Programação em Matlab (ate sexta)

Riboflavina

Membro
Boas,
Venho aqui pedir que me ajudem na resolução de uns exercicios em matlab para a cadeira de metodos numericos. Eu já n me lembro muito bem da linguagem e por isso pedia a vossa ajuda
(nem que seja para relembrar os comandos e afins).

1- Represente graficamente a função f(x) =x^2 - 4*x*sin(x) + (2*sin(x))^2 - 40
Encontre as raizes da equação f(x)=0 e para cada caso apresente a estimativa do erro da aproximação.
2- Represente graficamente a função f(x)= x - tan(x) -135. Encontre as raizes da equação
x= tan(x) + 135 perto de 136.5 e 139.7
3- Utilizando um algoritmo especialmente desenhado para calcular raizes de polinómios, encontre
as raizes do polinomio p(z) = -2*z^4 -2*z^3 +3*z^2 +9*z -10.


Dava-me jeito uma resposta ate sexta.
Thx
 
Sim, isso eu sei. Interessava-me era a resolução dos problemas recorrendo a métodos iterativos para equações não lineares. Tipo newton ou ponto fixo.
 
Interessa-te a resolução dos problemas? Não fiques à espera disso, que ninguém aqui vai resolver os problemas por ti.

Pensa tu sobre eles. Se tiveres dúvidas concretas, coloca-as aqui. Não vale a pena pedires nem metade da papinha feita.
 
Eu apenas tinha interesse em relembrar me de alguma da linguagem, visto ja fazer algum tempo que n trabalhava em matlab. Mas tudo bem, vou tentar recorrer a alguns apontamentos e livros que haja na net para me ajudar. Se tiver alguma duvida mais concreta pergunto. Obrigado de qq forma.
 
Sim, isso eu sei. Interessava-me era a resolução dos problemas recorrendo a métodos iterativos para equações não lineares. Tipo newton ou ponto fixo.

Optimization toolbox -> lsqnonlin, lsqcurvefit, lsqlin, lsqnonneg

Se nao tiveres acesso à toolbox vais ter que te os implementar tu.

PS: Isto foi uma busca de 5 segundos no help do MATLAB.
 
Última edição:
Eu apenas tinha interesse em relembrar me de alguma da linguagem, visto ja fazer algum tempo que n trabalhava em matlab. Mas tudo bem, vou tentar recorrer a alguns apontamentos e livros que haja na net para me ajudar. Se tiver alguma duvida mais concreta pergunto. Obrigado de qq forma.
Basta teres uma dúvida e não há problema em colocá-la ;) só não peças é para fazerem o trabalho.
 
Obrigado pessoal.
Novidades, o Professor adiou o prazo até segunda feira, mas tenho uma dificuldade. Para o primeiro programa, exigindo erros relativos, penso que terei de iterar os zeros da funçao. e nao sei como...isto é, para obter o erro relativo tenho de saber o valor que obtive por iteraçoes, e o valor real. O valor real consigo obter, mas nao sei que funçao do matlab posso utilizar para obter iteraçoes...Alguem me pode ajudar?agradecia

E desde ja ficam os meus sinceros agradecimentos e de certeza que a resposta a este meu problema é simples como têm sido para os outros
 
Obrigado pessoal.
Novidades, o Professor adiou o prazo até segunda feira, mas tenho uma dificuldade. Para o primeiro programa, exigindo erros relativos, penso que terei de iterar os zeros da funçao. e nao sei como...isto é, para obter o erro relativo tenho de saber o valor que obtive por iteraçoes, e o valor real. O valor real consigo obter, mas nao sei que funçao do matlab posso utilizar para obter iteraçoes...Alguem me pode ajudar?agradecia

E desde ja ficam os meus sinceros agradecimentos e de certeza que a resposta a este meu problema é simples como têm sido para os outros

Não sabendo exactamente que funções estás a usar é um bocado complicado dar-te uma resposta.

Assumindo que estás a usar uma ou mais funcções da Optimization Toolbox, eu sugeria que desses uma vista de olhos numa coisa chamda optimset, que te permite definir opções tanto de input como da maneira como os outputs são mostrados.
 
Back
Topo