Programação de Jogos

E eu não tenho possibilidades de "apostar às cegas" e ir à toa para o estrangeiro para tentar pertencer a uma empresa de jogos..além de que tudo o que sei aprendi por esforço meu (e umas quantas dicas dum antigo stor meu ganda maluco eheh) por isso n tnh nenhum "papelinho" escrito a dizer q sei fazer o q sei.
Por estes motivos ek quem segue estudos, tambem não vão para estas areas informaticas..apesar de muitos gostarem, seguem areas diferentes, mais oportunistas devido a ninguem kerer pegar em programaçao de jogos/utilitários em Pt.

Espero q mts reflictam sobre isto e q tentassem fazer ver as coisas pelo lado correcto

Abraço pessoal

Sem papelinho é complicado.
Programar exige competência... há prazos a cumprir e as coisas têm que sair bem feitas, especialmente no que tu procuras, programação de jogos e utilitarios. Não me parece que uma empresa vá atribuir um cargo de responsabilidade e que exige bastantes conhecimentos a uma pessoa que diz que sabe.
Se não tens formação nenhuma, penso que em termos de emprego, dificilmente irás além dos websites.

Mas isto é so a minha humilde opinião... não me parece que actualmente uma pessoa que diz que sabe consiga competir em termos de emprego com um licenciado.
 
E achas que isso é bom?
O que se quer é fazer o máximo com mínimo de esforço. De qualquer maneira, infelizmente hoje em dia o que se usa mais aínda é C++ e directX/OpenGL.

Existem formas de fazer o "máximo" com o mínimo de esforço. Podes recorrer ao XNA, podes usar programas de autoria tipo o Flash ou o Director... a questão aqui é q isso não será bem o máximo! para teres performance, tens mesmo de recorrer a C++... é simples, quanto mais controlo tiveres sobre o processamento, mais optimizado poderá ficar o código e, vai por mim, isso é fulcral.
 
Última edição:
Sem papelinho é complicado.
Programar exige competência... há prazos a cumprir e as coisas têm que sair bem feitas, especialmente no que tu procuras, programação de jogos e utilitarios. Não me parece que uma empresa vá atribuir um cargo de responsabilidade e que exige bastantes conhecimentos a uma pessoa que diz que sabe.
Se não tens formação nenhuma, penso que em termos de emprego, dificilmente irás além dos websites.

Mas isto é so a minha humilde opinião... não me parece que actualmente uma pessoa que diz que sabe consiga competir em termos de emprego com um licenciado.

Exacto eu concordo ctg.
Eu de momento tenho o 12º completo na área de informatica, mas nem sequer quis seguir para a frente, tambem pq necessitava começar a trabalhar pois tinha q me começar a orientar da vidinha. Vou tirar daqui a uns tempos um curso t4 em algo que tenha a ver com a informática..tive a ver 1 vez...curso de multimedia e mais nao sei o q...afinal qd fui ver era de criaçao de web sites (acabei por nao me inscrever lol)

Em termos de competiçao, o argumento q apresento é: Eu talvez faça o q eles fazem (atençao, talvez lol) sok..eu faço a 30 à hora..eles fazem a 300!!
Tambem devido a falta de practica minha, pq eu mantenho contacto com 1 antigo stor meu q da aulas na universidade de momento..mas devido ao meu horario de trabalho, outros assuntos meus e computador estragado em casa nao tenho tempo para me por a programar, o que nao me permite ter cabeça para avançar com certos projectos úteis e engraçados q tenho por aqui...

Também pq nós, programadores de fim de semana, ou curiosos e amigos da programaçao desenvolvemos apenas aquilo que mais nos interessa e faz falta nos nossos objectivos...enquanto q eles na universidade teem q se generalizar no assunto.

Em termos de papelinho...eu nao me posso dar ao luxo, mas conheço pessoas q talvez gostariam de ser os investidores/financiadores de alguns projectos...não tenho é tempo nem muita motivaçao para os terminar :S

abraço
 
Última edição:
Desculpa lá, mas não consegui ler a partir daqui...

