1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Programas de edição de fotografia

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Darkangel_13, 21 de Dezembro de 2008. (Respostas: 76; Visualizações: 6017)

1. Darkangel_13

Darkangel_13 Power Member

Boa tarde alguem me pode dizer nomes de programas profissionais de edição de fotografia ?

Obrigado ,

2. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Photoshop, Lightroom, GIMP.

3. edumad

edumad I fold therefore I AM

Aperture (para mac).

4. Nazgulled

Nazgulled Power Member

O meu voto vai para o Lightroom 2.

5. Phill Lopez

Phill Lopez Power Member

Photoshop, Paint Shop, GIMP

6. elfo106

elfo106 Power Member

ola a todos, vou aproveitar este topico para expor um problema que estou a ter. penso que n é off topic mas se for, ja sabem..

o que acontece é o seguinte, as cores das fotos que tiro aparecem diferentes se eu as abrir no microsoft raw image view ou no lightroom, photoshop, camera raw... (atençao a que entre estes programas da adobe as fotos aparecem iguais entre eles, apenas diferem do visualizador da microsoft.

eu tenho a sensaçao de que a imagem correcta é visualizada no visualizador da microsoft mas n tenho a certeza, por isso estava a tentar instalar o demo do capture nx (nikon) para saber em qual dos programas realmente a imagem está correcta, mas a instalaçao nem começa, aquilo fica sempre na parte do windows installer 3.1 (que eu penso que ja tenho, uso o sp3 do xp) e nao me avança mais.

alguem me pode dar uma ajuda?

obrigado a todos!!

7. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Por aquilo que descreves, julgo que se tratará de um perfil de cor diferente.
    Confirma se nas propriedades do teu monitor está activo o perfil sRGB e ao gravar a imagem para jpeg (ou outro formato) certifica-te que está em sRGB.

Ou podes mudar o perfil para adobe 1998 ou outro qualquer, mas tens que ter o mesmo no programa e no teu monitor. Dei o exemplo do sRGB porque presumi que as vais publicar na net e aí é consensual que o sRGB é melhor opção.

8. elfo106

elfo106 Power Member

so para esclarecer uma coisa, que parece que n ficou bem explicado.

as fotos estao em raw (.nef) e essa mudança de cor n acontece quando as gravo em jpeg, isso acontece mal a abro em programas diferentes, sem qualquer tipo de processamento!!.

basta copiar a foto da maquina para o pc, pegar numa foto e abri-la num programa adobe e nessa mesma foto aberta no visualizador do windows que é visivel a diferença de cores.

9. elfo106

elfo106 Power Member

como vejo isso do perfil no monitor?

10. crucius

crucius Power Member

Paint Shop Pro, Photoshop CS4 (com centenas de plug-ins gratuitos) e se não quiseres gastar dinheiro tens o Gimp

11. vicnuno

vicnuno Power Member

edição de fotografia - photoshop

ajustes em fotografias - lightroom

12. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Eu diria que o que tu chamas de "edição" é mais montagem e "ajustes", edição. Ou seja, edição de fotografia, Lightroom sem dúvida, para montagem e coisas muito mais avançadas, Photoshop. Mas isto também são apenas perspectivas diferentes de ver as coisas.

Eu gostava era de perceber porquê o pessoal recomenda sempre o Photoshop (ou semelhantes) para tudo e mais alguma coisa. Não posso afirmar com tal certeza mas acho que o que o autor precisa é de um programa tipo o Lightroom ou Aperture. E muito sinceramente, ou é um ou é outro, não há alternativa melhor.

Isto, claro, dentro do conceito "programa profissional de edição de fotografia" dito pelo o autor do tópico.

13. crucius

crucius Power Member

o lightroom é o canivete suíço barato, que é excelente nas muitas coisas que faz (que ainda assim são poucas compartivamente com o primo mais caro, que pode ser bem mais confuso, pesado, caro e desnecessário) é uma questão de se ver o que precisa

14. Warlord

Warlord [email protected] Member

eu uso o lightroom 2.

15. ruimoura

ruimoura Power Member

:x2:

Para edição (no sentido de mexer profundamente na foto) uso um qualquer editor de imagem.

ps: falo em editor de imagem porque o lightroom, assim como o aperture e mais 2 ou 3 que por aí andam não são editores de imagem, são um pacote completo de organização de fotografia, que também permitem alguma edição de imagem, mas somente no sentido de melhoramento da imagem, não da sua manipulação profunda (montagens, etc, etc)...

16. kryo

kryo Power Member

lol? o lightroom não é "canivete suiço", nem tão pouco barato. o lightroom é uma biblioteca de imagem. nada mais.
    os complementes que trás, a nivel de edição de imagem (se é que se pode chamar edição de imagem...) são complementares.

17. crucius

crucius Power Member

mas bastam para quando a ideia é apenas crop, watermark, color / brightness balance...

18. Darkangel_13

Darkangel_13 Power Member

boas pessoal, obrigado pelos nomes , eu tava a pensar em algo muito professional, de ajuste a fotografias , criar "efeitos" não daqueles para meter fotos no hi5 nem nada disso , mas sim efeitos naturais , realçar mais cor , tirar a cor toda numa foto e deixar so um vermelho por exemplo, eu sei que o photoshop faz isso , mas posso tar errado mas não o acho assim tão professional como dizem

19. ruimoura

ruimoura Power Member

O Photoshop é o topo de gama dos editores de imagem. Não há melhor.

Partilhar esta Página