Programação de Robot - Robotica 2008 - Aveiro

Psycop

I fold therefore I AM
Boas venho aqui perguntar se algum user do forum já participou neste projecto, ou programou um microcontrolador de um robot.

O microprocessador é o PICAXE X28, e pode ser programado em Visual Basic, mas tambem tem um programa dedicado a programação, mas no entanto a base é Visual Basic.

Se alguem já tiver experiencia nesta area que me dee uma ajuda, apesar de eu ja ter ido á edição do ano passado, e a qual deu para evoluir bastante, este ano gostaria de melhorar ainda mais.

Se alguem for á edição de este ano em Aveiro que avise para nos podermos encontrar por lá.

Psycop.....
 
Eu já programei esses microcontrolador na Robótica 2006 e na RoboParty 2007, acho que te posso ajudar.

Só uma pequena correcção não é Visual Basic é Basic com algumas (muitas) alterações.

Que tipo de ajuda é que queres?
 
Eu já programei esses microcontrolador na Robótica 2006 e na RoboParty 2007, acho que te posso ajudar.

Só uma pequena correcção não é Visual Basic é Basic com algumas (muitas) alterações.

Que tipo de ajuda é que queres?

Se me puderes fornecer links de sites ou nomes de manuais, ou ficheiros que contenham muita informação como programar este controlador.

É basicamente isso, e posteriormente se tiver alguma duvida no codigo postarei aqui para me poderem ajudar..

Psycop
 
Tudo o que aprendi foi com o manual do Picaxe (podes fazer download no site) que explica tudo muito bem, avisando até onde que podem surgir erros usando determinada instrução.

A programação do Picaxe é bastante fácil por isso acho que o manual chega, se já conheceres uma linguagem de programação torna-se quase estúpido programar aquilo, o único problema que podes ter não vai estar relacionado com a programação mas sim com a precisão dos motores, sensores, etc..., o que te vai obrigar a inventar algoritmos para combater essa imprecisão, mas isso não é bem um problema mas sim o que torna fixe o trabalho, isto é, fazer a ponte entre o hardware e o software.
 
Que tipo de informação? Se quiseres informação sobre regras, inscrições e outros, é melhor veres os sites dos concursos...

EDIT: até ao dia 22 deste mês podem inscrever-se na Roboparty 2008 em http://www.roboparty.org.
 
Última edição:
Que tipo de competição é essa onde entram esses robots?

não sei em que precisas de ajuda para a competição, se eu puder ajudar, mas aviso já que não sei usar o vbasic nem gosto

durante os últimos 5 meses desenvolvi um controlador, e programei acções básicas de movimento em object pascal para um robot de tracção diferencial

o ano passado tb participei no robotica 2007 na competição de condução autónoma, mas este ano não vai dar pra participar nessa

por outro lado no robótica 2008 vou participar na de futebol robótico uma vez que estou a desenvolver algoritmos de localização para os robots da minha equipa, a ver vamos como vai correr
 
A minha equipa este ano vai entrar na modalidade de busca e salvamento, ou seja o robot tem que seguir uma linha preta como trajecto e efectuar determinadas acções dependendo dos obstaculos que encontar pela frente.
 
A minha equipa este ano vai entrar na modalidade de busca e salvamento, ou seja o robot tem que seguir uma linha preta como trajecto e efectuar determinadas acções dependendo dos obstaculos que encontar pela frente.


parece simples (pra mim, acho eu)

no programa que eu fiz, o robot andava numa fabrica com a forma de um H, tinha 4 postos em cada um dos cantos da fábrica (pontas das pernas do H), tu não precisas de ligar a isso, mas no meu caso o robot sabia onde estava por odometria (movimento das rodas)

então como aquilo ganha imenso erro, o robot perdia-se a dada altura, a solução foi usando um sensor como o que tu vais usar e uns sinais em forma de T actualizar a posição do robot quando ele encontra-se um dado T (tendo em conta que era conhecida essa posição)

no teu caso é mais fácil, ele apenas segue a linha certo? que usas infravermelhos? camara? webcam?


a melhor maneira seria criar um array com uma imagem da linha que o robot vê, e tentar manter o robot paralelo a essa linha e centrado, isto são bitaits, pois não faço a mínima daquilo que dispões pra trabalhar
 
parece simples (pra mim, acho eu)

no programa que eu fiz, o robot andava numa fabrica com a forma de um H, tinha 4 postos em cada um dos cantos da fábrica (pontas das pernas do H), tu não precisas de ligar a isso, mas no meu caso o robot sabia onde estava por odometria (movimento das rodas)

então como aquilo ganha imenso erro, o robot perdia-se a dada altura, a solução foi usando um sensor como o que tu vais usar e uns sinais em forma de T actualizar a posição do robot quando ele encontra-se um dado T (tendo em conta que era conhecida essa posição)

no teu caso é mais fácil, ele apenas segue a linha certo? que usas infravermelhos? camara? webcam?


a melhor maneira seria criar um array com uma imagem da linha que o robot vê, e tentar manter o robot paralelo a essa linha e centrado, isto são bitaits, pois não faço a mínima daquilo que dispões pra trabalhar

Eu tenho um sensor de pista, que é basicamente uma placa com 3 leds, em que o do meio le a cor e os dos lados leem outra, ou seja os dos lados nunca podem ler a mesma cor do do meio, seguindo assim a pista.

Disponho de um sensor de toque, um sensor de distancia e um sensor de cor.
 
