Programação de um Sistema POS

ifrias

Membro
Boa tarde,
Estou na fase de análise do sistema a implementar , ainda estamos a recolher os requisitos a implementar para depois pensar na interface gráfica, seguindo um modelo de prototipificação de software .Andei a pesquisar e sei que existem dois standards adoptados nos dias de hoje para a concepção de aplicações deste género : JavaPOS e OPOS . Vamos implementar a solução em ambiente Windows recorrendo á framework .NET. A aplicação deverá interagir com uma gaveta de trocos ligada a uma impressora POS e um "Pole Display" - Monitor p/cliente .
O que gostaria de saber (em traços gerais ) é :
  1. Como funciona em traços gerais um touchscreen ? É necessário código adicional para conseguir "entender" as intruções que o touchscreen envia ao programa ?Parece-me a mim que um touchscreen funciona como um rato .A única preocupação é desenhar a GUI com os botões visiveis, certo ?
  2. Existe algum tipo de software de teste que me permita testar de alguma forma alguns dos principais periféricos POS utilizados no mercado, sem ter de comprar os periféricos necessários . Sei que a pergunta pode parecer disparatada, na verdade o que pretendia era desenvolver o software e mais tarde testar o funcionamento com os dispositivos.
  3. Relativamente á questão anterior, qual a melhor abordagem (em termos funcionais) para poder utilizar uma impressora POS .Ouvi falar aqui no fórum em CrystalReports ...Será que essa tecnologia me poderá ajudar de alguma forma ?
  4. Ao nivel dos três dispositivos enumerados anteriormente - gaveta, "pole-display" e impressora POS, quais os mais comprados no mercado nacional ?
Peço desculpa se de alguma forma exagerei no texto . De momentos são estas as questões que tenho .
Cumprimentos,
Ivan Frias
 
Boas!
Em resposta rápida às tuas questões:
1 - Sim, um touchscreen é nada mais do que um rato e cada vez que carregas no ecran simula o click do rato nas coordenadas X,Y que carregaste. Dado que estás em windows não tens que te preocupar com muito!
2 - Principais periféricos: desde que faças isso Standard acho que não há problema. Os visores costumam ser RS232 ou Paralelos e as gavetas abrem via impressora, logo basta que o driver da impressora exista e que consigas enviar dados para uma destas portas (RS232 e/ou LPT).
3 - O Crystal é bonito mas podes usar os Microsoft Reports que são mais baratos e até são simples. De qualquer das formas, ao usares isto não estás a usar o modo standard da impressora que, por norma, usa linguagem Escape.
4 - As gavetas são quase todas standard, mudando somente o valor da tensão de abertura. O mesmo no que diz respeito aos visores de cliente. As impressoras que mais tenho visto são Samsung e Epson.

No caso de estares a fazer uma aplicação genérica para qualquer tipo de sistema recomendava seriamente a pensares primeiro na implementação do sistema e só depois te preocupares com fabricantes. Se tiveres acesso ao equipamento ainda melhor. Arranja um equipamento teste (o touch screen é dispensável mas tem em atenção as resoluções) e vai fazendo testes. Se só começaste agora ainda tens muito que pedalar!
Boa sorte!
1abraço
 
Boa Tarde,
Obrigado! Fiquei mais esclarecido em relação ás dúvidas que tinha nomeadamente ao nivel dos dispositivos a usar , cito impressora e display/visor.
A aplicação destina-se a uma pequena empresa (apenas 2 empregados), que necessita de se "informatizar" . Estamos na fase de análise de requisitos e vamos agora desenhar a BD (MySQL) e pensar na sua integração com a aplicação . A integração com outros dispositivos tais como impressoras vai ser feito mais adiante .
Será que podes dar um exemplo palpável da utilização de Microsoft Reports, seja sobre a forma de tutorial , artigo, outro.. ?
Vamos utilizar o SDk POS .NET . Quais os requisitos necessários a um ambiente de desenvolvimento deste tipo ?Suponho que seja apenas necessário instalar o Windows XP Profissional , certo ?Já agora , como faço para aceder á API, existe algum tipo de projecto standardizado, alguma opção que fica disponivel aquando da instalação do POS .NET SDK, ou apenas é necessário incluir uma referência qualquer no próprio projecto ?

Cumprimentos,
Ivan Frias
 
Numa empresa desse tamanho, penso que deverias seriamente considerar o uso de componentes opensource, senao arrisca-te a terem que pagar mais de licensas do que de desenvolver o software.
Existem muitas maneiras de se implementar um POS, desde as mais convencionais as mais ousadas... no entanto a separação dos elementos graficos do nucleo de processamento, é a melhor forma para se garantir a manutenção e evolução do sistema.
Separa por partes, e investiga alguns componentes para interfaces graficas... dado que estes são sempre os mais problematicos, pois a usabilidade não é nada linear, e esquece-la é catastrofico...
 
Back
Topo