1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programação na Universidade

Discussão em 'Programação' iniciada por Zeosamaster, 2 de Outubro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1062)

1. Zeosamaster

Zeosamaster [email protected] Member

Apesar de este tópico fazer bastante sentido no Geral, como apenas envolve programação, decidi postar aqui
    Estou actualmente no 12º ano de Ciências e Tecnologias (apesar de não ter nenhuma disciplina relaccionada com tecnologias), e desde o ano passado que me tenho iniciado em Programação
    Como escolhi o curso, para depois seguir eng informatica na univ, e visto que não tinha disiciplinas nesse ambito, decidi começar logo em casa, para ocupar os tempos mortos

Sei que na univ há cadeiras que envolvem linguagens de programação, e penso que essas cadeiras sejam para aprender as linguagens, começando do inicio (ou estarei errado?)
    A minha duvida é esta:
    Como já comecei em casa, quando chegar à univ, vou estar lá a dar matéria que já sei há 2 anos?
    Ou a matéria é abordada com outra temática, ou de outra forma

Peço a que alguém que tenha estado/esteja nesse curso, me esclareça

É que às vezes sinto que já me estou a adiantar demasiado :D

Obrigado a todos os que se derem ao trabalho de ler isto tudo ;)

2. out_sider

out_sider Power Member

Frequento o segundo ano do curso de informática na Feup e o que te posso dizer é o seguinte:

Em principio darás uma linguagem de programação introdutora...que é um pouco limitada e a principal função é treinar o pensamento...começas do zero.
    No entanto a disciplina não é de caras porque a velocidade da matéria é considerável.

No segundo simestre é c++ em que começas do zero em relação à linguagem mas não em programação e a velocidade de aprendizagem é também muito elevada.

E vai ser assim...começas depois nos outros anos com revisões mas se te distrais com a matéria depois é dificil de aocmpanhar...porque é dado de uma maneira mto rápida

3. pedroeeic

pedroeeic Power Member

Na universidade nao te ensinam a programar, ensinam-te a aprender por ti. Tou no 5o ano do meu curso e quem nao sabia programar ou aprendia por si ou nao fazia a cadeira.
    Eles dão-te as bases essenciais, o resto tem de vir de ti. E principalmente num curso de informatica(como o teu) é (quase) obrigatorio saber programar. Eu falo com base na experiencia na minha universidade, nas outras nao sei como é...
    Por isso acho mt bem essa tua iniciativa;)

4. arkannis

arkannis Power Member

Acima de tudo, normalmente na universidade o objectivo é aprender a programar bem, não aprender muitas linguagens de programação.
    Se já vais para a faculdade a saber programar vais obviamente gramar com muita matéria repetida na 1a cadeira de programaçao. Do género perderem uma aula a explicar "ifs" e tu a pensar "epá que seca isto é trivial!".

Mas aprendes sempre coisas novas, e acima de tudo corriges certos conhecimentos.
    Aliado à minha primeira frase, além de te ensinarem a fazer as coisas, vão-te ensinar a fazer as coisas como deve ser, bem feitas, ou seja, também vais ser confrontado com situações do género "epá mas eu fazia isto desta maneira e até resultava e agora estão-me a mandar fazer de uma maneira completamente diferente!".

A minha opinião? Continua a aprender enquanto tens bastante tempo.
    Programação é uma coisa que tem sempre aquele impacto inicial, mas no fim de se conseguir assimilar certos conceitos, tudo flui naturalmente. Tu ao aprenderes em casa estás a ultrapassar esse impacto inicial, fazendo com que quando lá chegares faças pelo menos a 1a cadeira de programação com uma perna as costas e um notão a acompanhar.

5. Zeosamaster

Uma das razoes que me levou a perguntar isso é o facto de agora ter apenas 2 disciplinas de estudo (Matematica e Física), e como não tenho tido literalmente nada para fazer em casa (nem me apetece ir pró pc), resolvi começar a estudar matéria avançada (dessas 2 disciplinas)
    Logo na primeira semana de aulas, já eu tinha despachado 1/3 do 1º de 3 livros de matemática, e mais 1/3 do 1º de 2 livros de física...
    Por este andar, num mês, era capaz de fazer o 12º ano todo, e o exame :rolleyes:
    Agora as aulas têm sido uma seca descomunal... :zzz:
    Vou fazendo uns desenhitos no caderno, tiro dúvidas ao meu parceiro do lado, mas ainda assim vou ouvindo os profs...
    E até agora (já lá vão 3 semanas de aulas), ainda só demos metade da matéria que sei...
    Daí ter perguntado isso da univ, porque não tou pra estudar já, pra depois não ir fazer lá nada :D
    Mas como vejo, quanto melhor preparado for, melhor começo...
    Entao vou continuar a dar-lhe na programação
    Agora que já tenho um livro de Java, já não tenho que adiantar matéria das disciplinas escolares :joker:

Nota: Por muito que vos pareça, eu não me estou a gabar, é a pura realidade

6. arkannis

arkannis Power Member

Se a realidade é essa, e com o empenho e facilidade que demonstras em aprender coisas (o que é uma coisa excelente) acho que não tens que te preocupar muito com o assunto, não me parece que seja uma ou outra cadeira de programação que seja obstaculo para ti na faculdade lol.
    Bons estudos e diverte-te :D

7. Zeosamaster

Alguém me sabe dizer quais os temas/matérias abordados em cada um dos 10 (?) semestres das cadeiras de programação?
    Começa-se com C, C++, e depois?

