Programar em C

Estou a começar a programar em C e gostaria que me dessem algumas dicas e dissessem alguns truques.

O que é que queres dizer por "truques"?

Já que estás a começar, faz questão de respeitar as normas. Vai haver muita gente a saltar dos arbustos para sugerir que aprendas "visual studio" mas isso só te vai trazer dores de cabeça. Segue as normas e, pelo menos para começar, foge dos IDEs.

Não há melhor maneira de aprender do que fazer. Escolhe um projecto pequenino e não desistas até acabá-lo. Vais aprender muita coisa além da própria linguagem de programação.

O movimento do software livre brinda-nos com quantidades intermináveis de código-fonte facilmente acessível, donde podemos aprender muito. Faz questão de passar os olhos por alguns programas para expandir um pouco os horizontes.

Por fim, e como se trata de C, tem muita paciência para a gestão de memória. Mesmo muita paciência.
 
Estava a pensar em fazer um pequeno jogo,para começar, como por exemplo o jogo do caça a toupeira, mas como ainda só tenho umas bases, precisava de ajuda, pois eu tenho até um manual, mas há certas coisas que vêem mal explicadas.
 
Estou na fac, e agora estamos a trabalhar a linguagem C em ambiente linux .. existe um livro muito com que se chama Linguagem C do Luís Damas. Experimenta começar por ai, e tenta fazer um jogo do galo, um totoloto, etc (podes fazer isto tudo com vectores..)
 
Confirmo que esse livro é muito bom. Acabei de o ler para ver se passo à minha cadeira de programação. Não sei se o livro aborda todos os aspectos da linguagem, mas o essêncial está lá.

btw, ao mesmo tempo que programares em C, usa linux e o gcc :D
 
Nada melhor que treinares e inventares novos casos :)
Assim um dúvida global está no livro mesmo, mas aquando da implementação do jogo na dúvida especifica apita
cumpzz
 
Já que estás a começar, faz questão de respeitar as normas. Vai haver muita gente a saltar dos arbustos para sugerir que aprendas "visual studio" mas isso só te vai trazer dores de cabeça. Segue as normas e, pelo menos para começar, foge dos IDEs.

É óbvio que é muito boa ideia seguir as normas e fugir do Visual Studio, mas porquê fugir dos IDEs? Já usei Emacs, gedit, KWrite, notepadd++ e provavelmente outros editores de texto para programar em C, mas os IDEs são muito mais práticos, nem que seja apenas para detectar erros de sintaxe e de compilação mais facilmente - usei Eclipe e KDevelop até agora.
 
Também não me acreditava muito nisso :)
Mas olha de repente lembrei-me de começar a fazer um site em html e acredita que nunca aprendi tanto!! ok, não é programar mas a ideia é que me ajudou bastante mais que qualquer dreamweaver :) por isso não tenho dúvidas que acontecerá o mesmo em c, e mais um conselho, quando te der erros, não olhes para as linhas, como agora deverás ter programitas com poucas linhas tenta descobrir tu mesmo o que estará errado ;)
cumpzz
 
Bem, eu já programo em C++ há algum tempo. Apesar de existirem diferenças óbivas entre C++ e C, o básico destas duas linguagens é muito semelhante senão igual.

Para começares, aconselho-te o livro do Luís Damas, é simplesmente excelente, e um simples editor de código chamado notepad++.

Vá, cumps
 
Posso dizer que se usares o DEV-C++(e gravares o código em *.C) podes usar a palavra getchar(); no final de qualquer programa assim quando o programa chegar ao fim a consola não se fecha automaticamente, ex:

#include <stdio.h>
main()
{
printf("olá\n");
getchar();
}
Pode haver alturas em que tens de meter dois getchar(); tipo:
getchar();
getchar();
 
Ou simplesmente usa a linha de comandos. Perdemos mais uns segundos, mas assim não temos que adicionar mais código aos nossos programas.
 
Back
Topo