Programação em VB para receber dados (fazer mini teclado,2 ou 3 teclas MAXIMO)

d_pintassilgo

Power Member
edit:
(Topico inicial seria "Programação em VB para receber dados via COM1)

Ora o Tópico diz tudo, mas estou farto de procurar,..e nada :S Alguem me sabe informar mais qualquer coisa sobre o assunto?
Já consegui encontrar alguma informação sobre o uso da pinagem da porta serial num esquema para controlar o winamp.

Mas a nivel da programação para receber o 'sinal' nada. PAra o envio de dados pela LPT até que é simples, agora para isto tou completamente a anhar :D

Algum pode ajudar?


gracias! :wink:
 
Última edição:
Se fosse em MS Visual C++ sabia-te explicar... Mas o teu problema é só em relação à programação ou também em relação ao funcionamento do RS-232?

Já agora... Esquema estranho, o teu... :cool:

Edit: RS-232 é o protocolo.
 
Última edição:
Pouco sei de vb (ainda não me iniciei a fundo nesta linguagem), mas acho que é algo do género MScomm.

Tenta procurar por MScomm que deves encontrar alguma coisa.


Cumps
 
d_pintassilgo disse:
por COM, COM1 COM2, serial port procurei agora por RS232 não!, vou ver disso.

Nao encontrei nada de especial,..:S

hasta.g5 disse:
Se fosse em MS Visual C++ sabia-te explicar... Mas o teu problema é só em relação à programação ou também em relação ao funcionamento do RS-232?

Já agora... Esquema estranho, o teu... :cool:

Edit: RS-232 é o protocolo.

O meu problema aparentemente é só em relação á programação, pois já tenhu o eskema da parte electronica, (que foi retirado de um projecto para controlar o winamp)

Lasac disse:
Pouco sei de vb (ainda não me iniciei a fundo nesta linguagem), mas acho que é algo do género MScomm.

Tenta procurar por MScomm que deves encontrar alguma coisa.


Cumps
Obrigado! ;) vou ver disso

inginheiiro disse:


Gracias!!! :D:D:D:D
Vou investigar mais umas coisas e logo dou noticias! :001: :001:

edit:

Axo que é mesmo este o esquema que necessito.(Baseado no esquema inicial e na pinagem da porta COM
 
Última edição:
Experimenta procurar na MSDN Library. Não garanto que tenha o que precisas, mas encontrei muita coisa sobre RS-232 para VC++ e também para VB. Para VB não vi o que tinha porque tou a trabalhar em VC++...

hasta.

Edit: Se puderes saca a Library, mas instalados ocupa praí 700MB, se não tou em erro, mas dá sempre jeito pra quem programa nas linguagens suportadas...
 
Última edição:
:'( :'( Tou frito com isto,..... :'(
Não consigo encontrar nada de concreto,... Mas é assim não tem de ser imperetrivelmente Visual Basic,só que o VB é algo com que estou mais familiarizado. A ideia basicamente é construir um "teclado" só com 3 ou 4 interruptores "teclas".
Alguem como uma outra sugestão? Mais simples e mais viavel? :)
 
Para mim, a maneira mais fácil é com um PIC16F84A, MAX232, usar apenas um pino da porta e até praí 10 botões! Software em Java. :cool: :D
 
hasta.g5 disse:
Para mim, a maneira mais fácil é com um PIC16F84A, MAX232, usar apenas um pino da porta e até praí 10 botões! Software em Java. :cool: :D

Uhhhhhhh.... :D :D :D :D Axo que isso me intereça! :D vou ver disso.....
Que mais me poderam adientar sobre isso? tanto a nivel do wardware como software?

edit_1:
é preciso ser programado esse PIC?


edit_2:
hasta.g5 disse:
Edit: Se puderes saca a Library, mas instalados ocupa praí 700MB, se não tou em erro, mas dá sempre jeito pra quem programa nas linguagens suportadas...
Eu axo k até tenhu isso "práli" como o pc levou format á pouco tempo,....:S

edit_3:
Já agora,....(eu sou um chato do caraças,.. :P ) Eu encontrei á venda aqui perto de mim foi PIC16F84 e nao PIC16F84A, serve?