Como já disseram, ambições não falta. Ambições... porque conhecimento para saber o esforço e recursos que são necessários para desenvolver um jogo, nem vê-lo.
Então se for a 3D e envolver interacção física, é para esquecer!

Desculpa lá contrariar-te mano mas enganaste redondamente.
Conheço pessoas barras em variadas linguagens de programaçao. Aplicam bem a física e a matemática nos projectos. Dão-lhe bacano em 3d, apesar de terem algumas limitaçoes claro.
O problema é: gostam disto..mas não apostam. deixam-se ficar pelos projectos acabados q teem por la..q mais cedo ou mais tarde sao apagados, divulgam algumas coisas uns pelos outros..e quando xega a segunda-feira, toca a ir trabalhar.
Alguns tambem nao trabalham e o paizinho financia tudo aos meninos..e teem entao mais tempo para aprender mais qlq coisinha..mas nao aproveitam o q sabem e as capacidades financeiras q teem :S

Eu nao estou nem quero criticar ninguem neste forum ou visitantes, apenas tento exprimir a minha opiniao e espero q futuramente seja mais facil apostar neste ramo em Pt :)

abraço
 
Desculpa lá, mas não consegui ler a partir daqui...

Iss do notepad ñ ker dizer nd.. 1º pk apesar d o window$ ñ ser um OS de jeito pa programar, ele so tava a falar d tomar notas e é pa isso k serve o notepad.. 2º Pk eu no 1º trabalho prático do 1º ano da univ, apesar de fortemente criticado por todos (incluindo o stor k avaliou o trabalho) escrevi todo o código no notepad e tive 19 :P Eu sei k era Haskell e cm 1º trabalho anual n era tao exigente, ms n deixa de ser 1 boa nota, a melhor k tive até agora :P

Um bom programador programa com o k tiver à mão.. na altura só tinha Win, e na ausência de melhor, olha..:-D
 
Tive a ler algumas replies aqui e não digo que seja impossível de trabalhar em Portugal como um programador, o ramo de criação de jogos em Portugal e muito atrasado e tem menos probabilidades de ganhar fama do que noutro pais.

Eu tenho alguma experiência na criação de jogos (não-comerciais) e de alguns mods, mas o meu papel e de 3D modeler, um jogo e constituído por muitas partes e membros, num jogo não tens que fazer programação, eu sei umas coisas básicas de C++ mas nunca me interessou muito, eu prefiro fazer a parte artística de um jogo.

Um conselho, é que não sejam tão ambiciosos, é praticamente impossível criar um MMORPG sem experiência no ramo, comecem por trabalhar num mod e façam aquilo que gostarem mais.

Criar jogos nem sempre custa "milhares e milhares" há boas alternativas grátis.

Se estiverem interessados em saber mais sobre o assunto podem ler este guia (em inglês):

http://www.jeffgreen.f2s.com/Assyria/IndyGameDevelopmentGuide_V002.pdf

Dá-vos uma pequena ideia no que e necessário para criar um jogo. ;)
 
Existem formas de fazer o "máximo" com o mínimo de esforço. Podes recorrer ao XNA, podes usar programas de autoria tipo o Flash ou o Director... a questão aqui é q isso não será bem o máximo! para teres performance, tens mesmo de recorrer a C++... é simples, quanto mais controlo tiveres sobre o processamento, mais optimizado poderá ficar o código e, vai por mim, isso é fulcral.

Lol. Obvio que a optimização é um ponto fulcral do desenvolvimento.
Estava apenas a referir-me à questão do "ah, C é que é bom porque é lixadíssimo e precisas de 500 linhas de código para fazer o mesmo que se calhar fazias com 100 noutra linguagem qualquer".

Basicamente, é a cena de acender uma fogueira com um isqueiro vs. choque de duas pedras :lol:

De qualquer maneira, já foi referido aqui que actualmente, o mais usado continua a ser o C++.

E por aqui me fico, visto que esta não é bem a minha área, apesar de já ter desenvolvido dois joguitos em C++/OpelGL para cadeiras da faculdade.
 
