1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programar (Editar) PHP em Linux

Discussão em 'Web Development' iniciada por The Dealer, 20 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 2446)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

Tenciono programar PHP em linux (com interacção a bases de dados MySQL), mas desconheço as hipóteses possiveis.

Podiam-me recomendar um bom editor de texto para PHP (gratuto de preferência) ?
    Dou preferência ao "mais complexo possível", no sentido em que tenha várias funcionalidades em que seja só "drag and drop" :), já que, apesar de o visual não ser o objectivo principal, se tiver um programa que me poupe trabalho na realização da interface, melhor.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  2. Hm, a NetBeans tem bastantes bons programas para Programação Web, incluíndo PHP.
    Eu nunca fui muito pelo Drag&Drop e só uso SciTE (plenamente texto). Há uns dias até que cheguei a tentar um chamado Bluefish Editor que tinha lá umas coisas de Drag&Drop mas já não me lembro ao certo a complexidade daqui.

3. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Drag em Drop em php?

Não percebo muito bem como isso poderá funcionar. Quando se trata de compilar um programa para correr num sistema operativo podemos falar em termos de UI que será feita com recurso a drag em drop, mas em aplicações de internet as coisas mudam muito de figura.

Recomendo antes que aprendas primeiro a programar em php para simplificar a tua vida nestas andanças. Depois de entenderes os códigos poderás saltar para os "blocos" de código já feitos porque será certamente mais fácil modificar conforme precisares.

--------

Em linux há diversos editores para PHP, no meu caso uso o GEdit (editor de texto padrão) que reconhece a sintaxe e coloriza o texto.

Para programar, corro um servidor apache no computador e vejo o resultado directamente no browser.

Para editar páginas web, podes usar o kompozer ou então o Amaya.

:)

4. hasta.g5

hasta.g5 I quit My Job for Folding

A nível de IDEs, já experimentei de tudo e para mim o melhor é de longe o Eclipse + PDT + Zend Debugger. Isto se não te estiveres a iniciar no PHP, senão o GEdit (ou outro simples editor semelhante) é de facto a melhor opção.

Não dá para desenvolver o interface graficamente, mas PHP não é para se desenvolver interfaces. Para isso há outras ferramentas. Caso desenvolver o aspecto gráfico da página não seja o objectivo, tens, por exemplo, vários sítios onde podes encontrar templates desenvolvidos em html+css e depois basta integrar.

5. The Dealer

The Dealer Power Member

De facto expliquei-me mal. Eu referia-me a um bom IDE para editar xHTML e não PHP.

O que é exactamente o PDT e o Zend Debugger? O que eu gostava mesmo de ter era um editor HTML que tivesse alguns forms (...) e que desse para alterar o design "directamente", que tivesse uma interface source code + design em split screen. Ou algo do género :)

Última edição: 12 de Março de 2009

Partilhar esta Página