Programar em Mac :)

AJ44

Power Member
Boas :)
Eu comprei um Macbook há cerca de um, dois meses, e agora comecei a aprender Python.
Tenho usado o Terminal para escrever os códigos mas para os correr preciso de os gravar e não tenho nenhum programa para isso, que me aconselham?

Obrigado :)
 
Ou melhor e mais barato... textedit :)

Precisas apenas de um editor de texto onde escrevas o código e possas fazer um save num ficheiro. Para isso não precisas do xcode... basta um editor de texto... o Mac tem um incluído, mas como foi aqui dito o Textmate é o melhor com montes de funcionalidades avançadas como por exemplo o code highlighting, snippets - código "pré escrito" à distância de uma combinação de teclas+tab- etc...
 
[PT]latrine;3500006 disse:
Ou melhor e mais barato... textedit :)

Precisas apenas de um editor de texto onde escrevas o código e possas fazer um save num ficheiro. Para isso não precisas do xcode... basta um editor de texto... o Mac tem um incluído, mas como foi aqui dito o Textmate é o melhor com montes de funcionalidades avançadas como por exemplo o code highlighting, snippets - código "pré escrito" à distância de uma combinação de teclas+tab- etc...
Yep, o Xcode é mais dirigido para grandes projectos e integração com as frameworks da Apple... Também ia recomendar o Textmate, mas se estás a começar acho que é preferível usares os pacotes oficiais, já que grande parte dos livros e tutoriais se baseiam no IDLE :).
 
Para escreveres código, basta-te um editor de texto. Como já foi aqui referido, tens vários (textmate, smultron, etc..) que fazem o highlight de palavras específicas de cada linguagem (conforme configuração do editor, por ex, o smultron permite o highlight de várias linguagens de programação, bastando seleccionar nas preferências). Tens IDEs que facilitam a programação através de "code completion" e outras funcionalidades, mas se andas a escrever os scripts no Terminal, basta-te um editor de texto. Costuma-se dizer que o melhor amigo de um programador é o "notepad" (não querendo fazer alusão ao programa da microsoft).

A tarefa de compilar cabe ao gcc, g++ ou outros, dependendo do tipo de linguagem que estás a querer compilar.

:)
 
€€€€€€€€

notepad++ >>>>> smultron, bbedit, textedit e afins*

* nunca tive a hipótese de testar o textmate

:lol:Mais uma vez acho que não percebeste a ideia...qual é a vantagem de emular um editor de texto (ainda se fosse outra coisa qualquer) quando se tem montes de editores de textos (por sinais bastante bons)?
 
Eu utilizo Textmate, é só carregar numa tecla e tens o script a correr. Ele utiliza a versão do python que tiveres instalada e faz tudo sozinho. The best!
 
Esqueceram-se do (Carbon) Emacs que também é muito bom e funciona nativamente.

XCode parece-me overkill para começar a programar, mas se fores fazer programas granditos (com UI e tudo), deve ser a melhor opção.

developer.apple.com podes descarregar ai gratuitamente.
 
Esqueceram-se do (Carbon) Emacs que também é muito bom e funciona nativamente.

XCode parece-me overkill para começar a programar, mas se fores fazer programas granditos (com UI e tudo), deve ser a melhor opção.

developer.apple.com podes descarregar ai gratuitamente.

Emacs suga... mas não vamos por aí.
Há outros editores porreiros free (o BBEdit tem uma versão gratuita, o Textwrangler) que funciona bem também mas o melhor é MESMO o Textmate.

P.S. - Textmate > Vim > Notepad
 
Back
Topo