Programação em PIC

zafa

Power Member
Boas.

Será que alguem me podia recomendar 1 livro de preferencia em Portugues referente em programação de PIC é qeu estou pela primeira vez a trabalhar com PIC's neste caso a 16f874a para um projecto de controlo de um motor AC para controlar as rotações e a pressão do ar e outro para as rotações e Pressão da água mas por mais que pesquise no forum e na net não encontro nada tipo para principiantes que me explique o que sao interrupts e como usar o clock interno da pic e coisas do estilo tipo usar a pic para detectar a passagem por zero.

Se estiver aí alguem desse lado que me posso indicar material de apoio agradeco.
Cumps
 
Pois, eu estou para escrever um livro desses há montes de tempo, e já o devia ter editado o ano passado, mas ainda não tive tempo de passar do indice.

Na net podes encontrar coisa muito fixes, e no site da microchip podes encontar muitos "application notes" que te podem ajudar.

A representante da microchip em portugal é a Digicontrole e eles costumam ter uns cd's da microchip cheios de application notes.

Já vi nas livrarias Bertrand uns livros em brasileiro sobre o PIC's mas eram antigos pois baseavam-se nos P16F84, no entanto são uma porta de entrada para o mundo dos pic.

Se tiveres algumas duvidas posta aqui que talvez eu, ou mais alguem te possa ajudar.
 
vai aqui os isbn dos que tenho
85-7194-737-6 - "16F877A Conectando o PIC" - um irmão desse com mais memoria compatível pino por pino, pelo menos não vi diferenças alem da memoria numa vistoria pelos data sheets
85-365-0059-X - "Microcontroladores PIC 16F628A/648A" - O perfeito substituto para o primitivo 16f84 mas também já existem mais recentes :)
 
_Neo__ vai aqui os isbn dos que tenho

Vou onde? não percebi :wow:

GOYA diz o que precisas talvez te possa ajudar

É assim eu preciso de programar uma PIC destas 3 (16f84a, 16f874a ou 16f877a) para o Projecto final de curso, só que a minha experiência com PIC's é praticamente nula, porque no meu curso antes de bolonha a cadeira de Microcontroladores era dada no 4º ano e agora é no 3º. E como tal precisa da vossa ajuda de modo a obter os conhecimentos básicos para programar uma PIC tais como o que é um interrupt ou qual o modo como funciona e em que situações é usado ou como usar o timer interno da PIC ou como fazer a detecção da passagem por zero apenas com a PIC. já procurei na serie Dummies se havia alguma coisa, a modos que estou seriamente a pensar comprar material de leitura pois on-line não encontro nada que me tira as duvidas.
Pelo que se alguem me pudesse recomendar leitura para principiantes era porreiro pois a PIC do projecto tambem vai contar para nota noutra cadeira.

Espero que percebam o que escrevi.
Cumps:x2:
 
Boas.

Eu e o meu colega de grupo desenvolvemos este código para contar 10ms que metade do periodo da rede eléctrica. Alguem me sabe dizer se o código esta correcto? é que no simulador PIC Simulator IDE - Evaluation Copy v6.34 que estou a usar para testar o código no PC isto para nos 9.8ms e se aumentar o numero de ciclos de 24 para 25 isto ja conta 10.24ms aproximadamente pelo que não sei por isto com o falor exacto.

Alguem me sabe dizer onde posso encontrar info sobre como fazer uma detecção de passagem por zero apenas com a PIC sem usar transistors ligados a um pino.

#include <16F874a.h>
#fuses NOWDT,HS, NOPUT, NOPROTECT
#use delay(clock=20000000)

int TIMER,valor; //Declaração de variáveis globais

//Rotina de interrupção com o temporizador TMR0
#int_rtcc
rtcc_handler()
{
TIMER++;
}

void main()
{
setup_timer_0(RTCC_internal|RTCC_div_8);//time=(8*4*256)/20Mhz=409.6us
enable_interrupts(int_rtcc);//activar interrupções
enable_interrupts(global);//activar interrupçoes globais

while(valor!=1)
{
if(TIMER >= 24)//Numero de Ciclos necessários para fazer 10ms=>24*409.6us=9.8ms
{
TIMER=0;
valor=1;
}
}
}

Cumps e obrigado desde já pela ajuda:x2:
 
Back
Topo