Eu tenho um sensor de pista, que é basicamente uma placa com 3 leds, em que o do meio le a cor e os dos lados leem outra, ou seja os dos lados nunca podem ler a mesma cor do do meio, seguindo assim a pista.

Disponho de um sensor de toque, um sensor de distancia e um sensor de cor.

ou seja, o do meio lê a linha preta(chamemos-lhe preto), e os outros o branco(ou outra cor, chamemos-lhe brancos) adjacentes

quando por exemplo o branco da direita vê algo que não é branco e o da esquerda vê o branco o robot deve rodar um pouco pra esquerda, e no caso contrario pra esquerda, usando o preto pra tentar identificar a linha que tem de seguir

o sensor de distância é um sensor de ultrasons, não faço a mínima em que usais isso, o de cor deve ser pra detectar as vitimas, o de toque deve ser pra te desviares dos obstáculos

suponho, que tendo em conta que já tens alguma coisa feita do ano passado o teu problema está mais na parte de controlar o robot, ou seja, usar o três leds para o guiar certo?
 
Foi nesse tipo de prova que também participei...

Boas

E assim, no guiar o robot a minha programação esta quase perfeita, a programação dos restantes componentes é que ainda tem muitos erros, mais talvez esta semana tente explorar melhor essa situação e se tiver alguma duvia postarei aqui.

Obrigado.

Psycop
 
Boas

E assim, no guiar o robot a minha programação esta quase perfeita, a programação dos restantes componentes é que ainda tem muitos erros, mais talvez esta semana tente explorar melhor essa situação e se tiver alguma duvia postarei aqui.

Obrigado.

Psycop

se tiveres duvidas concretas, ou mesmo de algo mal implementado no código avisa e posta ai o código que ajudo-te no que puder, uma vez que estudo arduamente essa área
 
se tiveres duvidas concretas, ou mesmo de algo mal implementado no código avisa e posta ai o código que ajudo-te no que puder, uma vez que estudo arduamente essa área

OK!!!!!

Mais uma vez obrigado, mas amanha já trago todas as referencias do material, pois o material esta na escola, e assim já podemos ter uma melhor ideia.
 
fui à edição do ano passado e a prova de busca e salvamento pareceu-me ser a mais facil, no entanto era onde o pessoal cometia mais erros (quer de programação quer de construção)... desde usarem motores que não tinham força para fazer as subidas, não conseguirem voltar a encontrar o caminho depois das vitimas, etc...

já fiz vários projectos com o picaxe portanto se houver alguma coisa em que possa ajudar, tás à vontade ;)
 
|[-BooT-]|;2461635 disse:
fui à edição do ano passado e a prova de busca e salvamento pareceu-me ser a mais facil, no entanto era onde o pessoal cometia mais erros (quer de programação quer de construção)... desde usarem motores que não tinham força para fazer as subidas, não conseguirem voltar a encontrar o caminho depois das vitimas, etc...

já fiz vários projectos com o picaxe portanto se houver alguma coisa em que possa ajudar, tás à vontade ;)

Ok!!!

Obrigado, se precisar de ajuda utilizarei este tópico para o fazer.....
 
Eu tenho um sensor de pista, que é basicamente uma placa com 3 leds, em que o do meio le a cor e os dos lados leem outra, ou seja os dos lados nunca podem ler a mesma cor do do meio, seguindo assim a pista.

Disponho de um sensor de toque, um sensor de distancia e um sensor de cor.

Boas...
Eu fui o ano passado ao nacional e ao mundial e pela experiencia que tenho acho que o sensor de pista devia ter mais 4 sensores.... por expriencia propria aconcelharia a fazer isso.... tem de construir uma placa nova para porem os 4 sensores....
Nao posso dizer mais porque quero que a minha escola que andava no ano passado conciga ganhar o nacional :007:

Cumpzzz
 
Eu tenho um sensor de pista, que é basicamente uma placa com 3 leds, em que o do meio le a cor e os dos lados leem outra, ou seja os dos lados nunca podem ler a mesma cor do do meio, seguindo assim a pista.

Disponho de um sensor de toque, um sensor de distancia e um sensor de cor.


Boas!
Aqui vai o meu primeiro post neste forum.
Sinto alguma nostalgia quando deparei com este tópico, pois participei na 1ª edição do festival robotico (se nao me engano em 2000), na UA.
Na altura as exigências eram outras e pouco ou nenhuns Kits havia, tinha de ser tudo feito por moi. Gostava de voltra a entrar no mundo da electronica e robotica e participar nestes eventos mas o tempo é escasso para a dedicação que é necessária, quem sabe para o ano.

Psycop, aconselho-te a teres na tua placa o minimo de um par de leds por cada posição, ou seja 2 para Esq., 2 para Centro e 2 para a Dta. Isto dar-te-á uma melhor resolução de viragem (ou steering), es consegues que o robot faça curvas de um modo mais suave do que a placa que pensas usar. Digo isto poruqe se há coisa que me lembro desse concurso é que passei uma madrugada a desenhar o melhor circuito para uma placa dessas isto poruqe levei um dia e outra madruga a ajudar o ppl com os problemas deles, pois essa placa e a ponte H que fiz foram cobiçadas até mais não. (Construi o meu robot praticamento todo no proprio dia do Sow e lembro-me de ter ficado prai num 5º lugar o que ja nao foi mau)

Sem que a juda nao é muita mas é do que me lembro desses tempos

Cumprimentos

Desculpem se é demasiado texto, mas..... Saudade!
 
Back
Topo