Programação

D1S0RD3R

Banido
Passei agora para o 11º ano ( Tenológico de informátiaca e há uma questão que me anda a fazer confusão:

No 10º ano a aulas de programação foram sobre a linguagem pasl, as de 11º ano serão sobre C e as de 12º ano sobre Visual Basic.
Faz algum sentido aprender Visual Basic quando Existem outras linguagens como Java, Flash, Perl, Html que ( axo eu ) são muito mais úteis????????
 
existe mta coisa que podes aprender em qq linguagem.

mtas vezes o que interessa é mm o conceito, algoritmia, estruturas etc.

não ligues mto a linguagem q vais aprender, preocupa-te com o que é essencial daquilo que vão por ao teu alcance para aprenderes.

pode parecer filosofia barata, mas não é.

eu pessoalente nao gosto de VB, alias, basta vir de quem vem e ter as limitações de plataforma que tem, ainda assim é viavel para aprender muita coisa.
 
O Andr0m3da disse bem, o mais importante, ainda mais que a linguagem são os algoritmos e estruturas de dados que vais aprender, alias, vais notar grande semelhança entre C e Visual Basic (C++). Penso eu que as linguagens que apontaste a seguir D1S0RD3R seriam mais adequadas a um curso multimedia.

cumprimentos
 
Concordo com o Andr0m3da em todos os aspectos, mas Crisis não me venhas dizer que o visual basic tem alguma coisa a ver com C !!!! (mesmo que seja C++).

Em relação às linguagens que referiste, só flash é que é uma linguagem multimédia !!!!!, e html para mim não é linguagem nenhuma !!!

Quanto a java e perl, são linguagens importantes em qq area (mais a primeira do que a segunda)
 
Ah meu caro disorder, faz pois! Porque tu com conhecimentos de VB, e com aquilo que aprendes na escola, podes fazer um programinha que outros vejam!

Agora com programas em Pascal, C ou até mesmo Java, tu não tinhas nada de interessante para mostrar. ;p
 
Com pascal/c/c++/java, não fazes nada gráfico !?!??!
Estou a ver que só te ensinaram vb donde vens !!!

Vamos por partes !!!!

pascal - tens o delphi para fazer coisas com menus/forms/etc ...
c/c++ - O Visual Studio caso não tenhas reparado têm tb essa possibilidade. ou mesmo o builder da borland
Java - Se algum dia deres-te ao trabalho de olhar sequer para a linguagem, poderás verificar que tem classes muito engraçadas para brincar como jpanel/jform, etc !!!!

Lá por tu não conheceres, não quer dizer que não exista!!!!
 
Originally posted by hmf

pascal - tens o delphi para fazer coisas com menus/forms/etc ...
c/c++ - O Visual Studio caso não tenhas reparado têm tb essa possibilidade. ou mesmo o builder da borland
Java - Se algum dia deres-te ao trabalho de olhar sequer para a linguagem, poderás verificar que tem classes muito engraçadas para brincar como jpanel/jform, etc !!!!

Lá por tu não conheceres, não quer dizer que não exista!!!!

Mas tu julgas que o programa do secundário cobre alguma coisa disso? Os putos mal sabem programar estruturadamente, quanto mais aprender a fazer interfaces para o que programam!
Além disso, na minha escola secundária não havia Delphi, só Turbo Pascal 7.0. O C que dei foi o Turbo C 2.0 que nem rato suportava!!!
A única coisa da MS que dei foi o Office e o VB. O resto a escola não estava para comprar as licensas!
 
Ok, então já percebi o teu ponto de vista !!!, sorry ...

O que julgava que estava em questão era outras linguagens que poderia apreender sem ser VB (porque esta ele vai dar) e tenham a componente gráfica.....

No entanto quem faz este tipo de coisas gráficas em vb, faz noutras linguagens, os conceitos são iguais, por exemplo o c++ (com o visual studio) a "montagem" da parte gráfica é identica ao do vb....

Desculpa se intrepretei mal ....
 
Bem...

Eu quando andei no secundário tive, dois anos, uma cadeira que se chamava EOTD (Estrutura Organização e Tratamento de Dados). A única coisa que fazíamos, aprendíamos ou trabalhávamos eram algoritmos... E já lá vão uns aninhos. A não ser que as coisas tenham mudado bastante, no secundário aprende-se a fazer as coisas. A partir daí, fazem-se... Na Faculdade usei aquilo que aprendi no secundário para fazer o que os "profs" não ensinavam mas queriam feito...

No secundário aprende-se muito... Claro que isto depende da escola onde se anda...

Faz algum sentido aprender Visual Basic quando Existem outras linguagens como Java, Flash, Perl, Html que ( axo eu ) são muito mais úteis????????

O que é que VB tem a ver com Java, Flash, Perl ou Html?... São linguagens de programação (com excepção do Java) orientadas para coisas diferentes. Claro que podes fazer componentes VB para usar no server Web... Que se calhar fazes com muito mais facilidade do que com outra linguagem qualquer.

VB é útil, necessário... Há muito melhor, mas é sempre bom ter umas luzes brilhantes de VB... :)
 
Originally posted by SpEeDyGoNzAlEs

O que é que VB tem a ver com Java, Flash, Perl ou Html?... São linguagens de programação (com excepção do Java)


Com excepcao de JAVA !???!!?!? 8o
Com essa deixaste-me completamente perdido ...
Então o JAVA é oq ...?