Pois... Sempre tive uma enorme facilidade em aprender coisas...
    Entao parece que já vou preparado prá universidade...
    Vamos lá ver se para o ano que vem, aprendo alguma coisa nova :D
    Por enquanto vou continuar com o Java, depois logo se vê
    Obrigado pessoal ;)

Se tiver mais dúvidas vou postando

8. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Estou em LEIC @ IST Alameda e por aqui não se começa com C/C++. Começa-se com Scheme e acho que percebo porquê.

O objectivo é aprenderes a pensar nos algoritmos e a saber programá-los bem e de forma elegante, independentemente da linguagem usada. Uma boa parte dos alunos já conhece linguagens como C/C++, Java, Pascal, etc. mas nunca ouviu falar em Scheme e é isso mesmo que os professores querem. Eles não gostam que os alunos tragam "maus hábitos". Scheme é uma linguagem muito diferente das outras mas que te obriga a puxar muito pela cabeça ao mesmo tempo que aprendes conceitos muito importantes em programação.
    A ideia é aprenderes o que é "programar bem". Depois aplicas esses conceitos nas linguagens que precisares. Aprender a sintaxe de uma linguagem é fácil...

De qualquer maneira, acho boa ideia que te inicies mais cedo na programação. Se calhar vais chegar à universidade e vão dizer-te que não querem as coisas feitas assim, mas é sempre bom saberes alguma coisa. Começas já a ambientar-te à programação e a praticar. E a prática é muito importante...

9. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

depende dos cursos e das universidades. sem saber isso acho que nao tens muito por onde começar.

de qq maneira os cursos sao feitos para quem vai do geral tambem e a programaçao é dada do inicio. discordo de quando dizem que tens de aprender por ti porque, pelo menos na minha univ, nao é assim (UA). é certo que o ritmo de ensino é elevado comparativamente ao secundário e que é preciso estudar, mesmo indo às aulas todas, mas daí a teres de aprender por ti vai alguma distancia.

já agora, a programaçao não gira à volta de linguagens.. muitas das cadeiras sao para usar ferramentas ou aplicar linguagens a outras matérias e depende mesmo muito das universidades, das cadeiras e muitas das vezes até dos próprios regentes/coordenadores e dos métodos de ensino e avaliaçao que defendem...

mas se tás a começar agora o 12º ano, mando a minha posta.. aproveita-o. se tens tempo livre dedica-o a qq outra coisa, desenvolver hobbies, amigos, farra, tudo o mais.. do 12º para a frente o tempo escassa cada vez mais.

10. tiagopestana

tiagopestana Power Member

Se isto é realmente verdade, e eu até acredito em ti, entao nao vais ter problemas nenhums em fazer qualquer cadeira de programaçao da faculdade.

Se já sabes a universidade para a qual queres ir, dá uma vista de olhos às páginas das cadeiras do primeiro ano, vê se percebes quais as linguagens usadas e vai-te entretendo em casa.

11. 1Coelho1

1Coelho1 Power Member

Tou no primeiro ano do MIEIC da Feup, e tal como no IST começa-se com Scheme, nunca tinha tocado em programação antes e aquilo faz-se com relativa facilidade (desde que estejas concentrado nas TP e estudes a teoria em casa). Se já sabes programar óptimo, mas eu sugeria que te concentrasses na Matemática. Análise Matemática é puxadita...

12. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Concordo perfeitamente contigo...também estou no 1º ano de MIEIC e, de facto análise matemática é mesmo puxada...e eu vim de ciências e tecnologias e com boa nota a Mat A.

Quanto ás linguagens de programação que se dão na faculdade, como já foi dito mudam de faculdade para faculdade, mas vês para que faculdade é que te queres candidatar para o ano, e depois vês o plano de estudos do curso de informática nessa faculdade.

13. DarkBlonde

DarkBlonde Power Member

Instituto Politécnico Da Guarda, aqui... Começei por C ( a mãe de todas as linguagens "modernas"), seguido de C++, Java no 1º semestre do segundo ano. E é só nas cadeiras que se dedicam somente á programaçao. Ao longo do curso aborda-se html, Assembler, flash actionscript (ou la como se chama) e mais algumas... Nao te preocupes que não te faltará linguagens e trabalho pela frente. Mas lembra-te que Engª Informatica nao é so programar, isso qualquer tecnico de informatica faz. Se ingressares neste curso desejo-te boa sorte e quero dizer-te que fizeste uma boa escolha de futuro. :-D

14. Zeosamaster

Já estou +/- ciente do que me aguarda
    Já tenho andado a recolher informação, para depois nao me apanharem desprevenido :D

Partilhar esta Página