PIC16F84
Cpu 8B 1MHZ 68Ram 1Keepro 1684/20
 
Última edição:
Desculpa a demora...

O PIC16F84(A) é um microprocessador programado em assembly. Se não tou em erro, a diferença entre o A e o não A é a inclusão de umas instruções relacionadas com a comunicação RS232, mas não é nada que não faças no outro... Se quiseres usar um PIC tens que usar o MAX232 que é um driver que precisas porque os 1's e 0's lógicos do PIC é 5 volts e 0 volts enquanto que a porta de série do PC é 12 volts e -12 volts. Se usares este hardware é muito mais fácil porque os métodos para comunicação RS232 já tão feitos em praticamente todas as linguagens... Tens um pino para transmitir dados e outro para receber...
 
Boas...

A diferença entre o A e o não A, não tem nada a haver com a inclusão de instruções para trabalhar a porta série. Porque não existem instruções nos PIC's dedicadas a trabalhar com a porta série, existe sim, PIC's com o modulo USART (RS232), incluido, em que o processamento é todo feito por hardware e não software.

Para o teu caso o aconselhavel seria o PIC16F628 ou 627, pois já tem o modulo USART incluido.. Existem compiladores em C gratuitos para esta familia, o teu problema seria programar o PIC.
Pois é necessário hardware especial para isso, um programador. Mas nada que não se faça com meia duzia de componentes..
 
Última edição:
Encontrei á venda isto :
programador de pic's, software + manual + cabo ligaçao a PC + 1 PIC16F628A
Quase 70 € :S
Mas tou é a começar a ver que isto é muito,...mas mesmo muito mais complicado do que pensava :D

Bom,..já encontrei o "PIC16F628-04 # 16628" (é esta a referencia que me aparece) é MESMO isto que necessito,certo?
Então, Ver só se eu precebi uma coisa,... preciso de um circuito e um software para programar o PIC, e depois preciso do circuito "final" (por assim dizer) onde vou usar o PIC já programado.
Certo?
Vou começar a fazer umas pesquizas.... :D

edit:
:S num tá facil,.... Eu entretanto tive a ver, e possivelmente o mais simples seria usar a porta paralela pois só necessito de 3 'teclas' para o que eu quero.
encontrei isto:

e a nivel de software tenhu como fazer em VB.
O que me dizem?
 
Última edição:
Eu mandei vir umas amostras da Microchip, mas se não tou em erro, à conta deste tipo de coisas (o meu cusro todo fez a mesma coisa), deixaram de enviar amostras para portugal... :rolleyes: :D

70 euros é muito... é capaz de compensar fazeres tu o circuito do programador, se arranjares maneira de saber como. Eu não sei, mas é gajo de não ser muito complicado... Uma breadboard, uns fiozitos, umas resistencias, e uns condensadores é gajo de dar... :) Depois sacas o Minstorm PIC Programmer e tá a andar de mota. Não te esqueças que dá jeito ter o MAX..

Se precisares de ajuda a programar o PIC sou gajo de te dar, mas não sou grande expert... :cool:

Edit:
The Microchip Samples site will no longer allow sample orders from generic ISP accounts . If you find that your sample order has been refused, please visit the buy.microchip.com site where you may purchase the parts, register with a business or university email address, or contact your local sales representative for assistance.
 
Última edição:
Em relação a programar PIC's já tinha andado a ler qq coisa sobre o assunto aqui há uns dias e axei BASTANTE mesmo interecante,....sou mesmo gajo para pensar em algo com isso. deve de ser fixe! :D
Mas e em relação ao uso da LPT?
 
Back
Topo