Pera, pior ainda ... FLASH e HTML para ti são linguagens ( o que no mínimo é discutível ) , mas JAVA já não é .... curioso , cof cof cof:D
 
Última edição:
Tafinho... Para mim o sinal de final de frase é o ponto final. A não ser que para ti seja o ")", então não leste bem o que escrevi.. É que:

"São linguagens de programação (com excepção do Java) orientadas para coisas diferentes."
é diferente de

"São linguagens de programação (com excepção do Java)"... Certo?

...
 
Speedy , mesmo assim a minha duvida mantem-se :

Java faz exatamente o que VB faz e muito mais...

Agora dizer que VB faz o mesmo que PERL e FLASH não faz qualquer sentido , especialmente se meteres HTML ao barulho , que nem sequer é uma liguagem , é uma meta-linguagem...

Perl , porque é sempre executado do lado do servidor , e flash pq faz nada que o VB faz e vice-versa
 
Tafinho, pq os teus post sao sempre numa de Embirra? epah gostava de entender.

re-afirmo tudo oque disse.

VB serve mtos propositos cm outra qq linguagem e de forma introdutoria serve plenamente, e acrescento isto ao meu post inicial.

há que aprender a ver as coisas com olhos practicos e sem ser apenas com as nossas crenças....

eu tb sei o que é melhor para cada caso, mas tenho de saber analisar as coisas...
 
Acho que nada aquilo que eu disse vai contra aquilo que tu disseste ...
Se me disseres onde, tenho todo o prazer em explicar-me ou admitir o erro ...
 
O Tafinho tem razão no que diz. Não podemos misturar dois mundos. Um que é a programação dedicada à utilização de infrastruturas web, como é o caso do PHP, ASP, JSP nem as metalinguagens como html, xml, etc etc...

Quando aprendes uma linguagem de mais baixo nível como é o caso de C, já estás numa camada muito mais a nível interno do que aplicacional. Ao aprenderes linguagens deste tipo deparas-te com outro tipo de problemas, alocação de memória, ponteiros, estruturas de dados muito mais complexas, e que têm na realidade outro fim. Não podemos dizer que uma coisa tira a vez da outra. Existem plataformas de trabalho para diferentes àreas. Se gostas mais de cenas ligadas à web é lógico que te deverás aprofundar nisso, mas uma passagem pela programação "pura" só te vai dar calejamento para o futuro, e a base está toda aí...
 
vou dar um exemplo,
aqui no ISEL neste momento PG1 passou de C++ para JavaScript.
sabes que mais? está mais dificil.

a justificação é simples para a mudança...
JS fornece uma coisa mais visual e logo motiva melhor os caloiros.

Justificação para estar mais dificil? bem sendo tudo mais visual, sendo maior o empenho, tb é maior e exigencia, no semestre passado foi a primeira veze foi de facto cagada, este semestre nada disso, é mais dificil sim...
e tafinho tem mtuia coisa de objectos e tem a dificuldade acrescida de nao ter compilador...

mas neste caso seja C++ seja JS, serve perfeitamente os objectivos... e nao, nao é mais facil...
 
Originally posted by Andr0m3da

e tafinho tem mtuia coisa de objectos e tem a dificuldade acrescida de nao ter compilador...

Há várias razões para a existencia de Java/Javascript ...
À partida não vejo qual a razão para darem javascript em vez de Java , mas ok ...
O facto de trocarem C++ por java é bastante simples , o C++ tem demasiadas semelhanças com o C , foi feito para a performance e como tal tem montes de truques e manhas , o que o torna dificil de dominar...

Agora , o facto de java ter muito de objectos é mais que natural , java é o sonho de muito boa gente , é a aplicação final de uma linguagem quase teorica chamada SmallTalk-80 ...

No entanto java tem uma grande diferença em relação ao VB , ambas demoram o mesmo tempo a escrever o mesmo programa ( aliás , JAVA é muito mais rapido para aplicações que interajam com bases de dados ) , mas alguma coisa feita e java , se compilar funciona e funciona bem , enquanto que já não n se pode dizer o mesmo do VB, cujo debug é ... aterrorizador
 
"Agora , o facto de java ter muito de objectos é mais que natural , java é o sonho de muito boa gente "

eu estava a falar de JavaScript, mas para ti é um tanto indiferente, dizes o q te vem a cabeça....

Numa cadeira que se chama PG<b><font color="#ff0000">1</font></b> estás aver terem preocupações de velocidade a correr a aplicação?
Consideras Java uma linguagem para ser dada numa PG<b><font color="#ff0000">1</font></b>?

Epah tens uma filosofia estranha.
 
Yeap, Andromeda, PG1 é apenas pro pessoal aprender a estruturar o pensamento pra programação, uns for's e uns if's. E com jscript pode-se fazer umas coisas graficas, é mais motivante pra um gajo que nunca viu aquilo à frente.

Ainda me lembro qq fiz pg1, com c++, com alguns 200 incritos, se fizemos um 20 a cadeira foi muito, até me lembro que caloiros fizemos 5, de resto tudo repetentes.

Cada linguagem é boa num ou outro caso, o importante para alguem que esteja a aprender é mexer, ganhar calo e aprender cada vez mais. Agora se é em ingles, frances ou japonez, tudo bem, desde que funcione.....

D1S0RD3R: faz muito sentido aprenderes VB. Vou.te contar uma historia, aqui us colegas meus do isel que acabaram o bacharel foram à procura de trabalho. Sabes o que os gajos de uma empresa lhes disse???? "que o isel anda muito pra baixo nivel (muito c++), a gente aqui anda ca mais pra cima, trabalhamos mais com VB, é mais facil, da menos barretes, demoras menos tempo a fazer um programa, tamos a lixar se é + eficiente ou nao, queremos é o prog aqui,ja e a bulir."

Faz todo o sentido sim. Aprende que so te faz é bem
 
Back
Topo