1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programação Funcional (vs) Recursiva (vs) Imperativa

Discussão em 'Programação' iniciada por Bronx, 20 de Março de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 3728)

1. Bronx

Bronx Power Member

Olá a todos, venho fazer uma pergunta que nem sei se está certa, nem sei se tem resposta.
    Alguem me consegues explicar a diferença dessas programações? Ponham exemplos sff (Em C de preferência).
    Obrigado :)

2. neutral

neutral Power Member

que eu saiba nao existe programação recursiva. o que diferencia funcional de imperativa é a maneira como programas. em funcional escreves funções e descreves o programa com recurso a funções matematicas enquanto imperativa descreves o programa comando a comando descrevendo o que o computador deve fazer em cada momento

em http://pt.wikipedia.org/wiki/Programação_funcional

3. jpalbuquerque

jpalbuquerque Power Member

Ter tem, mas não está 100% correcta (penso eu de que :P)

Linguagem Funcional e Imperativa são dois paradigmas de programação,

A Funcional trata todo o problema com um conjunto de funções matemáticas e tens como exemplo o OCaml e o LISP.

Na linguagem imperativa tens comandos imperativos que alteram variaveis, como exemplo tens o C e o Pascal.

A recursividade é um metodo de programação (e não um paradigma de programação) que faz com que uma função se possa chamar a si mesma (normalmente usas muito a recursividade em C para tratares de estruturas de dados dinamicas, como arvores). Penso que na funcional tambem utilizas (not sure).

Espero ter-te ajudado
    Cumps

4. Bronx

Bronx Power Member

Ah, já percebi. Ok ok. Obrigado :)

5. MadOnion

MadOnion Folding Member

Também é usada recursividade, e muita, nas linguagens funcionais. O mesmo acontece com o lambda-calculus. Eu tenho essa experiência do Haskel que é a unica linguagem que realmente conheço a fundo(do paradigma funcional).
    By the way, existem ainda outros paradigmas, como as linguagens orientadas a objectos: Java, C#, c++, python, vb.net etc etc.

6. Baderous

Baderous Banido

Para ser mais preciso:

in Fundamentos da Computação, Livro II: Programação Funcional

Recursividade como já explicaram, é um método de programação.

Partilhar esta Página