Programar em Java

diog0silva

Power Member
Boas,

Eu estou a pensar fazer um daqueles exames que dão certificação em Java, saquei um livro da net e tudo que prepara para o exame.

Alguém sabe onde posso arranjar um programa que para utilizar a Linguagem Java? Eu nunca dei Java, só dei VB.net e sempre usei o Visual Studio, portanto não sei que programa sacar.

Cumprimentos
 
Eu não percebo muito da Linguagem Java, mas sei que existem várias versões de livros (uns preparam o exame na plataforma J2SE 1.4 e outros na J2SE 5). Sabes se algun daqueles programas equivale a plataforma J2SE 5? Nem sei se isto é correcto dizer lol
 
Se estás a iniciar usa Eclipse...

Qual é o problema de usar o netbeans se for pa iniciar?

J2SE 5.0 tem a ver com o pacote de java que estás a instalar...há varias versões...Convinha que lê-ses primeiro como funciona a linguagem e tal...umas pesquisas pela wikipedia e google não fazem mal a ninguém...
 
Qual é o problema de usar o netbeans se for pa iniciar?

J2SE 5.0 tem a ver com o pacote de java que estás a instalar...há varias versões...Convinha que lê-ses primeiro como funciona a linguagem e tal...umas pesquisas pela wikipedia e google não fazem mal a ninguém...

Apenas referi o Eclipse por ter vantagens a nível de plugins mas para iniciar qualquer um deles serve... Basta ele experimentar e ver qual gosta mais...
 
Qual é o problema de usar o netbeans se for pa iniciar?

J2SE 5.0 tem a ver com o pacote de java que estás a instalar...há varias versões...Convinha que lê-ses primeiro como funciona a linguagem e tal...umas pesquisas pela wikipedia e google não fazem mal a ninguém...

Boas
Para iniciar em Java o Netbeans é o pior que pode haver,pelo facto do "lixo" de código que inclui.O Netbeans é mais usado para quem quer desenvolver aplicações desktop com aspecto gráfico e quer criar objectos "on-the-fly" sem criar código manualmente,pelo que é criado muito código confuso e classes distintas para isso...
Eu há tempos voltei para o Java,instalei o Netbeans porque queria criar uma aplicação simples com ligação a uma BD Access...digo,passado 2 ou 3h fiquei frustrado porque já andava aos papéis com aquilo,é muito potente e flexível sim,mas para programar Java à mão??Esquece...quanto mais para aprender!
Cumps
 
Eu comecei a programar em Java, com o NetBeans, e adaptei-me bem com ele. O Eclipse nunca, experimentei.
Mas pelo que li neste tópico, o Eclipse, é o ambiente de linha de comandos para programar em Java, e o NetBeans é o ambiente gráfico para programar em Java. Estou certo? Ou existe mais alguma, diferença notável?

Cumps ;)
 
Encontrei um livro que dá umas "luzes" de como programar em Java, só que faz referencia ao J2SE 1.4.. será que existe muita diferença entre a versão J2SE 1.4 e J2SE 5?

Cumprimentos
 
Eu comecei a programar em Java, com o NetBeans, e adaptei-me bem com ele. O Eclipse nunca, experimentei.
Mas pelo que li neste tópico, o Eclipse, é o ambiente de linha de comandos para programar em Java, e o NetBeans é o ambiente gráfico para programar em Java. Estou certo? Ou existe mais alguma, diferença notável?

Cumps ;)

Uso o eclipse para tudo, usei o netbeans uma ou outra vez, mas não gosto da maneira como ele gera o código quando se fazem GUI's.
O eclipse é mais organizado, e serve para todo o tipo de plataformas e é bem mais organizado no que toca a projectos.
Agora como estou numa de J2EE com JSP e EJB's, é o eclipse que uso para tudo e mais alguma coisa.
 
Uso o eclipse para tudo, usei o netbeans uma ou outra vez, mas não gosto da maneira como ele gera o código quando se fazem GUI's.
O eclipse é mais organizado, e serve para todo o tipo de plataformas e é bem mais organizado no que toca a projectos.
Agora como estou numa de J2EE com JSP e EJB's, é o eclipse que uso para tudo e mais alguma coisa.

