Programação noob

Status
Fechado a novas mensagens.
aconselho te a começar com pascal, foi com o que comecei e posso dizer que na minha opinião é a + fácil porque é tambem a + limitada

Estás completamente enganado. Experimenta o Delphi que começas logo a pensar doutra maneira.

Já agora mando o meu bitaite: python.
 
Boas a todo o pessoal da programação.
Eu já ouvi falar em Programação, mas não faço a mínima do que seja, nem de como se faz.
Vou tentar aprender umas coisitas com o compilador de C aqui sugerido o Dev-C++ (qual a versão que devo usar?) que pelos vistos é o melhor para iniciar na programação.
-> Gostava de saber o que posso fazer com isto? Exemplos, pff (são programas tipo calculadoras, cronómetro?)
-> Também já foi sugerido aqui na TZ começar por HTML, mas começar por o código das páginas que se criam em FrontPage, é isso? Ou seja fazer as páginas mas através do código?
E isto é bom para começar e ir tirando umas ideias?
Nota: Também foi referido que HTML não é considerada linguagem de programação.
 
opiniao já atrasada de um utilizador normal como todos voces.

eu comecei com pascal, depois C, depois VB6 (que adorei) isto no secundario, depois tirei um curso medio superior pela UNIV AVEIRO em que dei VB.NET que tambem adorei até que me mudei para C#, e tudo o k tenho a dizer é:

1º Python, muito parecido com C e deve ser por aqui que devemos comecar, uma semana de python chega, o interesse é apenas aprender-mos a identar e estruturar o codigo.

2º C era uma noa hipotese, mas na minha opiniao acho k java neste momento é a melhor linguagem. Quem programa C programa Java e vice versa, portanto a minha opiniao é Java.

3º Agora que já sabem programar, entao dediquem-se ao VB para fazer software que podem até comercializar, ou vender ao tio que tem uma micro-empresa e precisa de um software para gerir o negocio.

Falando assim até parece k um mês dá para aprender a programar e fazer uns softs para nos entreter, mas acreditem que nao é assim, e que é preciso mt trabalho até se fazer um software que se possa comercializar (nem que seja pra micro empresa do tio)


EDIT: tudo o que eu disse é discutivel, é apenas a minha singela opiniao como pessoa e programador.
 
Última edição:
1º Python, muito parecido com C e deve ser por aqui que devemos comecar, uma semana de python chega, o interesse é apenas aprender-mos a identar e estruturar o codigo.

2º C era uma noa hipotese, mas na minha opiniao acho k java neste momento é a melhor linguagem. Quem programa C programa Java e vice versa, portanto a minha opiniao é Java.

3º Agora que já sabem programar, entao dediquem-se ao VB para fazer software que podem até comercializar, ou vender ao tio que tem uma micro-empresa e precisa de um software para gerir o negocio.

Estou totalmente em desacordo, totalmente MESMO! 8|

C não tem nada a ver com Python (C vs Python):
1) C é uma linguagem compilada, Python é interpretada;
1.1) Sendo compilado, C é brutalmente mais rápido que Python;
2) C é weak typed, Python strong;
3) C é muito mais low level e tem:
3.1) Gestão de memoria dinâmica;
3.2) Apontadores;
3.3) Permite definir quantos bits vai ter uma variavel já para não dizer que é necessário declarar o tipo de variáveis ou return em funções;
4) Muito importante: os paradigmas são diferentes, C é uma linguagem imperativa. Python é OOP, permite tambem programação funcional e tambem pode ser programada de forma imperativa.
5) A sintaxe tem grandes diferenças, embora a semantica seja parecida.
6) etc etc etc...


