vezes) entre outras coisas, claro.

Isso não será do compilador, será do IDE ;)
 
Back
Topo