Programação de Robot - Robotica 2008 - Aveiro

Boas!
Aqui vai o meu primeiro post neste forum.
Sinto alguma nostalgia quando deparei com este tópico, pois participei na 1ª edição do festival robotico (se nao me engano em 2000), na UA.
Na altura as exigências eram outras e pouco ou nenhuns Kits havia, tinha de ser tudo feito por moi. Gostava de voltra a entrar no mundo da electronica e robotica e participar nestes eventos mas o tempo é escasso para a dedicação que é necessária, quem sabe para o ano.

Psycop, aconselho-te a teres na tua placa o minimo de um par de leds por cada posição, ou seja 2 para Esq., 2 para Centro e 2 para a Dta. Isto dar-te-á uma melhor resolução de viragem (ou steering), es consegues que o robot faça curvas de um modo mais suave do que a placa que pensas usar. Digo isto poruqe se há coisa que me lembro desse concurso é que passei uma madrugada a desenhar o melhor circuito para uma placa dessas isto poruqe levei um dia e outra madruga a ajudar o ppl com os problemas deles, pois essa placa e a ponte H que fiz foram cobiçadas até mais não. (Construi o meu robot praticamento todo no proprio dia do Sow e lembro-me de ter ficado prai num 5º lugar o que ja nao foi mau)

Sem que a juda nao é muita mas é do que me lembro desses tempos

Cumprimentos

Desculpem se é demasiado texto, mas..... Saudade!

Obrigado pelo conselho, vou tentar executar essa forma, se tiver alguma duvida postarei aqui no topico para que me possam ajudar.
 
Boas pessoal
Eu gostaria de começar a brincar aos robots :)
que material devo comprar? onde o posso comprar?
ja vi os packs do site da Picaxe, mas tem muitas opçoes...qual delas e a melhor para começar?
Só se arranja material deste fora do pais?
 
participei no ano passado na categoria de futebol junior...este ano estarei lá outra vez em futebol junior e colegas meus vao a busca e salvamento...tambem vou a roboparty deste ano


se precisares de ajuda diz...se eu for capaz ajudo-te :D

cumps
 
Boas
será k me podem aconselhar qual o pack a comprar para iniciar a criaçao de robos? vi uns no site da picaxe mas n sei qual será melhor.
e melhor comprar peças separadas? o que e necessario comprar e onde o posso fazer? eu tenho conhecimentos de algumas linguagens de programaçao, sei programar c, java, tb assembly e dou uns toques em mais algumas, mas em electronica não entendo grande coisa...
será que da para darem uma ajudinha??
obrigado
 
Boas
será k me podem aconselhar qual o pack a comprar para iniciar a criaçao de robos? vi uns no site da picaxe mas n sei qual será melhor.
e melhor comprar peças separadas? o que e necessario comprar e onde o posso fazer? eu tenho conhecimentos de algumas linguagens de programaçao, sei programar c, java, tb assembly e dou uns toques em mais algumas, mas em electronica não entendo grande coisa...
será que da para darem uma ajudinha??
obrigado

Procura pelos kits de robots da LEGO, não sei onde comprar, nunca tive de o fazer, mas sei que para o teu caso seria o mais ideal, uma vez que só precisas de programar

Em uma das disciplinas que tive durante este ultimo semestre programei um robot desses(na teoria) pois, devido a falta de tempo o código nunca chegou a ser implementado no robot embora eles estivessem lá no lab a olhar pra nós e a dar incentivo para acabar o código

penso que é uma boa solução uma vez que não estás mt á vontade com a electrónica
 
Olá.

Estou a construír um robot em Área de Projecto, usando um kit da SAR, empresa que fornece a roboparty, e com o kit vinham exemplos de programação. O Eng. Pedro Silva da SAR disse que esses exemplos de programação eram suficientes para por o robot a funcionar. Se quiserem posso envialos a quem estiver interessado.

