1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programação de GUIs em windows

Discussão em 'Programação' iniciada por Neojag, 30 de Maio de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 746)

  1. Neojag

    Neojag Power Member

    Boas!
    Tenho utilizado delphi/lazarus para programar aplicações que necessitem de GUIs. No entanto, não gosto por aí além da linguagem que eles usam (FPC, baseado em Object Pascal), tenho maior preferência e à vontade por C/C++ (de que tenho bastante mais experiência, nomeadamente de programar microcontroladores). Sei que o Visual Studio da microsoft tem boas aplicações para tal, e sei que Visual C# tem um constructor de forms decente, mas ainda não consegui perceber se o Visual C++ tem a mesma coisa. Basicamente o que procuro é uma solução para programar GUIs em windows mas com o poder do C/C++ como linguagem. Pelo que estive a ler, tanto o Visual C# como o Visual C++ compilam para CIL e os programas são quase como interpretados pela .net framework. Existe alguma solução aprazível que compile directamente para código máquina (sem estar a criar os forms à mão com mfc ou semelhante).

    Agradeço bons conselhos :D
     
  2. acfryx

    acfryx Power Member

    Pelo que percebi queres criar uma GUI à mão, sem a ajudo do compilador...

    Para isso tem a enorme API da Microsoft para fazer isso.
    Quanto à maneira de programar através desta API posso dizer que se torna um bocado chata e por vezes um pequeno pormenor provoca comportamentos inesperados.

    Para referencia (muito completa) aconselho-te a fazer o download do Platform SDK em http://www.microsoft.com/downloads/...43-E24F-4EA3-A93E-40C0EC4F68E5&displaylang=en
     
  3. Neojag

    Neojag Power Member

    Não, pretendo criar a GUI graficamente (como em Delphi, ou Lazarus), mas utilizar como linguagem de suporte um C ou C++. E se possível compilar a aplicação sem ser para a plataforma .net.

    Já que estamos nisto, que acham da plataforma .net como runtime de aplicações actuais? Perde muito em performance em relação a compiladores habituais?
     
  4. RADguy

    RADguy Power Member

    Olá,

    Já experimentastes o C++ Builder?
     
  5. acfryx

    acfryx Power Member

    Quanto ao .NET a experiência que tenho foi de alguns trabalhos muito básicos, um projecto acabado e estou agora a fazer outro projecto (6 semanas para terminar :cool:), tudo em C#.

    Quanto à performance o que posso dizer é que os programas demoram mais tempo a abrir mas depois disso são bastante estáveis.

    A coisa que mais gostei de programar em C# foi o compilador quase nunca tenho de carregar mais de 4 ou 5 teclas para introduzir aquilo que quero já que a função de auto-complete está muito boa, permitindo também que com um só click possa mudar o nome de uma variável em todo o código (coisa que faço muitas vezes) entre outras coisas, claro.

    Agora o assunto inicial, tinha-me esquecido que já fiz um projecto em C++ em que desenhava a GUI graficamente e na altura usei o Visual C++. Mas para poder desenhar a GUI tinha que usar uma "Plataforma" CLR que, não tenho a certeza mas acho que, fazia a ponte para o .NET.
     
  6. Neojag

    Neojag Power Member

    Isso não será do compilador, será do IDE ;)
     
  7. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    Boas, se puderes e te sentires à vontade, utiliza Visual C#.
     
  8. acfryx

    acfryx Power Member

    Tens toda a razão, my mistake... ;)
     

Partilhar esta Página