1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Programação em HTML

Discussão em 'Web Development' iniciada por Zone^55 Live!, 25 de Outubro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1460)

  1. Zone^55 Live!

    Zone^55 Live! Power Member

    Boas,

    Ando a dar programação em html, e tenho andado à procura de programas que me "simplifiquem"/ajudem a programar e a não cometer erros.

    De momento estou com um chamado UltraEdit, e parece ser bastante bom, tem uma extensa lista de ferramentas, contudo não encontro lá a opção de criar tabelas e depois trabalhalas.... alguem que tenha o prog me diga onde é que isso está.

    Outra coisa, existe algum prog que me diga/assinale os erros que fiz? e a maneira de os corrigir? é que tenho andado a usar apenas o bloco de notas e chegar ao fim de um trabalho e depois alguma coisa tar mal.... dá uma trabalheira andar à procura naquele codigo todo do erro....

    Cumps,
     
  2. peregrina_27

    peregrina_27 Power Member

    Boas...
    Eu uso o Adobe Macromedia Dreamweaver 8..

    Muito bom eu acho..

    Cumps
     
  3. Mitch

    Mitch Banido

    dreamweaver só custa uns 400 dólares, é uma boa sugestão :P not
     
  4. Zone^55 Live!

    Zone^55 Live! Power Member

    Mas não é bem isso que eu quero. Porque o dreamweaver escreve o codigo por mim.... mas quero ser eu a escrever o codigo e no final ele dizer onde é que errei e como corrigir... é claro que se ele tiver ja botoes para codigos ja predefenidos (de pekenas cosias, como por ex, adicionar uma hiperligação, uma imagem, centrar texto, meter texto a negrito etc...) tanto melhor.
     
  5. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Acho que nenhum programa te "sabe" dizer onde é que erraste. Como alguém disse, "Computers don't do what you want them to do; computers do what you tell them to do" (algo assim :D ).

    Usa o Notepad++ (click!). Não te diz o que está mal, mas ajuda-te a perceber quando algumas coisas não estão bem escritas ou quando há tags que não são fechadas :)
     
  6. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Realmente não existe isso que pretendes, mas podes usar o Notepad++ que é óptimo editar para html ou qualquer outra linguagem, não te "faz" o código, ajuda-te a não te enganares e têm umas funcionalidades interessantes.
     
  7. Zone^55 Live!

    Zone^55 Live! Power Member

    Não consigo instala-lo como diz nesse site....

    Installation Instruction:
    • Backup your original Notepad.exe (we never know...).
    • Copy notepad.exe which comes with this package into 4 directories (in given order) :
      1. c:\windows\servicepackfiles\i386
      2. c:\windows\system32\dllcache
      3. c:\windows\system32
      4. c:\windows
      When you replace notepad.exe in c:\windows\system32 and c:\windows, a "Windows File Protection" message box appears, click Cancel. Then another message box appears, click OK.
    • Modify you registry (if you use installer to install your Notepad++, you don't need to do this step): Create key \HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Notepad++, then add your Notepad++ full path as the default value of this key. In my case, it's C:\Program Files\Notepad++.
    Não tenho a pasta dllcache.....
     
  8. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

  9. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Mas não mistures Javascript com HTML. Em Javascript é fácil de detectar um erro de sintaxe; em HTML isso pode passar despercebido.
    Para além de que Javascript é mesmo uma linguagem de Programação. HTML não.
     
  10. tonebiclas

    tonebiclas Power Member

    usa o frontpage. ele nao falou em erros, falou em trabalhar tabelas ;)
     
  11. Zone^55 Live!

    Zone^55 Live! Power Member

    Já estou a usa-lo, obg. Este NotePad++ é melhor que o UltraEdit que estou a usar?
    Assinala os erros?
    Vou experimentar o frotpage, pa ver se sempre assinla a linha onde erro.
     
  12. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Ele também disse que queria mexer no código. Por isso, Frontpage é o pior conselho a dar, porque espeta mais porcaria no código que a Microsoft no mercado.

    tomassantos, basta uma tag não estar fechada para ser um erro de HTML mas que nem sempre se repara. Um programa não percebe isso, mas um tag highlighter mostra que algo ali está mal.
     
