Programas de edição de fotografia

o k me faz mesmo confusao e estares a recomendar um produto k custa 826.80€ a alguem k ja mostrou k ker simplesmente dar uns ajustes as fotos (e automaticos de preferencia).

axas k faz sentido para ele dar esse dinheiro? nao axas melhor analisares os rekesitos da pessoa e recomendares de acordo, e nao com os teus? ;)

sim o capture one serve para o k ele ker e custa menos de metade do lightroom.
 
ola a todos, vou aproveitar este topico para expor um problema que estou a ter. penso que n é off topic mas se for, ja sabem..

o que acontece é o seguinte, as cores das fotos que tiro aparecem diferentes se eu as abrir no microsoft raw image view ou no lightroom, photoshop, camera raw... (atençao a que entre estes programas da adobe as fotos aparecem iguais entre eles, apenas diferem do visualizador da microsoft.

eu tenho a sensaçao de que a imagem correcta é visualizada no visualizador da microsoft mas n tenho a certeza, por isso estava a tentar instalar o demo do capture nx (nikon) para saber em qual dos programas realmente a imagem está correcta, mas a instalaçao nem começa, aquilo fica sempre na parte do windows installer 3.1 (que eu penso que ja tenho, uso o sp3 do xp) e nao me avança mais.

alguem me pode dar uma ajuda?

obrigado a todos!!


Provavelmente nenhum deles estará 100% correcto...

O que acontece é que um ficheiro RAW não é mais do que a colecção de toda a informação que o sensor captou... Depois é preciso interpretar essa informação, e normalmente cada marca segue um caminho que produz as suas cores características..

Por exemplo, o sistema de processamento de imagens EXPEED da Nikon, não é mais do que isso mesmo, ao contrario do que se dizia no inicio, que era o processador da D3 e afins. É a forma como actualmente todas as máquinas da gama Nikon produzem JPG's com cores idênticas, seja uma D60, ou uma D3x.. Usando o Capture NX os resultados deverão ser identicos também.


Os programas de outras casas de softhware, terão que de certa forma tentar adivinhar como é que essas cores são processadas. Usando para isso um color profile, especifico para essa camara, que fará a conversão entre as cores da camara e as transformará em sRGB, ou AdobeRGB, ou um outro formato standard qualquer..

Como se trata de adivinhações são todos parecidos, mas diferentes.. Nenhum deles estará 100% certo, nem será muito errado..

Quanto a isso não há muito que possas fazer a não ser ajustar as cores da fotografia depois de aberta....
 
E desde quando é que alguém aqui gasta um tusto em software para além da mensalidade da internet?
eu nao parto desse principio pelo espirito do forum. se tivessemos num forum de warez nao iria usar akele argumento, agora aki e diferente...

(o k nao ker dizer k eu, tu ou ele gaste dinheiro em software, mas e algo k devemos ter em consideracao)
 
Eu acho que ninguém aqui pôs em causa que o Photoshop é o melhor que existe no campo da edição de imagem..

Agora a questão é a seguinte.. o Photoshop não é nem de longe nem de perto o melhor programa para "revelação" de ficheiros RAW e catalogação das imagens resultantes, que é aquilo que em 90% do tempo os fotógrafos fazem com as centenas de imagens com que chegam a casa de cada vez que saem para fotografar..

Eu queria ver alguém a tratar por exemplo 500 fotografias no Photoshop como se faz no Lightroom, e semelhantes..


Agora, juntanto preços e qualidade, para a maioria dos amadores eu duvido imenso que o Photoshop seja a escolha certa.. O GIMP faz 99% do que faz o Photoshop e não custa um centimo. O Photoshop custa mais de 800 euros.. Eu peço desculpa, mas com um orçamento de menos de 1000 euros que eu me impus a mim proprio, para material fotografico para este ano, poderia comprar o Photoshop, ou posso comprar uma Nikon D90 e continuar a usar o Gimp.. Desculpem lá os fanaticos do photoshop, mas eu prefiro a nova Nikon D90..


Quanto ao Lightroom, é sem duvida um programa excelente em muitos aspectos.. Mas também é um bocado pesado. E como o meu PC é um pouco antigo eu prefiro usar o Bibble Pro, que faz o mesmo que o Lightroom, não tem uma interface tão boa, mas é muito mais rápido e acho que consegue extrair um pouco mais de detalhe dos RAW's.. Aliás, no proprio DPreview disseram isso mesmo no teste à Nikon D300... E há uma outra grande vantagem, o Bibble Pro 4, custa 128 USD (+/- 90 EUros) e permite um upgrade gratuito para o futuro Bibble Pro 5. O Liughtroom custa perto de 300 Euros...


Para organizar/vizualizar as fotos gosto também bastante do Picasa...
 
mundano pesados tds eles sao, entao se vais comprar uma D90, kando vires o tamanho dos ficheiros raw e o espaco k vao ter de ocupar em RAM ate te vais passar, aconselho-te a comprar RAM, entao ao preco k esta e de aproveitar...
 
Não tenho dúvidas que o Photoshop deve ser o melhor programa mas é de outro campeonato para mim, não consigo "atinar" com aquilo.

Comprei o Capture NX2 esta semana e estou super supreendido com a facilidade de utilização, muito mais user friendly para mim :009:

Cumprimentos

Michael
 
mundano pesados tds eles sao, entao se vais comprar uma D90, kando vires o tamanho dos ficheiros raw e o espaco k vao ter de ocupar em RAM ate te vais passar, aconselho-te a comprar RAM, entao ao preco k esta e de aproveitar...

Eu tenho um PC novo na calha... Não sei se chega antes ou depois da D90, mas deverá ser +/- na mesma altura..

E é verdade que pesados todos são.. Mas quer-me parecer que quando faço um batch no Bibble Pro para converter 100 ou 200 fotografias de RAW para JPG de uma só vez, o Bibble Pro faz isso muito, mas muito mais rápido do que qualquer programa que já tenha experimentado.. E não fazmais rápido porque o faça com menos qualidade, antes pelo contrario, a qualidade ao nivel do detalhe é de topo.. Só ao nivel da recuperação de highlights é que acho que o Lightroom/CameraRaw fazem um serviço ligeiramente melhor..
 
Por acaso oiço falar bastante bem do software da Phase One, mas não faço ideia de como é, nem se faz o mesmo que o Lightroom ou sequer se abre os RAWs da Canon.
 
O LR tem a vantagem de organizar todas as tuas fotos e exportar para formatos finais de uma forma muito mais simples. O DPP só serve para processar das fotos (e não é tão prático se forem centenas).
 
Back
Topo