Programação Web

Ophelia

Power Member
Olá a todos :)

Embora tenho vindo parar aqui pelas mãos de um grande amigo meu, (e adorei o forum), tenho um bocadinho de pena em ver que a secção de programação é a menos "concorrida" do forum todo.


Gostava de vos perguntar que tipo de programação é que costumam fazer e, mais especificamente, em termos de web, que linguagens é que mais usam...


E já agora, qual o editor e que livros é que aconselham a quem está a dar os primeiros passos em java.

Agradeço desde já as vossas respostas

Ophelia
 
Em termos de linguangens viradas para a web tens:

ASP ou recentemente ASP.NET ( microsoft )
PHP ( open source )
JSP ( java )
ColdFusion ( da macromedia, extensões cfm )


No que respeita a java, tenho este: "JAVA An Introduction to Computed Science & Programming" mas pessoalmente o que utilizo é somente a documentação das APIs...

Em termos de bases de dados: MySQL :)

É claro que existe muitas mais coisas, mas se dá para o que se quer fazer não vale a pena complicar...
 
Programação Web utilizo:

- ASP e VB Script, JavaScript do lado do Cliente.
- XML e XSLT
- Conheço ASP.NET, C#
- HTML claro ...

Lógica da Aplicação:
- Visual Basic ou C#

Dados:
- SQL (Mais especificamente trabalho com SQL-Server)

Trabalhei pouco com PHP, mas linguagens de scripting são todas praticamente iguais ....

Em Relação a java ..., à cerca de 6 meses que não ponho a mão na massa, mas na altura o melhor editor para mim era o JBuilder (5 acho eu), ou então o oracle JDeveloper (Gratuito)

Quanto a Livros depende do teu grau de conhecimento de linguagens orientadas por objectos, e aconselho o Java in a nutshell para uma pessoa q só queira apreender java e já saiba programar ... e para complementar o Java Examples in a nutshel ...
 
Bem, em lingagens orientadas a objectos, sou uma nulidade...sei um bocadinho de VBasic, mas nao passa daí

No último ano praticamente so tenho usado ASP (VBScript) com Access e SQLServer, mas também sei PHP(embora tenha de lhe pegar outra vez para não esquecer).

...e como não podia deixar de ser HTML e JavaScript (mas este último a um nível mesmo muito básico).

No curso que tirei de programação web, tive um módulo de Java, mas fiquei muito áquem do que queria (não só o módulo foi extremamente curto, como não percebi metade :( - mesmo apesar do formador ser excelente).
 
Livros para java, principiantes, aconselho o Thinking in Java, encontras na net o pdf deste livro facilmente.

Para quem ja programa em C ou C++, o Java in a nutshell é muito fixe, mostra mais as diferenças e os metodos de quase toda a api do java.

Se nao pescas de Object Oriented, com java nao lhe podes fugir. :002:
 
Olá, maninha!

Como sabes, programo em PHP e uso MySQL como base de dados.
Para mim, uma coisa excelente que o PHP tem é o manual de referência disponível no website deles... vem lá quase tudo de que se precisa para trabalhar, muito bem organizado por tópicos. E acho mais fácil encontrar na net tutoriais e material PHP do que ASP.

Já programei em ASP quando estive na goWeb, mas nunca me caiu muito no goto - e não sou grande fã de manuais impressos, que é o recurso mais comum em ASP.

Quanto a Java, tenho uma data de coisas que vais adorar. Bem me podias ter perguntado logo :P
 
Back
Topo