Programação de Robot - Robotica 2008 - Aveiro

boas é assim o Pic 28x aguenta bastante...

mas...

tens ke ter em atenção 2 coisas...

a bateria...

e dpx a velocidade...

nos conseguimos velocidade de 41 com uma bateria na boa e fizemos 71segundos...

mas outra coisa...
assim que metemos outra bateria igual mas penso ke teria a ver com a sua potencia (ou o facto de estar carregada 100%) o robô apenas andou 1 metro e ardeu...

o CI ao lado do PICaxe pegou fogo...

não sei se viste...
eramos de barroselas e tava bastante gente lá a volta quando ardeu xD

a velocidade é relativa tem a ver com a bateria que metes... e a controladora ke tens ;)

abraçO
 
O meu fez em 54 segundos com um Picaxe 28X. A bateria estava no máximo com 10V :P

Mas o de um colega meu exactamente igual fez em 50 segundos...por isso é que acho que há algo que se possa fazer para colocar mais velocidade nos motores.
 
então isso pode ter a ver com um pequeno ajuste no seguidor de pista e programação ;) são pequenas afinações...

já agora diz-me ke sensores de pista tens ;)

abraçO
 
boas podes postar algumas fotos do teu robô ??? o meu tambem tem esse equipamento os servos é que acho ke são diferentes dos teus digo eu... já agora ke placa e servos tens? :D

abraçO
 
Colegas tomei especial atenção neste post pois também participei 2 anos seguídos no Robocup (2003/2004) o 1º na antiga FIL
(actual centro de congressos em Lisboa) e o segundo no Porto no Palácio de cristal, em 2003 foi tudo muito fixe, passei 3 meses a montar e a programar, na escola condições excepcionais (câmara escura praticamente) tudo 5* condições reais muitos holofotes com demasiados InfraR, enfim no entanto muito divertimento muita coisa a aprender desde a construção à montagem, foi muito bom. no ano seguinte ouve também uns problemas com os infravermelhos, no entanto após tantas e tantas horas a reprogramar, o que melhor se safou foi o programa do ano anterior :P o mais revoltante e que muitas equipas protestaram, foi uma equipa na qual o prof fez TUDO, notava-se perfeitamente quem tinha feito e programado o robot, o professor tirava medições, fazia correcções, reescrevia programa, e os alunos olhavam, desde que começou o encontro (sábado e domingo), é no mínimo revoltante que este tipo de atitudes sejam pertinentes enquanto quando um gajo que na altura dava cabo da mona a perceber as coisas não podia perguntar nada pq "se os gajos ai vêm fazer perguntas TENS de SABER e desenrasca-te senão vamos de canoa". de resto foi muito bom deu para ver e conhecer um pouco da bela cidade do Porto, ir ao "Shop" ao Via Catarina ao lado do Bulhão, ir ao domingo percorrer as ruas da cidade a procura de 1 loja de electrónica aberta porque os sensores de toque tinham ido as couves, no meio de tudo a diversão é o que conta.

Os bichos com que eu andei nestes 2 anos foram desenvolvidos pela IDMIND (ponto negativo meu perante a atitude deles e a forma de trabalhar, pois foi preciso muita dedicação para fazer estes robots se que eles se dignassem a atender o telefone para esclarecer uma dúvida)

Fico contente por alguns anos depois, saber que ainda se fazem estes encontros, só é pena não serem um pouco mais divulgados.

Boa sorte a todos para próximas competições, muita diversão, e boa camaradagem.
 
Última edição:
Back
Topo