Então o eclipse suporta ambiente gráfico? Posso criar com o eclipse, Form´s e aplicações para tabalhar com BaseDados? Se conseguir fazer isso com o eclipse, tenho então que experimenta-lo. :p

Cumps ;)
 
Então o eclipse suporta ambiente gráfico? Posso criar com o eclipse, Form´s e aplicações para tabalhar com BaseDados? Se conseguir fazer isso com o eclipse, tenho então que experimenta-lo. :p

Cumps ;)

No Eclipse só podes criar ambientes gráficos com um plugin e mesmo assim é uma valente dor de cabeça, tanto que quando quero um programa de Java com GUI uso sempre o Netbeans

não gosto da maneira como ele gera o código quando se fazem GUI's.

isso tem a haver com o layout que ele utiliza, podes trocar para os restantes, se queres o código mais organizado experimenta o absolute postioning

por norma utilizo mais o Eclipse, já estou habituado a este e até agora nunca precisei de mais (excepto para as GUI)
 
Última edição:
Tamos paqui todos a discutir os IDE e ninguém tira as dúvidas ao criador do tópico :p

Encontrei um livro que dá umas "luzes" de como programar em Java, só que faz referencia ao J2SE 1.4.. será que existe muita diferença entre a versão J2SE 1.4 e J2SE 5?
Cumprimentos

Java 1.5 e 5 é a msm coisa...Neste momento a versão é a 6...Mas não trouxe grandes alterações em relação a 5...
Da 4 para a 5 é que acho que houve bastantes coisas importantes que mudaram (eu comecei na universidade pelo 5, no ano em que segundo o prof teve que revolucionar os acetatos que tinha mudado muita coisa..) [alguem que confirme ou não...]

Portanto acho que seria interessante veres coisas do 5...

Quanto ao netbeans...Comecei com ele e adaptei-me bem...É mais uma questão de gosto pessoal..Lá porque tu não gostaste, não quer dizer que ele não possa gostar..
 
Última edição:
isso tem a haver com o layout que ele utiliza, podes trocar para os restantes, se queres o código mais organizado experimenta o absolute postioning

por norma utilizo mais o Eclipse, já estou habituado a este e até agora nunca precisei de mais (excepto para as GUI)

Nunca explorei a fundo o netbeans, mas por exemplo quando se desenham guis no eclipse, ele arruma o código todo em metodos e não cria grandes comboios. Já o mesmo não acontece no netbeans, pelo menos da maneira convencional, mas deve haver algum truque que faça com que isso não aconteça.

Então o eclipse suporta ambiente gráfico? Posso criar com o eclipse, Form´s e aplicações para tabalhar com BaseDados? Se conseguir fazer isso com o eclipse, tenho então que experimenta-lo. :p

Cumps ;)

Sim podes, basta sacar o Visual Editor e outros plugins que o complementam, é uma ferramenta poderosa.
Com o eclipse podes fazer programas com ligações à base de dados, mas isso qualquer editor faz.

Importa referir que o netbeans já traz o pacote para desenhar GUI's, e para o eclipse é preciso fazer o download do plugin e instalá-lo.
Isto at the end of the day é uma questão de hábito, já são alguns anos de eclipse e até agora não me tem desiludido, pelo contrário, as hotkeys do eclipse e a maneira como o projecto é organizado são uma mais valia.
Já estamos é para lá do que é offtopic :007:
 
No Eclipse só podes criar ambientes gráficos com um plugin e mesmo assim é uma valente dor de cabeça, tanto que quando quero um programa de Java com GUI uso sempre o Netbeans

Importa referir que o netbeans já traz o pacote para desenhar GUI's, e para o eclipse é preciso fazer o download do plugin e instalá-lo.

Obrigado a ambos, desculpem o off-topic, sendo assim, acho que me vou ficar pelo NetBeans. :p
Em relação, á organização do layout no NetBeans, vou utilizar o "absolute postioning", referido pelo MadOrion, para ver se noto diferenças, apesar do layout do Netbeans, não me confundir muito.

Cumps ;)
 
Back
Topo