Programação Shell

MACkie

Portugal@Home Member
Boas,

Gostaria de saber uma maneira eficaz de separar um texto de oito em oito caracteres... Isto de ter que fazer winzips á maneira de huffman irrita :S

Cumps,
MACkie
 
Em que linguagem? O título da thread é programação shell, o que significa isso? Que estás a escrever uma shell ou a escrever um script em bash?
 
Basta uma linha :)

Código:
fold -b8 input.txt | tr '\n' ' ' > output.txt

Isto se for realmente para bash.

Edit: A linha acima tem problemas caso já existam espaços e/ou quebras de linha no ficheiro, como tal aqui vai a versão corrigida.
Código:
cat input.txt | tr -d '\n',' ' | fold -b8 | tr '\n' ' ' > output.txt

Diga-se também que se o ficheiro tiver sido feito em Windows, quererás trocar \n por \r\n na linha.
 
Última edição:
Bem, obrigado a todos pelas respostas e vamos masé beber umas porque eu passei a sistemas operativos! :D

Cumps,
MACkie
 
Parabéns!

Eu gostava de saber mais de bash scripting... é uma área que gosto, mas infelizmente nunca vejo aplicação prática nos meus projectos profissionais/académicos/pessoas, daí a falta de motivação em aprender..
 
Parabéns!

Eu gostava de saber mais de bash scripting... é uma área que gosto, mas infelizmente nunca vejo aplicação prática nos meus projectos profissionais/académicos/pessoas, daí a falta de motivação em aprender..

Eu também pensava assim, ate ter sido "obrigado" a aprender, também em Sistemas Operativos. E é daquelas coisas que se não tivermos, não damos pela falta, mas quando temos, dá um jeitaço.

Por vezes temos tarefas que pensamos "eich, vou ter de fazer isto tudo à unha", com Bash armamos-se em 1337 e fazemos um script que faz o trabalho por nós.

A mim já me deu jeito, se bem que foi para coisas tão inúteis como pegar num ficheiro de texto com notas e calcular a média da turma :P
 
Em sistemas operativos apenas precisei de C :) Fiz duas aplicações nos projectos, uma de um controlo dinâmico de um dicionário espalhado em ficheiros (com utilização de sinais e filas de espera em escrita/actualização) e uma client-server de edição dinâmica de imagens. Nenhum deles precisou de bash... embora a cadeira, como é óbvio, me tenha dado umas luzes. Mas nada de especial ;)
 
Back
Topo