  13. Zone^55 Live!

    Zone^55 Live! Power Member

    Erros do tipo, esquecer-me de fechar um <body> ou um <html>, usar o ENTER em vez do <br> coisas simples deste genero.

    Tou agora a experimentar o front page e ja tirei propositadamente um </html> e um </title> mas ele continua a mostrar tudo bem.... como é que faço para ele assinalar a linha onde me esqueci de fechar a tag?
     
  14. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    O FrontPage não assinala nada disso.
    No Notepad++, se pões o cursor sobre uma tag, ele diz-te onde é que ela fecha. Se não vires onde é que ela fecha, adivinha o que aconteceu :P
    O facto de alguns browsers não mostrarem problemas quando falham tags não é defeito, é feitio. Se "sabem" resolver, então é preferível isso a uma página ficar deformada.

    Quanto a usares o ENTER em vez do <br>, como é que um computador vai perceber? Afinal, o ENTER é igualmente válido. Ele não descobre quando é que querias um ENTER ou um <br>. Só te vais aperceber desses erros, tal como uma pessoa qualquer, quando vires que não há um ENTER onde era suposto haver :P

    Se queres procurar falhas dessas podes também usar o Firefox com o Firebug. Mas a melhor forma é saberes bem como é que estás a fazer as coisas ;)
     
  15. geoblast

    geoblast Power Member

    Olá, tens a hipótese de usar o Eclipse que, se não estou em erro, assinala as tags que não estão de acordo com o doctype que definiste. Ou então, instalares o plugin HTML Validator para o Firefox, que te valida o html, também de acordo com o doctype que definiste, e indica-te erros de html, como tags não fechados, id's duplicados etc.

    Editores como o dreamweaver e o frontpage são razoáveis para definir layouts, tabelas, mas obrigam a um esforço suplementar de limpeza e correcção do código.
     
  16. geoblast

    geoblast Power Member

    Não confundas Java com Javascript. Java é uma linguagem de servidor, javascript trabalha do lado do cliente.

    Erros de html são o mais usual... falta de "/>" nos inputs e imgs, muito do lixo autorizado pelo frontpage e dreamweaver, etc.. Isto sem contar com tags e atributos que não fazem parte da norma definida no doctype... Erros de html são mesmo do mais comum...
     
  17. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Na minha muito modesta opinião enquanto web designer que NÃO sou, o ideal é mesmo fazer o código "à pata", sabendo-se bem o que se está a fazer, e usar o W3C para validar a página sintaticamente. Se houver problemas, não são nada que não se resolva dados os avisos da validação.

    O /> só é necessário no Strict, penso eu. De resto, pode-se muito bem fazer <br> em vez de <br /> sem estar errado em alguns doctypes. Lá está, a validação é que avisaria desses erros.
     
  18. SkylineGTR

    SkylineGTR Power Member

    Faz a página num editor de texto qualquer e depois abre-a no browser Opera. O Opera tem uma opção que submete a página directamente no W3C Markup Validator.
    Aí vai-te dizer o que está mal, o que falta, quantos erros tem, etc.
    É +/- uma forma de alcançar o que pretendes...
     
  19. tonebiclas

    tonebiclas Power Member

    é o pior concelho a dar depende.
    pessoalmente não gosto do FrontPage, mas uso para as tabelas porque é muito mais rápido criar as tabelas com o FP do que com um editor de texto.

    normalmente faço a tabela em front page e copio o código da tabela para o ficheiro HTML/PHP que estou a trabalhar.

    tirando as tabelas uso sempre o WordPad, uso o bloco de notas quando é para ir buscar as linhas porcausa dos erros do PHP.
     
  20. geoblast

    geoblast Power Member

    Olá,

    O meu forte também não é o webdesign!! Mas concordo com a tua opinião, código «á pata» é o melhor, usando posteriormente alguma ferramenta de validação. Para quem quer aprender, o ideal é mesmo começar com algo estilo notepad ++, para ter noção do que está a fazer.

    Sinceramente, apenas referi o caso dos "/>" porque é dos tais erros que o Eclipse alerta. Se não estiveram correctos com o doctype, ele indica o erro. Tal como o HTML validator do Firefox.
     

Partilhar esta Página