A programação foi feita para o robot se desviar de obstáculos e usa o editor PICAXE

cumps
 
estou a partecipar na robotica 2008 mas estou a utilizar um microprocessador 8051 e estou a programar em assembler :S coisa que nao está a ser muito facil, mas pronto XD ...
 
obrigado pela ajuda =)
mas o pior ja consegui passar =)
agora so falta por o carro a trabalhar com os sensores XD coisa que nao temos ainda no carro
 
Boas

Venho por este topico de novo no activo.

A data do evento aproxima-se e eu e a minha equipa ainda não arranja-mos local para ficar. Algum user do forum que conheça bem a cidade, e/ou que va participar que me possa ajudar? Não pode ficar muito longe do local.

Psycop
 
bem...é já pa semana....tás-te a safar bem na programação??

se depois passares pelos futebol junior talvez me vejas a ser campeao :p:p

ja agora, a minha equipa vai ficar numa pousada...acho que ja arranjas-te alojamento nao?


cumps :)
 
Bah qe soudades da robotica.... A minha eqipa o ano passado ficou em 3º no nacional e fomos ao mundial aos estados unidos :D qe soudades disso....
Nos estado unidos passa-mos 1 noite sem dromir para por-mos o robot como deve ser....
 
|[-BooT-]|;2461635 disse:
fui à edição do ano passado e a prova de busca e salvamento pareceu-me ser a mais facil, no entanto era onde o pessoal cometia mais erros (quer de programação quer de construção)... desde usarem motores que não tinham força para fazer as subidas, não conseguirem voltar a encontrar o caminho depois das vitimas, etc...

já fiz vários projectos com o picaxe portanto se houver alguma coisa em que possa ajudar, tás à vontade ;)

Na primeira manga o da minha equipa não subiu... porque as rodas escorregaram. Erro de principiante. Na segunda correu tudo bem no teste que fizeremos, parou inexplicavelmente a meio da rampa :( mas ainda detectou algumas vitimas e contornou um obstáculo graças ao para-choque (não tivemos tempo para programar o sensor de distância). Mas foi fixe :p

Procura pelos kits de robots da LEGO, não sei onde comprar, nunca tive de o fazer, mas sei que para o teu caso seria o mais ideal, uma vez que só precisas de programar

É muito mais engraçado montar tudo com algo criado por nós ;)
 
Última edição:
Também fui o ano passado (era da equipa do CR_) e gostei muito. Este ano vou repetir a experiência.


|[-BooT-]|;2461635 disse:
fui à edição do ano passado e a prova de busca e salvamento pareceu-me ser a mais facil, no entanto era onde o pessoal cometia mais erros (quer de programação quer de construção)... desde usarem motores que não tinham força para fazer as subidas, não conseguirem voltar a encontrar o caminho depois das vitimas, etc...

já fiz vários projectos com o picaxe portanto se houver alguma coisa em que possa ajudar, tás à vontade ;)

Os motores têm força mais que suficiente, o erro está na programação. Experimenta por os servos ao máximo que o robot até vira ao subir... No meu robot tenho um "inclinómetro" que é no fundo um pêndulo que ao subir toca num ferro e ao descer noutro e assim posso saber se ele está a subir ou a descer e assim regular a velocidade para ele não virar nem sair disparado.


Boas...
Eu fui o ano passado ao nacional e ao mundial e pela experiencia que tenho acho que o sensor de pista devia ter mais 4 sensores.... por expriencia propria aconcelharia a fazer isso.... tem de construir uma placa nova para porem os 4 sensores....
Nao posso dizer mais porque quero que a minha escola que andava no ano passado conciga ganhar o nacional :007:

Cumpzzz

Realmente com 4 sensores para fazer as curvas de 90º facilitava um bocado... Mas o que nós (minha escola) usamos é o kit da Picaxe. Podiamos fazer nós mesmo tal como temos o sensor de vítimas, mas isso implicava estar a medir as cores e tal...


Para esse concursos, ñ se pode levar um robot tipo este da lego ?!

cumps :007:

É isso e é ter um professor a programar o robot por nós... Qual é a piada? O ano passado vi muitas mesas em que era o prof. a programar e os alunos a olhar...
 
Back
Topo