Iss do notepad ñ ker dizer nd.. 1º pk apesar d o window$ ñ ser um OS de jeito pa programar, ele so tava a falar d tomar notas e é pa isso k serve o notepad.. 2º Pk eu no 1º trabalho prático do 1º ano da univ, apesar de fortemente criticado por todos (incluindo o stor k avaliou o trabalho) escrevi todo o código no notepad e tive 19 :P Eu sei k era Haskell e cm 1º trabalho anual n era tao exigente, ms n deixa de ser 1 boa nota, a melhor k tive até agora :P

Um bom programador programa com o k tiver à mão.. na altura só tinha Win, e na ausência de melhor, olha..:-D

Dude, queres um conselho? Não vás por esse caminho.

Por alguma razão existem ide's que te gerem os projectos e te facilitam a vida. Não existem só para fazer efeito. Existem, porque chega a uma altura (e basta um projecto insignificante) em que trabalhar com um editor básico acabar por ser só para ser diferente.

Lembro-me de muita gente desenvolver em editores do mais rasca que há, só para mandarem cenário :lol:

Ou programas com redirecionamento por pipe (é uma piada, para quem perceber) ou então usa os editores que existem nós só para nos facilitarem a vida, mas porque em projectos que sejam dignos de serem chamados assim, são cruciais para aumento de produtividade.
 
Eu vi tb.

Boas. Eu por acaso tb m lembro dixu e ainda ha pouco comentei ixu km um migu... Mx tb nunca mais s soub nada... Mx s bem m lembro, n era uma imagem fixa. Via-s mxm um trexo do jogo... Mais alguem viu? Ja vao mais d 3 anos, plo menx... Loool, eu ainda n m tinha enforcado...
 
Boas. Eu por acaso tb m lembro dixu e ainda ha pouco comentei ixu km um migu... Mx tb nunca mais s soub nada... Mx s bem m lembro, n era uma imagem fixa. Via-s mxm um trexo do jogo... Mais alguem viu? Ja vao mais d 3 anos, plo menx... Loool, eu ainda n m tinha enforcado...
pitax esxritax rulex..

isto é um forum, não um telemovel.
 
Apesar de programação ser uma area em informatica que menos aprecio, tenho em mente que se, se continuar a pensar que em portugal nao dá, e dificil, bla bla bla... nunca se vai a lado nenhum, para se ter uma coisa... as pessoas teem de se mexer, de lutar por ela... e nao esperar que apareça... 1º podia-se ir fazendo algo, como hobbie e sem pressas, depois inovando...

alem disso para se desenvolver uma game, nao e so programacao... á a parte tb mto importante, a parte grafica... e outras... e nessas ja me interresso.

A ideia que tenho em Mente é Criar "um jogo" que tivesse conectividade há internet (ou seja, entre outras coisas ia ser necessario um servidor , mas acho que isso era o menos) mas isso ja era uma maneira de divulgacao... Nem que se desemvolve-se um game tipo Race online ... (estilo players Vs players) quem ganhase, ganhava "Gito" que podia gastar a equipar o seu bolide... Bem acho que pelo menos dei a minha opiniao e ideia... Se ouve-se programadores interressados e ou pessoas interressadas... devo estar a sonhar, mas se nunca se tentar nada, acho que é pior ainda... o youtube nasceu do nada e agora e o que... a microsoft... etc etc...

PS: Detesto jogos java ou algo do tipo... acho que isso e mm a portugues... pouco trabalho, e nada de inovador... se, se vai fazer uma coisa.. que ela seja inovadora... senao esta-se sempre atras dos outros!


PS: Agora nao me recordo do link, mas sei e li um jogo criado em portugal, era de estrategia (estilo Age Of Empires) mas na epoca medieval, e ate foi comercializado, quando me lembrar do link ou perg ao meu prof eu meto aqui ^^
O jogo era Portugal á conquista de Soure 1111 eu tenho o jogo e ta muito fixe quase melhor que o age of empires..... eu inda vou partilhar o jogo para as pessoas terem conhecimento do que se faz em portugal, á i o jogo e super barato eu comprei coma visão por 4 euros...Vale bem apena!!
 
Back
Topo