Relativamente ao ponto 2:
1) C e Java só têm mesmo de identico a sintaxe e grande parte da semantica.
2) Java normalmente necessita de uma maquina virtual, é uma linguagem que eu chamo de semi-compilada. O código em Java é transformado numa coisa que se chama de byte-code e depois a maquina virtual corre o código (ou seja, é interpretado neste caso)... enquanto C mais uma vez é uma linguagem compilada;
2.1) Sendo C compilado tambem é mais uma vez brutalmente mais rápido.
3) C é uma linguagem imperativa enquanto o Java é uma linguagem quase totalmente orientada a objectos, só não é 100% orientada porque tem tipos primitivos (Int, Char, etc).
3.1) Tendo paradigmas diferentes e nem toda a gente que esteja apta a programar em linguagens imperativas consegue programar em linguages OOP, e quando digo programar digo mesmo usar todas as funcionalidades que linguages OOP fornecem!;
4) Java é bastante high level, C é muito mais low level. (ler o ponto 3.1 e 3.2 do C vs Python)


Relativamente ao 3º ponto:
Quem sabe programar não vai andar a mexer em VB, só se a pessoa for doida ou masoquista! VB é até conhecida por ser a linguagem de programação para não programadores porque permite facilmente fazerem aplicações RASCAS (sim, já sei que existe imenso software de facturação feito em VB e que é muito bom, no entanto esses são casos raros e aposto que muitos se pudessem mudar já o teriam feito).
VB é evitar seja para um iniciado seja para um "avançado"! Peço desculpa mas só quem não sabe o que é programar e nem sabe o que são linguagens de programação é que diz para programarem em VB e que VB é que é bom.
Btw, VB6 "esta morto", claro que se forem para o VB.NET já não é a mesma coisa e é bastante usado para webdev em ASP.NET, seja como for se querem aprender uma linguagem microsoft e que seja .NET que ao menos seja C#, não caiam em cantigas de VB.
 
Última edição:
O pessoal continua com estas duvidas existencias, mas enfim.. C é sem duvida a melhor linguagem para começar. Digam o que disserem. Os conceitos basicos e mais importantes estao la.. La porque nao tem margem para tanta brincadeira ao inicio, nao quer dizer que nao de mais conhecimento, e uma maior experiencia para aprender novas linguagens.. VB , na minha opiniao, é horrivel para começar a programar. Nao que seja dificil, mas porque.. Epah.. Eu nao gostei.. E acho que cria maus habitos.

Concordo contigo. Recomendo C para começar, é o que tenho feito ;)
 
exato, e html tb tem de ser corrido por um programa que o descodifique, tal browser! o java cada vez é mais usado em todo o tipo de software! vou estudar essa linguagem , deu-me na tola e parece que me identifico com ela!
 
eu gostava de aprender programaçao mas n tenho qq experiencia..gostava de saber se ha material em portugues para iniciantes?


Há os livros de autores portugueses e livros com os originais em inglês mas traduzidos por brasileiros.

Depende um pouco da linguagem que escolheres começar mas por experiência própria recomendo-te o "Head First Java" ou em português-brasil "Use a Cabeça Java" ou um dos livros da série do Deitel, "Como programar Java" ou "Como programar C", são livros que não partem de qualquer pressuposto em relação ao que devias saber antes de os leres, explicam com muita calma, com muitos exemplos e exercicios.

As diferenças entre os dois depende um pouco se queres entrar mais à séria ou não, os livros do Deitel são livros maiores, mais completos e ensinam de uma forma mais séria, os do Head First são livros descontraidos, têm piadas pelo meio, etc, mas para além de te ensinarem a sintaxe e tudo mais para começares, ensinam-te realmente a pensares nos problemas e como os encarares.

O meu conselho, seja qual for o livro é que tenha exercicios para que possas praticar e pensar um pouco no que leste, senão é tempo perdido.

Desculpa a seca mas achei por bem passar a experiência de quando comecei e os livros que mais me ajudaram, o que não significa que não existem outros livros muito bons mas sempre senti que a maioria deles parte do pressuposto que tu já sabes alguma coisa, até pela forma como explicam, livros inteiramente para iniciados não são muitos mesmo os que dizem curso completo etc.

No que puder ajudar é só dizeres.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo