1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programar em Java

Discussão em 'Programação' iniciada por diog0silva, 11 de Outubro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1306)

1. diog0silva

diog0silva Power Member

Boas,

Eu estou a pensar fazer um daqueles exames que dão certificação em Java, saquei um livro da net e tudo que prepara para o exame.

Alguém sabe onde posso arranjar um programa que para utilizar a Linguagem Java? Eu nunca dei Java, só dei VB.net e sempre usei o Visual Studio, portanto não sei que programa sacar.

Cumprimentos

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

3. diog0silva

diog0silva Power Member

Eu não percebo muito da Linguagem Java, mas sei que existem várias versões de livros (uns preparam o exame na plataforma J2SE 1.4 e outros na J2SE 5). Sabes se algun daqueles programas equivale a plataforma J2SE 5? Nem sei se isto é correcto dizer lol

4. Baderous

Baderous Banido

NetBeans ou Eclipse servem.

5. diog0silva

diog0silva Power Member

E não existe mesmo um programa chamado J2SE 5.0?

Desculpem tanta pergunta, mas estou mesmo a toa com isto.

6. Platanos

Platanos I quit My Job for Folding

Se estás a iniciar usa Eclipse...

7. good_in_bed

good_in_bed Power Member

Qual é o problema de usar o netbeans se for pa iniciar?

J2SE 5.0 tem a ver com o pacote de java que estás a instalar...há varias versões...Convinha que lê-ses primeiro como funciona a linguagem e tal...umas pesquisas pela wikipedia e google não fazem mal a ninguém...

8. Platanos

Platanos I quit My Job for Folding

Apenas referi o Eclipse por ter vantagens a nível de plugins mas para iniciar qualquer um deles serve... Basta ele experimentar e ver qual gosta mais...

9. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Para iniciar em Java o Netbeans é o pior que pode haver,pelo facto do "lixo" de código que inclui.O Netbeans é mais usado para quem quer desenvolver aplicações desktop com aspecto gráfico e quer criar objectos "on-the-fly" sem criar código manualmente,pelo que é criado muito código confuso e classes distintas para isso...
    Eu há tempos voltei para o Java,instalei o Netbeans porque queria criar uma aplicação simples com ligação a uma BD Access...digo,passado 2 ou 3h fiquei frustrado porque já andava aos papéis com aquilo,é muito potente e flexível sim,mas para programar Java à mão??Esquece...quanto mais para aprender!
    Cumps

10. jack17

jack17 Power Member

Eu comecei a programar em Java, com o NetBeans, e adaptei-me bem com ele. O Eclipse nunca, experimentei.
    Mas pelo que li neste tópico, o Eclipse, é o ambiente de linha de comandos para programar em Java, e o NetBeans é o ambiente gráfico para programar em Java. Estou certo? Ou existe mais alguma, diferença notável?

Cumps ;)

11. diog0silva

diog0silva Power Member

Encontrei um livro que dá umas "luzes" de como programar em Java, só que faz referencia ao J2SE 1.4.. será que existe muita diferença entre a versão J2SE 1.4 e J2SE 5?

Cumprimentos

12. MadOnion

MadOnion Folding Member

Uso o eclipse para tudo, usei o netbeans uma ou outra vez, mas não gosto da maneira como ele gera o código quando se fazem GUI's.
    O eclipse é mais organizado, e serve para todo o tipo de plataformas e é bem mais organizado no que toca a projectos.
    Agora como estou numa de J2EE com JSP e EJB's, é o eclipse que uso para tudo e mais alguma coisa.

13. jack17

jack17 Power Member

Então o eclipse suporta ambiente gráfico? Posso criar com o eclipse, Form´s e aplicações para tabalhar com BaseDados? Se conseguir fazer isso com o eclipse, tenho então que experimenta-lo. :p

Cumps ;)

14. Evil_Tidus

Evil_Tidus Power Member

No Eclipse só podes criar ambientes gráficos com um plugin e mesmo assim é uma valente dor de cabeça, tanto que quando quero um programa de Java com GUI uso sempre o Netbeans

isso tem a haver com o layout que ele utiliza, podes trocar para os restantes, se queres o código mais organizado experimenta o absolute postioning

por norma utilizo mais o Eclipse, já estou habituado a este e até agora nunca precisei de mais (excepto para as GUI)

Última edição: 12 de Outubro de 2008
  15. good_in_bed

good_in_bed Power Member

Tamos paqui todos a discutir os IDE e ninguém tira as dúvidas ao criador do tópico :p

Java 1.5 e 5 é a msm coisa...Neste momento a versão é a 6...Mas não trouxe grandes alterações em relação a 5...
    Da 4 para a 5 é que acho que houve bastantes coisas importantes que mudaram (eu comecei na universidade pelo 5, no ano em que segundo o prof teve que revolucionar os acetatos que tinha mudado muita coisa..) [alguem que confirme ou não...]

Portanto acho que seria interessante veres coisas do 5...

Quanto ao netbeans...Comecei com ele e adaptei-me bem...É mais uma questão de gosto pessoal..Lá porque tu não gostaste, não quer dizer que ele não possa gostar..

Última edição: 12 de Outubro de 2008
  16. MadOnion

MadOnion Folding Member

Nunca explorei a fundo o netbeans, mas por exemplo quando se desenham guis no eclipse, ele arruma o código todo em metodos e não cria grandes comboios. Já o mesmo não acontece no netbeans, pelo menos da maneira convencional, mas deve haver algum truque que faça com que isso não aconteça.

Sim podes, basta sacar o Visual Editor e outros plugins que o complementam, é uma ferramenta poderosa.
    Com o eclipse podes fazer programas com ligações à base de dados, mas isso qualquer editor faz.

Importa referir que o netbeans já traz o pacote para desenhar GUI's, e para o eclipse é preciso fazer o download do plugin e instalá-lo.
    Isto at the end of the day é uma questão de hábito, já são alguns anos de eclipse e até agora não me tem desiludido, pelo contrário, as hotkeys do eclipse e a maneira como o projecto é organizado são uma mais valia.
    Já estamos é para lá do que é offtopic :007:

17. jack17

jack17 Power Member

Obrigado a ambos, desculpem o off-topic, sendo assim, acho que me vou ficar pelo NetBeans. :p
    Em relação, á organização do layout no NetBeans, vou utilizar o "absolute postioning", referido pelo MadOrion, para ver se noto diferenças, apesar do layout do Netbeans, não me confundir muito.

Cumps ;)

Partilhar esta Página